Páginas

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

O PERIGO DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA - 8/8

 

A CULPA DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA

Por óbvio que a igreja não se SECULARIZA de um dia para o outro. É um processo. Isso vem a partir de PEQUENAS CONCESSÕES. Mas a SECULARIZAÇÃO DA IGREJA TEM UM CULPADO:

Os PRESBÍTEROS, O CONSELHO DA IGREJA. Notem que não coloco a CULPA sobre o PASTOR DA IGREJA. Os PRESBÍTEROS são oficiais da IGREJA e precisam protegê-la de heresias e outros erros, INCLUSIVE DE PASTORES que, eventualmente, não estejam alinhados com os preceitos Reformados, nem com a teologia de Westminster: Confissão de Fé e Catecismos.

Voltando ao texto de I Samuel 8. No versículo 19 diz que o povo exigiu um REI.

O Doutor Cornelis Van Dam, em sua importante obra O PRESBÍTERO, citando o verso 4 lembra que “o povo pediu um Rei” por meio de seus representantes, que exerciam importante papel de liderança: “foram ‘os anciãos todos de Israel’ que vieram a Samuel, em nome do povo, e exigiram que ele constituísse um rei sobre Israel” (DAM, 2019, p.56).

“OS ANCIÃOS DE ISRAEL”. Eles foram frouxos. Temeram o povo e CEDERAM AO SEU DESEJO PECAMINOSO de querer um REI, quando Deus já havia estabelecido uma forma de governo para seu povo, que era um REGIME REPRESENTATIVO, parecido com uma REPÚBLICA e não uma MONARQUIA que remete ao regime EPISCOPAL de governo.

ANCIÃOS, que hoje são mais comumente chamados de PRESBÍTEROS, não podem ser FROUXOS. São ELEITOS pelo POVO, mas não para fazer a vontade do povo, mas de DEUS, de acordo com o que foi estabelecido em sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog