Páginas

terça-feira, 28 de novembro de 2023

O PERIGO DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA - 5/8

 

CAUSAS DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA

a)  INVEJA DA VIDA DOS ÍMPIOS

O TEXTO BÍBLICO, que serve de base para nossa reflexão, I SAMUEL 8, consegue exprimir exatamente o que significa SECULARIZAR A IGREJA e aponta para umas das CAUSAS da secularização da igreja: A INVEJA DOS ÍMPIOS.

Na ocasião o POVO DE DEUS era governado por juízes, num MODELO REPUBLICANO que havia sido formatado por Moisés. O POVO OLHOU PARA AS NAÇÕES VIZINHAS, PAGÃS E GOVERNADAS VIA DE REGRA POR DÉSPOTAS, E DISSE: QUEREMOS SER IGUAIS A ELES. ELES TÊM REIS, QUEREMOS UM TAMBÉM, QUEREMOS NOS PARECER COM ELES.

É importante notar o motivo principal que levou o povo a pedir uma mudança no regime de governo teocrático-civil: “as outras nações eram governadas por um rei”. A base da escolha não estava pautada nos princípios estabelecidos por Deus, sistematizados e implantados por Moisés, em tempos passados. Eles queriam imitar as outras nações!

Enoc Wines, em sua importante obra A REPÚBLICA HEBRAICA, comentando sobre essas nações circunvizinhas do “povo” de Deus, no Velho Testamento, afirma:

Despotismo parece ser uma planta do Oriente. Lá, os homens nutridos na servidão se tornam prontos a seguir seu destino, sob o manto de um tirano. [...] eles sempre foram atraídos pelas tentações da realeza e estão sempre prontos a olhar o rei terreno com uma veneração que se aproxima de idolatria. A pompa de seus soberanos alimenta sua vaidade; os poderosos reis são seu orgulho. Eles não têm noção de liberdade popular (2019 [1852], p.156).

Era essa a opção do povo. Queria estar subjugado por um rei; queria negociar, perigosamente, sua própria liberdade.

VAMOS VER, na prática, as consequências e OS PERIGOS dessa escolha pela SECULARIZAÇÃO DO POVO DE DEUS, DA IGREJA DE DEUS no VT? LER II REIS 23:1-14.

Muitas pessoas, muitos jovens têm olhado para a vida de seus amigos, sem regras, sem disciplina, sem compromissos dominicais com a igreja e têm desejado viver suas vidas. E, assim, SECULARIZAM suas vidas e quando permanecem na igreja acabam por trabalhar para provocar mudanças estruturais na igreja, para torná-la “agradável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog