Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

O PERIGO DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA - 7/8

 

CAUSAS DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA

a)  ABRAÇAR A NEO-ORTODOXIA

Um dos principais representantes dessa corrente é Karl Barth (século XX), que criticava o MÉTODO HISTÓRICO CRÍTICO de interpretação da bíblia que os TEÓLOGOS LIBERAIS faziam.

Para ele a bíblia é falível, mas ELA SE TORNA A PALAVRA DE DEUS quando o Espírito Santo a utiliza para falar ao coração de alguém.

Apenas Jesus é a REVELAÇÃO DE DEUS, A ÚNICA CHAVE HERMENÊUTICA VÁLIDA.

O perigo de abraçar esse tipo de pensamento é iminente. Temos como RESULTADO PRÁTICO ex-pastores presbiterianos celebrando casamentos homoafetivas.

Martorelli Dantas, ex-pastor da IPB, ex-professor do SPN, um dos melhores oradores que já tivemos a oportunidade de ouvir, deu uma entrevista para o PROGRAMA CONSENSUS, do Rev.Roberval Gois, em 2011, e, na ocasião, escrevemos artigo pesado, como pesada foi sua entrevista, refutando suas falas, que publiquei aqui no blog sob o título MARTORELLI DANTAS E A CLIMATIZAÇÃO DO INFERNO. 

Veja algumas falas desse TEÓLOGO NEO-ORTODOXO:

O que interessa a Jesus não é o que eu fiz; o que interessa a Jesus não é com quem eu durmo; o que interessa a Jesus é se eu o amo [...]. Não tenho compromisso com Isaias e vou mais longe: não tenho compromisso nem mesmo com Paulo. Eu sou discípulo de um carpinteiro. Meu compromisso é com Jesus de Nazaré [...]. O evangelho que eu creio é um evangelho que não precisa do fogo eterno. Eu não acredito numa condenação eterna por um motivo simples: eu acredito num Deus que é amor, graça e misericórdia [...]. O inferno é você, tendo a possibilidade de gozar comunhão com o Pai viver alienado dessa relação com o pai [....]. Céu é saber da presença de Deus na sua vida [...]. Inferno é o estado de vida de qualquer pessoa, que confia apenas em si mesmo, confia apenas nos seus recursos, confia nos seus parentes [...], portanto, o inferno é o estado de alienação de Deus” (MARTORELLI DANTAS).

Essa abordagem SUBJETIVA das Escrituras e o não comprometimento com a INERRÂNCIA e SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS leva ex-bons teólogos e IGREJAS INTEIRAS, como a IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA, a se tornar SECULARIZADA; igual ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog