Páginas

sábado, 25 de novembro de 2023

O PERIGO DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA - 2/8

 

Antes de falarmos sobre os PERIGOS DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA, julgamos ser importante pensar um pouco sobre:

AS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS PARA DESTRUIR O POVO DE DEUS:

a)  PERSEGUIÇÃO:

Desde muito cedo, Satanás intentou destruir esse povo de Deus. Uma de suas principais estratégias foi empreender sobre ele VIOLENTAS PERSEGUIÇÕES.

Em Apocalipse capítulo 12, por exemplo, temos um relato absolutamente chocante do nível dessa PERSEGUIÇÃO. Vejamos: Apocalipse 12:1-4,13. Sem querer entrar em polêmicas exegéticas, lembramos que muitos pesquisadores e estudiosos da literatura apocalíptica asseveram que essa “mulher” representa a “igreja”, o "povo de Deus". O Rev. Leandro Lima, em sua tese de Doutorado em Letras, pelo Mackenzie, afirma: "alguns, talvez, pensassem em Maria, a mãe de Jesus; outros provavelmente a identificassem com a Igreja. Já argumentamos que a interpretação mais provável da Mulher seja como uma referência ao povo de Deus do Antigo Testamento" (p.193). Ele chega a dizer, em uma de suas palestras, que "o povo de Deus no VT estava "grávido" da igreja do NT".

Nós conhecemos a história das perseguições violentas ao povo de Deus no VT e também no NT. Já no início da “igreja”, em Abel, as perseguições se fizeram presente. O povo de Deus no VT esteve sob o domínio violento dos Egípcios, dos Assírios e da Babilônia.

Já no NT, em Atos 8:1, é dito que “levantou-se grande perseguição sobre a igreja de Jerusalém”. A igreja padeceu sob o domínio do Império Romano.

Tácito (56 d.C. – 117 d.C.), historiador romano, que acompanhou de perto toda essa armação contra “aqueles que sofreriam calados”, citado pelo historiador do cristianismo Justo Gonzáles, relata os momentos de horror:

Além de matá-los (aos cristãos) fê-los servir de diversão para o público. Vestiu-os em peles de animais para que os cachorros os matassem a dentadas. Outros foram crucificados. E a outros acendeu-lhes fogo ao cair da noite, para que a iluminassem (TÁCITO. ANAIS 15:44, apud GONZALES, 2002, p.56).
Segundo o XIV relatório da Fundação pontifícia "Ajuda à Igreja que Sofre", apresentado em 2018, em 38 países do mundo cristãos são discriminados ou PERSEGUIDOS. Ainda segundo o relatório um cristão a cada sete, vive em um país onde a PERSEGUIÇÃO é uma realidade dramática, para um total de mais de 300 milhões de fiéis que sofrem discriminação e PERSEGUIÇÃO. O cristianismo é a religião mais perseguida do mundo, em todos os tempos.

Alguém tem alguma dúvida de que toda essa PERSEGUIÇÃO empreendida contra o povo de Deus, contra a igreja de Cristo, para destruí-la, tem uma forte influência e indução satânica?

O próprio Cristo, em Mateus 16:18, tratando da “edificação da igreja”, afirma que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, dando a entender que a IGREJA vive sob INTENSO BOMBARDEIO do inimigo e sua intenção é realmente “DEVORÁ-LA”, destruí-la, acabar com ela.

E a pergunta é: essa ESTRATÉGIA do diabo, de satanás, que é a antiga serpente, de PERSEGUIR A IGREJA de Deus, seu povo, TEM DADO CERTO?

O historiador Justo Gonzales, em sua obra clássica “A ERA DOS MÁRTIRES”, responde, lembrando o primeiro cristão a produzir uma obra literária em Latim, que viveu entre 160 e 240 d.C”:

Tertuliano havia dito que o sangue dos mártires era semente, pois quanto mais se derramava, mais cristãos havia. As mortes exemplares dos mártires dos primeiros anos não podiam senão comover aos que as presenciavam e, portanto, com o tempo favoreciam a disseminação do cristianismo (2002, p.140).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog