Páginas

sábado, 25 de novembro de 2023

O PERIGO DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA - 1/8

 

A partir da Doutrina dos Pactos, tratada também na Confissão de Fé de Westminster, no Capítulo VII.V, PODEMOS CONCLUIR: existe APENAS UM POVO de Deus. Poderíamos dizer: uma “igreja de Deus”. Ou seja, não são dois povos distintos de Deus - um no VT e um no NT, a igreja. Ambos formam um único povo sob duas dispensações, sob um mesmo PACTO DA GRAÇA, salvos pela graça e pela fé em Cristo. Ora salvos pela fé nas “sombras” do Sacrifício de Cristo, ora pela fé no Sacrifício já consumado.

Este pacto, no tempo da lei, não foi distintamente administrado como no tempo do evangelho. Sob a lei, ele foi administrado por meio de promessas, profecias, sacrifícios, circuncisão, o cordeiro pascoal e outros tipos de ordenanças entregues ao povo judeu, tudo prefigurando Cristo que havia de vir, o qual foi naquele tempo suficiente e eficaz, através da operação do Espírito, para instruir e edificar os eleitos na fé do Messias prometido, por meio de quem receberam perfeita remissão dos pecados e salvação eterna; e o qual se chama Velho Testamento (HODGE, 1999, p.179).     

Uma característica presente na história do POVO DE DEUS, tanto do VT quando do NT e ainda hoje, é a convivência com inimigos que, agindo sob influência satânica, QUEREM DESTRUÍ-LO.

2 comentários:

  1. Tive a oportunidade de ler as 8 postagens sobre a Secularização da Igreja. Do começo ao fim, é um excelente conteúdo. A sua consideração final, nos monstra os possíveis culpados, os Presbíteros. Como Presbíteros, precisamos nos posicionar contra o avanço deste mal. Parabéns por mais um excelente conteúdo.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Presb.Willians: os presbíteros regentes e não tanto o docente, mas também, são a última fronteira entre a saúde espiritual da igreja e sua corrupção doutrinária e outros males. Graças a Deus nossa igreja está bem representada por vcs que formam o conselho.

      Excluir

Divulgue meu Blog no seu Blog