Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

BATE PAPO COM SILAS MALAFAIA SOBRE PREDESTINAÇÃO

Caro Pastor Silas Malafaia:

Tenho lido nas escrituras textos que sugerem uma Soberania total de Deus em relação à salvação. Ou seja, o contrário do que normalmente aprendemos: que o homem tem livre-arbítrio e que ele escolhe Deus na hora e no dia em que ele mesmo decidir. Atos 16:14 diz que Deus abriu o coração de Lídia. Por que não abriu das outras mulheres? Efésios 1:4 diz que "Ele nos escolheu antes da fundação do mundo" (vejo um decreto aqui e não simplesmente presciência). Ef 2:8-9, fala da graça. Graça é favor não merecido mesmo? Se nós é que aceitamos a Cristo não passamos a ter méritos, uma vez que outros não lhes dão oportunidade? E Romanos 9? Uma vez perguntei sobre predestinação mas me disseram que era para algum trabalho especificamente ou ministério. Tomei um susto ao ler I Tess 5:9 e II Tess 2:13 (a escolha, desde o principio, é para a salvação mesmo). O que faço? Ninguém me explica esses textos, por isso apelei para o senhor que é o maior apologeta pentecostal do Brasil.

Fábio.

Caro irmão Fábio, a paz do Senhor Jesus (resposta em 24/05/2010).

Responder às várias correspondências que recebo diariamente é parte integrante do meu ministério, o que faço com alegria. Todavia, a despeito do meu empenho e de minha equipe, tem-se tornado cada vez mais difícil atender às expectativas de todos os irmãos e amigos que nos escrevem, especialmente, quando se espera urgência na resposta.

Você apresenta uma série de versículos ao que parece na defesa de uma predestinação de certos indivíduos especiais, separados dos demais por decreto divino e sem qualquer interferência do livre arbítrio do homem, o que, segundo diz, anularia a graça.

Infelizmente não tenho como comentar aqui versículo a versículo. Mas não me furtarei à obrigação de dizer o que penso sobre o assunto, embora reconheça que não serei capaz de demovê-lo de uma posição que parece já sustentar. Tanto que já indagou o mesmo a outros pastores e não foi convencido de forma diferente do que pensa.

Algumas igrejas e pregadores apresentam uma eleição individualista, ou seja, Deus escolhe certos indivíduos ao passo que a outros condena de antemão. Pregam uma predestinação fatalista, quem é salvo sempre foi e sempre será salvo, já quem não é salvo nunca foi, nem jamais o será.
Eu não creio na predestinação individual de A ou de B, como se Deus houvesse amado a uns mais do que a outros. É impossível conceber a idéia de que Deus salve a alguns especiais e a outros, simplesmente, condene ao afastamento sem qualquer antecedente lógico.

Não consigo ver Deus traçando um plano pra salvar alguns previamente amados e estabelecendo para outros o destino de perdição eterna. Aliás, esta é uma pergunta feita ao longo dos séculos: Será que as pessoas têm um destino predefinido ao nascerem?

Se isso fosse possível ninguém teria culpa de absolutamente nada. Um estuprador ou qualquer outra pessoa que faz o mal não poderia ser acusado de nada, ele não tem culpa por fazer maldades, esse é o destino dele... Deus não poderia condenar estas pessoas, afinal elas não tiveram escolha.

A Bíblia fala do assunto, eleição e predestinação, isso é um ponto pacífico, mas não fala de exclusão antecipada. Entendo que quando a Bíblia se refere a este tema, predestinação, como no caso de Romanos, diz respeito à predestinação coletiva da Igreja, e não à predestinação de seres especiais.

Os eleitos de Deus são todos os que creram em Jesus, pessoas que se tornaram filhas de Deus. E a partir dessa experiência pessoal, chamada de salvação, passaram a desfrutar da comunhão com o seu Espírito Santo, foram transformadas e introduzidas na Igreja que entrará no céu pelas portas.

É esta igreja, portanto, que não é a igreja local, nem a denominação, que está predestinada. A igreja mística formada pelos santos de todos os tempos e lugares, vivos e mortos. A igreja que é santa e imaculada, que é o Corpo de Cristo, que é a Coluna e firmeza da verdade, que é a Noiva do Cordeiro de Deus.

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

Querido irmão, Deus em sua onisciência sabe de todas as coisas, independente do tempo ou do espaço. Mas isso não significa que não possa criar um ser com poder de escolha e responsável pelos seus atos. Essa incompreensão tem servido de fulcro para a invenção da predestinação fatalista, como se saber o futuro não fosse diferente de predeterminá-lo.

Todas as coisas estão nuas e patentes diante de Deus, Ele deseja que todos se salvem, mas muitos não atendem ao seu chamado. De qualquer forma, ele predestinou à igreja ao triunfo eterno, sempre que a Bíblia fala sobre predestinação, a onisciência e soberania de Deus juntas em ação, está falando sobre a predestinação coletiva da Igreja.

Se não existisse livre arbítrio significaria que o estado de pecado da humanidade teria sido um plano do próprio Deus, Ele traçou esse destino de pecado e morte para o homem. UM ABSURDO TEOLÓGICO. O que diremos diante destas passagens:

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Js 24.15 – GRIFO NOSSO).

A conclusão a que chegamos é que para se negar o livre arbítrio do homem, é preciso negar também que o caos humano é uma conseqüência dos seus próprios pecados, ou seja, seria preciso afirmar que o estado do homem pecador é um desejo manifestado de Deus.

Contudo, não convém que eu transforme um simples e-mail em um livro, escrevendo tudo que eu já tenho pregado sobre o tema predestinação. Você pode adquirir esta mensagem pelo site ou pelo telefone (0XX21) 2187-7000. Espero que lhe abençoe e enriqueça os seus conhecimentos.

Que as ricas bênçãos de Deus sejam abundantemente derramadas sobre todas as áreas de sua vida.

Pr. Silas Malafaia.




Caros leitores, fiquem à vontade para comentar, refutar, completar, opinar!

515 comentários:

  1. Xiiii, Fábio. Tu vai "bulir"(no melhor nordestinês) num vespeiro...rssss.

    Aliás, o Pr. Silas sabe que vc é um Pb. Presbiteriano?? hehehe.

    O Pr. Silas fez o que qlq arminiano faria: diria que "se não existir o livre-arbítrio, então....blá, blá, blá"

    Ou seja, o ponto de vista é sempre do Ser Humano.

    Valeu, Fábio.

    Parabenizo, também, o Pr. Silas pela prontidão em responder ao questionamento.

    Gaspar
    profgaspardesouza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fábio...

    "...maior apologeta pentecostal do Brasil..." ???

    Se o maior apologista da AD explica sua visão arminiana, sem sequer citar o texto fundante da Fé, A bíblia, e diz que a doutrina que ele resiste em defender, é biblica, não resta dúvida, o Arminianismo emana, do mais vil laboratório do antropocentrismo.

    À Deus seja a Glória. Creiamos nas Escrituras, e ponto final.

    Graça e Paz
    Mizael Reis
    Um Assembleiano Calvinista,
    P.S: Sou Assembleiano desde a minha mais tenra idade(pra não dizer desde o nascimento) e é claro e evidente que o Pr Silas, nunca foi e jamais será o Principal Apologista da AD. Não confudamos Conhecimento bíblico com popularidade.

    ResponderExcluir
  3. Parece que escorregadia apolo-jia malafaiana saiu pela tangente num embromation de matar sofista de inveja e ainda, na maior classe, não perdeu a oportunidade de fazer um marketezinho na saida.

    ResponderExcluir
  4. Malafaia te respondeu???? Não acredito!!!! rsrsrs kkkkk

    Fábio, não mexe com quem tá "queto"!!!! rsrrs. Deixa o homem!!! rsrsrsr

    Ah se Malafaia soubesse com quem tá lidando...

    ResponderExcluir
  5. Acredito q Malafaia não é um apologeta competente do arminianismo... Fazer uma pergunta dessas a ele é o mesmo q perguntar a um ébrio se a cachaça é ruim...

    Já está comprovado q todo arminiano se postula como tal por conviniência denominacional, ou seja, um conhecimento fabricado, mas cada vez mais vemos calvinistas em igual condição.

    ResponderExcluir
  6. Meus amados irmãos. que as nossas convicções de fé, não vá na contramão da verdade. A bíblia como regra de fé, nos leva para um vasto e profundo debate no campo teológico, todavia, como discípulos de cristo, aprendamos respeitar, suportar e amar uns aos outros. vejo que a maior necessidade da igreja, nos dias de hoje, é a unidade do corpo de Cristo. só seremos muito quando formos um.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia grande irmão gostaria de saber se é possivel colocar essa postagem no meu blog o apenaafiada.blogspot.com, para que os leitores do blog venha a dar também sua opinião no aguardo.

    Deus te abencoe !

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Obrigado pela opinião e visita de todos!
    Caro irmão blogueiro A pena Afiada: Pode sim, fique à vontade!

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz Fábio.
    O Malafaia é assembleiano, e como todo bom assembleiano é armiano. Por mais que se mostre vários textos que provam por A+B que a predestinação é real e está de Gênesis a Apocalipse ele não irá se curvar diante da Verdade, mas manterá até o fim seu ponto de vista. Mais valeu a intenção.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  10. Caro Fábio, parabéns pela iniciativa de nos mostrar o óbvio: Malafaia não entra no mérito da questão e foge das Escrituras Sagradas para defender sua posição antropocêntrica.
    No mais, só destacar que sem saber com quem estava falando (um calvinista convicto), aproveitou o ensejo e fez a sua propaganda.
    Gostei da iniciativa.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Presbitero babaca vai evangelizar como o Pastor Silas evangeliza,pois atua igreja tem numeros tão medriucre de membrezia para uma denominação que tem 150 anos,pois ela e uma vergonha para o Reino de Deus,aqui na terra creio na predestinação,mais voces reformado usam estes argumentos para não evangelizar pois tem cantos no nosso estado que não se conhece a historica Igreja Presbiteriana,fico pensando nestes pasrores de voces são pastores de igrejas nas quatros paredes,fizeram um debate na igreja do pastor Gaspar,debate este que não vai mudar em nada,o presbiterio de voces se dividiu e este presbiterio do recife não crescera em 10 anos 1%

    ResponderExcluir
  12. Fábio, acho que tem gente "esquentadinho" aqui!!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Fábio, esse Anônimo deve amar o $ilas, hein??? rsrsrsr

    Sabe quando vc consegue tocar na ferida de alguém em um debate? Quando esse alguém passa a atacar com insultos como forma de defesa!!!

    É nesse momento que você diz: eu venci o debate!! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  14. Babaquinha eu tambem te conheço,tu faz parte de uma igreja historica como aIPB que tem uma mebrezia medriucre,mais a igreja que tu devende e mais!!!!!!!!!!!!!! mediucre a sua membrezia que a da IPB.Eu não amor o Silas Malafaia critico o que ele esta fazendo,mais negarmos a sua luta pelo evangelismo e ridiculo,pois o trabalho que este homem fez antes de se conromper a IPB e nenhuma outra denominação fará em mais 500 anos. Pois caro Heitor e sobri isto que eu estou falando,e quando falo de pastores de quatros paredes estou falando de pastores reformados e presbiterianos que não fazem nada para fazer o ide de Cristo, pois a Ipb tem muitas igrejas no brasil + para o tamanho de nossa nação e ridiculu voce sabia que em Cajueiro Seco aui pertinho de nois na tinha nenhum ponto de pregação da Ipb,precisou um pastor ficar esm seus 5 salarios para fundar uma congregação ele não poderia fazer isto quanto estava na sua igreja,quantos pastores formados temos e que estão sugando o nosso presbiterio pois eles não tem coragem de fundar nem sique um ponto de pregaçao.Agora responda-me quantas igrejas da linhagem do Silas Malafaia antes de sua corrupção existem e tem mudado muitas vidas livrando pessoas das drogas,restaurando familias e entrando nos lugares mais sujos que exitem,quantos pastore da Ipb entram neste lugar tenho 22 anos de cristão e estes anos todo dentro da IPB e nunca ouvi dizer que um dos nossos muitos pastore fizeram tão trabalho.LAMENTAVEL NÃO É.

    ResponderExcluir
  15. "Corajoso" Anônimo.

    Pelo menos não tenho medo de revelar meus ideais e ideologias "babacas", ao contrário de você que "corajosamente" se esconde por trás de um anonimato para expressar palavras dignas de um "cristão"!

    Talvez a sua maneira de se expressar manche sua dignidade e moral, caso se revelasse, não?

    Você disse que me conhece, mas será que teria coragem de encontrar-se comigo e se identificar? Ou mandaria alguém me pisotear e cuspir em mim a mando do tal "Anônimo"?

    A minha "babaquice" tá surtindo efeito no meio evangélico, pois tá incomodando muito "evangélico" com más intenções na igreja! rsrsrsr

    Ass.: Heitor "babaca" Alves.

    ResponderExcluir
  16. Tem um tal de "Anônimo" que tá dizendo que tamanho e números de igrejas são sinais de bênçãos!

    Se tamanho e número fosse sinal de bênção, o inferno seria o céu; e o céu, inferno!!!! kkkkkk

    "Misericórdia Gizuiz"

    ResponderExcluir
  17. $$$ilas Malafaia tá fazendo um trabalho excepcional! Algo que nenhum pastor evangélico ousou fazer!

    O cara tá ensinando que Deus dará bênçãos se o camarada der uns trocados de mil reais! O $ilas tá "virado na gota" na Teologia da Prosperidade.

    É óbvio que ele tá abrindo muitas igrejas por aí. Quanto mais igrejas, mais membros; quanto mais membros, mas dízimos; quando mais dízimos, mas "bênçãos"; quanto mais "bênçãos" pro povo, mais lucro pra ele!!! $$$$$

    Depois que o $ilas perdeu o bigode, ele se debandou para o Mamón! Por isso vou lançar uma campanha: "VOLTA BIGODE!"

    ResponderExcluir
  18. Caro Heitor,não sei qual e o efeito do teu trabalho nas igrejas,mais que e mediucre é.pois tua conviquição não tem dado resultado pois pessoas da tua laia não da resultado para o Reino de Deus.Pois jamais coloquei numeros com relação de bençao,e bambem não estou defendendo o Silas pois o mesmo entrou entrou em um caminho muito perigoso que as sifras $$$$$$$$$$,mais quantos pastores presbiterianos não são assim mexa ate com a mãe deles mais não mexa com o bolso 5 salarios faz diferença,isto não so e com presbiteriano não muitos reformados são assim tambem pois ganham bem mais de 5 salarios.MAIS TEM PASTORES QUE MERECE GANHAR BEM MAIS PELO TRABALHO QUE ELES FAZEM MAIS INFELISMENTE E A MENORIA.Tambem não tenho enterese de identificar-me pois isto não mudaria em nada na minha vida e nem na minha moral,tambem te digo que não tenho nenhum desejo dese encontra contigo,pois eu te conheço e tu não e boa compania para ninguei,so para os neospuritanos.Eu gostaria que um pastor mim respondese mais não tem coragem,e ficam mandando a m ou o babaca deste diaconozinho responde.Peço ao Filosofo Calvinista que não apague meu comentario.Quem tem apaz e a Graça de Deus fique com ela.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo

    Não faço questão em ser uma boa companhia para todos. Não abro mão das minhas convicções.

    Porém, infelizmente nem todas as pessoas sabem se relacinar bem com os de pensamento diferentes!!! Respeito os que pensam diferente, mas nem todos agem assim... Mas como disse, não abro mão das minhas convicções, mesmo que sacrifique uma possível amizade com alguém.

    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  20. Onde se lê "relacinar", leia-se "relacionar".

    ResponderExcluir
  21. Com certeza Heitor voce e seu grupo e uma pessima compania para qualquer pessoa pois voces são inutes para o Reino de Deus,pois os NEOSPURITANOS,são piores que os PENTECOSTAIS pois este segundo grupo tem ajudado sim o reino de Deus a pesar que eu não tenho nenhuma simpatia para com eles.Diferentes de voces neopuritanos que detesto pois so sabem dividir igrejas,beberem wisk e fazerem reunios nas segundas feiras e o principal receberem DINHEIROS DO CANADA,NÃO É

    ResponderExcluir
  22. Eita Heitor esqueci são iguais ao Silas a unica diferença e que o $$$$$$$$$$$$$ do Silas vem dos Estado Unidos,foi mal em falar de convicçoes voces não tem pois o teu Pastor, tu e os neopuritanos que tem ai no UR1,não aceita as convicçoes dele.

    ResponderExcluir
  23. Eita que o negócio tá quente por aqui..rs..não tinha visto ainda. Heitor: o anônimo não é tão anônimo assim. Ele mesmo dá algumas pistas, veja: "o presbiterio de voces se dividiu e este presbiterio do recife não crescera em 10 anos 1%"...

    Além disso, ele tem conhecimento de tudo que acontece no PRRE..rs. Citou a nova congregação do Rev.João Fonseca em Marcos Freire (e não cajueiro) ...será que ele de alguma forma ajudou na abertura em algum momento? Cá pra nós, desconfio de que igreja esse "anônimo" seja...rs... só não vou dizer, lógico...rs. Provavelmente de alguma IPB que "está dando certo" (?), mas que de IPB mesmo só tem o nome na fachada ou, quem sabe, de alguma IPB que não "está dando certo" mas que prefere ficar "criticando de fora" ao invés de "tentar mudar a situação". Afinal, é bem mais cômodo criticar não é?

    Agora, caro Heitor, uma coisa nosso irmão anônimo está certíssimo: um número muito grande (talvez eu seja mais crítico que nosso irmão anônimo) dos nossos pastores não fazem jus aos seus, como ele diz "5 salários". Será possível que para que os pastores abram novos campos (atendam ao ide e, consequentemente, levem suas igrejas a atenderem também), seja preciso ficar sem, como ele diz, "suas quatro paredes", seus "5 salários"? Sem contar na quantidade enorme de pastores sem campo e que não têm a coragem de abrir novos trabalhos, na maioria de nossos presbitérios. Preferem esperar que algum pastor "morra" ou que "briguem" com suas igrejas e saindo "abra a vaga". Não digo isso pensando em nenhum pastor especificamente, mas, na maioria deles. Na grande maioria, infelizmente! Parece que os, como diz o anônimo, "5 salários" tem "anestesiado" nossos pastores. Parecem assistir inertes suas igrejas entrando em colápso. Quantas visitas têm feito? Quantas vezes eles têm saído para evangelizar? Quantas vezes eles "trabalham" durante a semana na igreja? Quantas horas de gabinetes eles têm dado? Quantas horas têm orado pelo rebanho? Será que as "igrejas vazias" não são o "retrato do trabalho de seus pastores"? Repito: não penso, sinceramente, em nenhum especificamente, mas, infelizmente, esse tem sido o retrato dos pastores presbiterianos no Brasil inteiro, com "raríssimas excessões".

    Digam o contrário se puderem! E, aos pastores que lerem esse comentário (será que algum vai ler? E se ler, será que vai entender que estamos falando com ele? E se entenderem isso, será que vão comentar?), não tenham isso como uma crítica destrutiva, antes, pesem seus próprios ministérios e aceitem a crítica e revejam seus trabalhos!

    ResponderExcluir
  24. Fábio, deu pra perceber quem é este tal Anônimo e de qual igreja ele faz parte. Será que é a IP do Jordão B...???

    Mas tá tudo bem! Devo ser um babaca mesmo pra perder tempo discutindo com alguém que estar "comprometido" com o Reino de Deus!!!

    Você pode até estar certo, Fábio, mas isso não muda o ideal em que acredito, pois eu não confio nos homens e sim na força da Verdade que creio.

    Mas, quem sabe um grande avivamento calvinista pode estar se construindo por aqui, né?

    ResponderExcluir
  25. Prezados

    Anônimo: O tom de cordialidade deve ser mantido. Críticas contundentes são sempre bem vindas. Contudo, devemos pensar em nossas atitudes como cristãos. Dá pra imaginar Cristo sendo insolente, soberbo, amargurado, iracível e pernóstico a ponto de chamar os outros de "babaquinha", de "babaca"? Isso é coisa de quem não tem argumentos consistentes. A pesada crítica só tem sentido quando seu objetivo é corrigir caminhos tortuosos. Criticar para denigrir é perda de tempo e antibíblico.

    Heitor: Não creio que seu perseguidor anônimo (rs...rss) seja da IP J Baixo. Aqui os caras, inclusive eu, costumam "dar a cara à tapa". Coisa de macho, sabe?!!..rs. Gostaria de ver seu comentário sobre a atuação de muitos de nossos pastores. É impressão minha ou não queres entrar nesse mérito? Não creio que aqui nascerá "nem grande nem pequeno avivamento calvinista". Não creio em avivamentos. Não precisamos deles. Deus não nos visitará mais, nesse sentido. Sua vontede já está posta. Ele já nos revivificou. Já nos habitou a seguí-la. Só precisamos colocá-la em prática; o que, aliás, os "modernos" calvinistas têm feito muito pouco.

    ResponderExcluir
  26. Fábio

    Por um instante achei que fosse da IP Jordão Baixo.

    A atuação de muitos de nossos pastores não anula a Verdade que creio. Você pode até estar certo sobre eles, mas isso não compromete a credibilidade da Verdade. Você sabe muito bem que a Verdade não pode ser estabelecida, firmada ou até comprovada mediante as práticas dos crentes (inclusive de pastores).

    Portanto, seja lá como os pastores da IPB estejam se comportando, creio na ideologia bíblica "neopuritana".

    O erro de muitos de vocês é achar que a Verdade pregada pelos "neopuritanos" não deve ser aceita por causa da conduta deles. Mas, quem disse que a Verdade está condicionada a comportamentos dos crentes?

    Por exemplo, o que tem a ver dizer que não aceita a doutrina do Princípio Regulador do Culto só porque os "neopuritanos" se permitem beberem whisky? Eu também não concordo com isso, mas isso não me dá o direito de recusar outras ideologias defendidas por eles.

    Portanto, esse ódio manifestado por muitos de vocês não faz sentido algum.

    Sobre o avivamento que citei, talvez eu quisesse dizer Reforma! rsrsr. Se os "modernos" calvinistas têm feito muito pouco, isso nos desafia á oração para que Deus nos dê a reforma necessária para que eles, os "modernos" calvinistas, ajam mais.

    ResponderExcluir
  27. Prezado "neopuritano" (rs...kkk) Heitor:

    Pela primeira vez vc assume publicamente que é neopuritano? Oh...me inclua fora dessa, quando vc diz "o ódio de vocês"..rs. Ódio não é um sentimento cristão. Gostaria que fosse claro quanto a essas verdades que vc diz acreditar e eu não (como me colocou no bolo dos "vocês"..rs..). Outra coisa, não tem nada a ver o fato da crítica aos pastores com as verdades que vc crer. Só pedi sua opinião, só isso. Não devemos fechar os olhos e aceitar tudo em nome da "verdade que cremos". Isso é coisa de penteca visse...rs...kkkk (claro que essa generalização não é totalmente justa). No mais, tudo debom! É sempre bom vê-lo por aqui! Abraço a seus pares "neos"..rs...kkk

    ResponderExcluir
  28. Ricardo Lima IP.Jordão Baixo28 de junho de 2010 às 15:32

    Caro Heitor,com certeza este anonimo não é da ipb jordão,pois como Fabio falou que somos muito machos para citar nossos nomes como estou fazendo agora,como voce falar o ódio de muitos de nois,eu na verdade não tenho nenhuma simpatia com os NEOSPURITANOS,pois são formados por homens de não ajudam em nada o Reino de Deus,so vivem de causarem tulmutos nas igrejas e pescarem nos aquarios dos outros.Pois são regidos pelo grande lider da igreja reformada,por isto que o Rev. Nicodemus os chamam de neopuritanos.Pois tenha acerteza se depender de mim este maldito movimento que voces lideram não vai coromper a IPB.

    ResponderExcluir
  29. Eu creio presbitero,que voce não mim conhece,e muito menos a igreja que faço parte pois sou do seu mesmo presbiterio e outra coisa ja mais eu sitaria o nome do Rev. João Fonseca mesmo tento sitado¨ ¨.Mais e sobre isto que eu estava falando com o Neopuritano Heitor a o qual eu peço descupa pelo babaca mais pelo neo isto não.Eu ja mais defenderei o Silas Malafaia mais questionalo sobre predestinação e ridiculo.Pois temos em nosso meio grandes pastores que em certo assunto doutrinario e complicado ex. Challes Spugel sobre batismo infantil,Jhonata Edwat que a sua esposa flutuou da sala para a cozinha e outro que nao lembro o nome mais tu deves saber que Jesus estava esperando ele na cadeira de balanço.Pois e muito facio pastores que opinaram no mseu blog critique o Malafaia,sim falemos dele ou critiquemos de sua atual pratica,pois quando falei que a Ipb não crescera em 500 anos nem 1% pois o trabalho do Malafaia isto não podemos ja mais questiona,principalmente estes presbiterianos que vivem em quatro paredes ganhando seu 5 salariozinho ou melhor R$ 2.550,00.Pois e preciso perde este salariozinho para fazerem novos trabalhos VAI TER COMO A FORMIGA O PRIGUIÇOSO estou referindome aos presbiterianos pois aos neopuritanos nem tenho palavra beberoes.Ate quenfim o Heitor saiu do armario asumiu que e Neo iguais aos seus amiguinhos Canuto,Gunnar,Adriano Gamos e seus seguidores e ate o Daniel Carneiro que era Neo e esperimentor o proprio veneno,e o que falar do João que conturbo a congregação que fazia parte,Heitor,Heitor os neos não são fururo não.Tenho a certeza que ele rasgou aboca pois não sou do jordão não sou tão prosimo que nem imagina.Peço aos pastores que visitam o blog do Fabio que respondam sobre este questionamento se tiverem coragem.

    Que todos fiquem na paz de Deus

    ResponderExcluir
  30. Ricardo Lima:

    A bíblia nos ensina a julgar tudo e reter o que é bom. Os chamados "neopuritanos" só exageram em alguns aspéctos (na minha opinião) e ensinam algumas outras coisas que a IPB não ensina, contudo, a maioria esmagadora das coisas em que eles creem nós também cremos. Portanto, não devemos alimentar essa dicotomia. Se os irmãos erram (em nossa opinião, claro) sob alguns aspéctos, acaso não erramos nós também em tantos outros? Acho que existe exageros dois dois lados. Não seria o caso de estarmos fazendo "tempestade de copo d'agua"? Agora, concordo com vc. Não podemos estar trazendo coisas de outras comunidades co-irmãs para aplicar na IPB a "ferro e fogo". Nossa igreja é uma igreja conciliar. Se há coisas que precisam mudar (e deve haver mesmo) o lugar de se fazer isso é nos concílios, pelos meios legais. O grande problema é que muitos desses irmãos querem violentar o sistema de governo da IPB com sua imposição de mudanças que nem ao menos foram discutidas. Estamos há alguns dias da reunião do Supremo Concílio. Essa reunião tem sido chamada de "a reunião do culto". Certaremos teremos (pelos meios legais) algumas mudanças propostas. Oremos para que sejam mudanças que nos aproxime das escrituras, de forma coerente, prudente e centrada. Que a loucura dos liberais e o entorpedecimento dos ultra-ortodoxos fiquem de fora.

    ResponderExcluir
  31. Caro Anônimo. Suas críticas são contundentes e concordo com algumas delas, contudo, podemos ser críticos, duros e ao mesmo tempo não perdermos o respeito pelos nossos irmãos. Lembre-se: todos nós somos irmãos em Cristo, quer neopuritanos ou neo qualquer outra coisa. Mas, meu caro, não exagere na defesa do Pr.Silas porque pode dar a impressão que ele só prega (como deveria fazer) o genuíno evangelho de Cristo. Não esqueça que ele tem sido um dos pastores que tem envergonhado o evangelho nos últimos dias com sua pregação e devoção a mamom. É claro que a IPB, por exemplo, poderia fazer mais do que está fazendo. Mas uma coisa é certa: nem vc nem ninguém pode apontar o dedo e dizer que temos negociado e barateado a graça e o evangelho de Deus. Não temos crescido é verdade, mas isso não pode ser visto apenas por um lado da moeda. O irmão sabe que a igreja universal, por exemplo, nos últimos 10 anos cresceu 600%? Isso é sinal da aprovação de Deus? Se vc disser que sim então terá que reconhecer que Deus também aprova os mulçumanos, que já somam mais de um bilhão nom mundo inteiro. E o que não dizer do espiritismo? São milhões de seguidores e simpatizantes. Todos eles têm a aprovação de Deus? Obvio que não. Se vc responde o contrário, aí nem temos mais o que discutir. Não esqueça que as escrituras não colocam crescimento numérico como termômetro de Deus. Pelo contrário, estás esquecido que a maioria seguirá pela porta larga que conduz à perdição? Não tenho a menor dúvida: muitas dessas igrejas e pastores pregam o caminho largo e fácil, a IPB não. Isso não é desculpa para a inoperância. Claro que precisamos urgentemente acordar e evangelizar mais. Mas note: devemos fazer isso não para crescermos; e~sta não deve ser a motivação; e também não porque se não fizermos almas se perderão no inferno, pois o Senhor conhece os que são seus. Devemos, sim, evangelizar (cada um individualmente) porque o Senhor ordenou e em obediência a Ele, só isso.

    ResponderExcluir
  32. Completando: Não devemos ter nenhum compromisso e preocupação com o crescimento da igreja e sim e tão somente com a pregação do evangelho.

    ResponderExcluir
  33. Rev. Elias Alves de Brito28 de junho de 2010 às 19:48

    Olá! Pessoal! Sou o pastor Elias Brito, da IP de Peixinhos. É triste discutirmos sobre predestinação sem que respeitemos os lados opostos, pois, quando lá no céu chegarmos, nos encontraremos todos, quer sejamos da ala da presdestinação total (reformados, em que Deus, em sua soberania, comno diz o apóstolo Paulo, o conheceu e o elegeu antes mesmo da fundação do mundo, como também, que participemos do pendamento arminiano, quer seja batista, pentecostal ou assembeiano, que acredita numa predestinação parcial, específica ou coletiva. O que importa na verdade é a nossa fé no Senhor Jesus Cristo e nossa submissão a ele, como também nossa prontidão em procurarmos fazer a sua vontade, principalmente no cumprimento do IDE, função precípua da igreja do Senhor Jesus. Quanto ao Silas malafaia é um servo de Deus, não podemos negar isso, mesmo que tenhamos fortes objeções ao seu modo de pensar. Quero dizer a todos que num passado não muito distante, nós evangélicos brigávamos por causa de pensamento doutrinário, o que não nos edificafa em nada. Seleumas à parte, esse tempo já passou, não devemos resgatá-lo, são firulas que não levam a lugar nenhum. Nossa missão como crentes é pregarmos a Palavra de Deus ao mundo, fazermos discípulos, vivermos nesse mundo procurando fazer a diferença, através da ética e da moral cristã, vivenciando em nós o ser de Cristo. É preciso nos respeitarmos e darmos as mãos para o crescimento da igreja do Senhor. Uns crescem mais outros menos, pois o crescimento vem de Deus e não de homens, para que não nos envaidecamos. No entanto, nossa obrigação é pregar com palavras e vida, sob a direção do Espírito de Deus. Pentecostais e assembleianos têm muito que nos ensinar no campo da evangelização.

    Deus abençoe a todos. Amém.

    Pr. Elias Brito

    ResponderExcluir
  34. Ricardo Lima IP.Jordão Baixo28 de junho de 2010 às 22:00

    Meu amado presbitero,concordo com voce que cremos na mesma doutrina que os neo pregam,mais quando falei que não tenho nenhuma simpatia para com eles e verdade pois eles se acham os donos da verdade,pois ja declararam em documentos que a IPB e uma igreja infiel e na minha falta de entendimento creio que infiel e uma igreja adultera,e isso não somos pois os nossos lideres são fieis a sã palavra.Ecomo este anonimo sitou alguns nomes acima ele tem muita coragem eu so não concordo com a sitação do Rev. Daniel com este grupo.Mais que e um grupo que tem causado grandes traumas no Reino de Deus,e as palavras que sitei logo acima para o Heitor não retiro nenhuma,pois que não concorda com nossa amada igreja saia dela mais não queira que engolimos suas teses.EU AMOR OS PENTECOSTAIS E OS REFORMADOS MAIS CADA UM EM SUAS IGREJAS.Ok Fábio

    ResponderExcluir
  35. Caríssimo Rev.Elias:

    Prazer grande contar com sua importante participação nesse pequeno debate. Foram feitas afirmações bem contundentes com relação aos pastores presbiterianos (nos comentários). Gostaria que o senhor comentasse.

    ResponderExcluir
  36. Ricardo Lima IP.Jordão28 de junho de 2010 às 23:27

    Meu presbitero nossos pastores não tem coragem de falar dos 5 salarios ou mais e muito dificil para quando não fazem NADA,tem uns que merecem receber mais que isto pelos seus trabalhos,mais agrande maioria não faz jus do que recebe,ja tivemos na nossa igreja pastores que não merecia um centavo e outros que eram para pagar a igreja para ele nos pastoria.Muito diferente do pastor atual o rev.George pois este sim e digno de recebe bem mais.Tem igrejas que creio se não tiver ZELADOR faz mais falta que PASTORES.Meus queridos pastores responda as perguntas.

    ResponderExcluir
  37. Ricardo:

    Tá com a metralhadora ligada é cara?..rs...?

    ResponderExcluir
  38. Ricardo:

    Peço mais uma vez que o irmão não seja desrespeitoso. Faça suas colocações e suas duras críticas, se assim julgar necessário, mas sem ofender a ninguém. Vc fez um comentário altamente comprometedor que poderá trazer, desnecessariamente, inimizades e intrigas. Sereá que vale à pena? Será que isso é edificante?

    ResponderExcluir
  39. Ricardo Lima IP.Jordão29 de junho de 2010 às 11:52

    Meu presbitero,tu sabes que não sou de ofender a ninguem ok, as duras criticas que fiz aos neoputiranos isto fiz e não arrependo-me,pois estas pessoas vivem chamando-nos de infies.Para mim ser presbiteriano e amar ou deixar,que ser pentecostal seja em outra igreja, quer ser NEOPURITANO seja em uma outra igreja que os aceite com seus dogmas.Pois muitos NEO dizem que os penteca não são uma igreja verdadeira ou infiel crei que isto estão nós colocando no inferno.Meu presbitero e os Neo não fazem questão de nossa amizade pois os nossos pastores da Ipb não pregam em uma igreja reformada,com honestidade não faço nenhuma questão da amizade deles aqui na terra,mais no céu viveremos em comunhão se eles forem rs.rs.rs...? Fábio cade os pastores que participa do teu blog sumiram ou ficaram constrangidos pelo trabalho que não fazem? pasrores saiam da toca...rs.rs...DESCULPE-ME PELA CRITICA QUE FIZ AOS EX PASTORES DA NOSSA IGREJA,FOI MUITO DESRESPEITOSO DA MINHA PARTE,POIS EU AMOR CADA UM QUE PASSOU POR AQUI,MAIS QUE E VERDADE É!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá irmãos, saudações em Cristo.

    Lamento a perca de controle de alguns irmaos que tem dirigido o debate pro lado agressivo- verbal, mas já que o debate mudou de rumo gostaria de fazer minhas considerações sobre algumas coisas em comum que tenho percebido nas IPBs.

    1º Sua liturgia me parece estar irrigessida. recentemente tenho visitado algumas IPBs e me desculpe irmãos mais foi tão cansativo a liturgia do culto. Obs: Nao que eu seja contra a liturgia da IPB, mas minha pergunta é se ela precisa ser tao formal?
    2º A ausencia de Apelo 'convite', nao sei até onde tem sido benefico. Acredito piamente que os eleitos permanecerão, mas tb acredito piamente que o convite precisa ser feito na igreja. Acredito que as duas verdades precisam andar juntar.
    3º O evangelismo de rua. Fiz parte de uma ig em outra cidade que tinha como especialidade o evang de rua, (casa em casa, com pregações nas esquinas, com oracao pessoal ali mesmo etc etc...) O resultado de tudo aquilo era que, tinhamos uma igreja relevante no bairro (c/sua presença na rua e c/o trab social, uma igreja bem vista na comunidade e principalmente uma igreja que se desenvolveu bastante numericamente) nao que esse seja o objetivo, mas esse foi o resultado. Ao que perccebo o evang de rua nao tem sido uma pratica comum da IPB. minha pergunta é, sera que esse evang nao nos faria esta mais proximo da comunidade onde residimos?

    sabe irmãos, precisamos refletir sobre muitas coisas, pois ao que me parece o conhecimento tem nos deixado infrutiferos. (falo isto por experiencia propria na qual tenho me esforçado para reverter o quadro).



    A paz de Cristo

    ResponderExcluir
  41. Prezado Anônimo:

    Não sei se és o mesmo anônimo de antes. Se for, deixo uma pergunta: O que vc acha da atuação do pastor da sua igreja? Ela condiz com sua remuneração? com relação ao seu último comentário, farei algumas observações:

    1- Pouco interessa se o irmão ou vários irmãos ficam cansados com o culto na IPB. De fato, a liturgia da IPB não tem nenhum entretenimento para deixá-lo "esperto e feliz". Como vc acha que era o culto no VT? Agradável? Não o era. Além de ficar em pé por um longo tempo, aqueles irmãos ainda tinham que presenciar uma verdadeira carnificina. Não era, definitivamente, algo agradável. Não importa se o irmão gosta ou deixa de gostar. A questão é: O que agrada a Deus no culto? O que a bíblia diz como deve ser um culto agradável a Deus? O grande problema é que não estamos mais gostando das coisas que agradam a Deus.

    2- Só podes estar brincando quando fala de apelo. Dá pra imaginar o Deus soberano apelando ao pecador? Em que local das escrituras você vê apelo depois de uma pregação? Parece que o imrão realmente não está nenhum pouco preocupado com as escrituras.

    3- Quanto ao evangelismo de rua, concordo.

    4- Só podes estar brincando novamente quando dizes "parece o conhecimento tem nos deixado infrutiferos". O que propõe? A burrificação dos crentes? Esquece que Cristo mesmo adverte "errais por não conhecerdes as escrituras"? Esqueces também que a ordem é para pregar mas também para "ensinar a guardar tudo que Ele tem ordenado"?

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  42. Tudo bem com voce eu não sou este outro que escreveu estas bobagem,eu sou o primeiro anonimo.

    ResponderExcluir
  43. Prezado primeiro anônimo:

    Percebo que está havendo um congestionamento de anônimos. Está quase decidindo não publicar mais comentários de anônimos, de pessoas que não assumem o que diz e não assinam suas críticas.

    ResponderExcluir
  44. Meu presbitero tem mais anonimo no seu blog do quer crente na igreja reformada rs...

    ResponderExcluir
  45. Ricardo Lima IP.Jordão Baixo3 de julho de 2010 às 19:17

    Desculpe-me Fábio eu quiz dizer que tem mais anonomo no seu blog do quer santos no calendario,pois foi mal.

    ResponderExcluir
  46. Galera se a predestinacao existe mesmo, entao pra que perder tempo na igreja, vamos ser logico se sou salvo entao indepede da frequencia da igreja ou minha vida, pois uma vez escolhido sempre escolhido e si por acaso nao sou escolhido tanto faz ta dentro da igreja louvando a um Deus que nao me escolheu rs, entao vamos cair na gandaia e aproveitar o mundo

    ResponderExcluir
  47. Prezado ieohajp:

    Como assim "se a predestinação existe mesmo"? Você não tem bíblia? E se tem, nunca leu sobre predestinação? Ao que tudo indica não. Será que é prudente falar de algo que nunca, sequer, leu? Estudar o assunto então nem se falar não é? Caríssimo, devemos aprender com os crentes de Beréia que examinavam tudo a ntes de crer ou opinar a respeito. Suas afirmações chegam perto do irrisório. Nenhum eleito em vontade de "cair na gandáia", porque o que permanece nele é a "divina semente". A evidência de ser um eleito/predestinado é exatamente uma vida no altar de Deus. Se assim não for, não tenha dúvida: não é eleito. A própria preservação da fé em santidade é obra do Espírito Santo, que opera na vida do eleito. Estás, meu caro, redondamento enganado por acreditar que seus esforços "na igreja" ou em quarquer outro lugar poderá assegurar sua salvação. Acaso não conheces os preceitos mais elemetares da fé Crsitã/protestante? Diz o apóstolo: "Porque pela graça dois salvos e ISTO NÃO VEM DE VÓS, é DOM de Deus. Não de OBRAS PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE (exatamente como vc está fazendo; obviamente que por não conhecer as escrituras)- Efésios 2:8-9. Caríssimo, como disse Jesus: "Errais por não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus". Não assuma isso como uma crítica, porque, assim como vc, eu também já fui arminiano, desviado dos preceitos do Senhor. Roguemos a Deus para que, pelo estudo da palavra, vc possa ter seu olhos iluminados.

    ResponderExcluir
  48. Nossa nunca vi tanta besteira.
    Tenho só 18 anos, e acredito qe o homem quem decide a sua salvação e não Deus.

    Agora o qe vejo aki, são dois homens discutindo em cima de algo qe não os levará a lugar algum.

    Para mim, a predestinação fatalista é uma má interpretação da onisciência de Deus.

    E mesmo qe a predestinação fosse algo concreto, ninguem conheceu a mente do Senhor, ninguém aki sabe se é ou não predestinado.
    Por isso acredito qe temos qe obedecer a Cristo todos os dias.

    Romanos 11:22, se o cabra não segurar a onde, vai ser cortado do livro da vida, 2Pe. 2:20, pode perder salvação sim!

    Aquele qe permanecer até o fim, será salvo, se parar no meio do caminho, não será contado entre os qe vencem.

    Tito 3:9, não fiquem debatendo e por muitas vezes ofendendo a algum irmão, se não conseguem viver juntos e com idéias diferentes aki na terra, como querem ir morar no céu!?

    '¬¬

    Aceitem a idéia do seu irmão em Cristo, e saiba aceitar o diferente. Isso é graça de Deus.

    Qe a graça de Jesus Cristo se multiplique em suas vidas.

    Guilherme Henrique

    ResponderExcluir
  49. Graça e paz,Filósofo calvinista.
    Gostei muito como do formato do seu blog, embora o assunto tratado tenha repercutido de forma negativa para alguns... Penso que a doutrina BÍBLICA da predestinação é tão sublime que deviria ser debatida com mais respeito e fundamentação bíblica, e olha que você nem falou da justa preterição dos ìmpios! Lamentavelmente este é o mal dos nossos dias e como diz a lentra de uma bela canção do Logus: "Eu sinto um verdadeiro espanto no meu coração em constatar que o evangelho já mudou, quem antes era servo agora acha-se senhor e diz a Deus com ele tem de ser..." Saudações reformadas, por uma reforma na vida da igreja de Cristo!

    ResponderExcluir
  50. Paz!!! Muita paz, é o q vc's precisam. Acho estranho como muitos cristãos e até pastores se comportam escrevendo nome de pastor com $$$$, pra dizer q ele é ladrão etc. Estou estudando o assunto e achei a iniciativa super legal, afinal de contas o Pr. Silas é uma referência- embora isso cause arrepios em muitos "irmãos"- e nada melhor do que saber a opinião de alguém tão influente no protestantismo de nossos dias. parabéns ao administrador do blog e sentimentos de vergonha aos "pastores" q se deixam levar pela inveja e soberba. amemos uns aos outros!!!

    ResponderExcluir
  51. Simplesmente este senhor chamado malafa acho ate uma agressao ter o nome tao belo que foi de alguem realmente ungido por Deus o Silas quando andava com o apostolo Paulo,pois este tempo foi a epoca da igreja de Efeso, e hoje este tal Silas Malafais nao tem nada de Jesus Cristo pois nem manso,e nem humilde este senhor e,vide os seus gestos no pulpito!!Ele tem que falar coforme a Biblia e falar sobre mudança de carater,pois nos seremos julgados pelo decalogo Divino esta sera a base dos juizos de Deus...

    ResponderExcluir
  52. eu nunca vi um pr como silas malafaia da uma resposta tão fraca =sobre a predestinação.. lendo o que ele respondeu vi que ele não tem noção o que é predestinação..

    ResponderExcluir
  53. Concordo com o Silas,toda vez que a biblia fala de predestinação ela se refere a grupo de pessoas,ou seja,claramente a predestinação na biblia está se referindo a igreja que por sua vez esta predestinada a ir para o céu!Nunca vi na biblia uma unica vez que foi dito a alguem que esta pessoa tava predestinada.
    Agora quando entrei no blog vi uma propaganda da IPB, que considero meus irmãos em Cristo,e vi que a mesma tem um seculo e meio.Me chamou atenção os poucos membros para uma igreja com uma "certa idade".Não queria que ficassem com raiva de mim, mas gostaria de perguntar, será que essa pequena quantidade de membro em relação a idade da igreja não está relacionada ao calvinismo?Pois se a pessoa crer que ja ta tudo predestinado o conformismo entra no coração e a sede de ganhar almas para o Reino diminue pq ja ta tudo determinado mesmo.Essa é minha opinião e desculpe se ela ofende a alguns.

    Paz do Senhor a todos!!!

    Emanuel Lemos

    ResponderExcluir
  54. Prezado Emanuel Lemos:

    Esse seu conceito de predestinação é tão estranho às escrituras quanto pode ser. Que tal uma breve lidinha em Romanos 9? Bom, caso interesse, posso te indicar algumas leitoras para melhor comprensão do assunto.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  55. II Tes 2.13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

    ResponderExcluir
  56. Prezado irmão Filósofo Calvinista agradeço sua atenção e quero dizer que ja li sim romanos 9 e entendi bem o que Paulo quis dizer,confesso que sou apenas um menino na fé e que não conheço de tudo mas quanto a meu conceito de predestinação acredito que exista sim os eleitos de Deus,mas creio de forma diferente da sua ja que não creio da mesma forma que o calvinismo.Como vc é calvinista não posso te perguntar se vc crer na livre escolha do homem pois ja sei que não crer,mas posso te perguntar se vc crer que Adão teve ou não livre escolha?Pois assim estarei sabendo que tipo de calvinista vc é, para podermos debatermos de forma passiva ja que somos irmãos em Cristo.

    Obs:quando disse a expressão "que tipo de calvinista vc é" não quis de forma alguma ofender,so estou dizendo isso pq sei que vcs se dividem em calvinistas e hipercalvinistas.

    Paz contigo!!!

    Emanuel Lemos

    ResponderExcluir
  57. Se falássemos de Cristo com a mesma "desenvoltura" que debatemos assuntos que não acrescenta e nem tira nada daqueles que teêm sua fé em Cristo, digo, estávamos fazendo mais a vontade e obedecendo o IDE de Cristo... Por favor, lavem suas roupas ujas em suas reuniões, deixem esste espaço para cumprir o papel proposto por ele... Eu sou novo convertido, e sabe o que sinto agora?
    Vontade de voltar pra onde eu estava... Pelo menos lá,todos sabem pra onde vão... E aqui? com toda essa discussão idiota? Oremos uns pelos outros...
    Grato pelo espaço... Renato Leite

    ResponderExcluir
  58. CONCORDO COM VC RENATO AS PESSOAS ESTÃO FUGINDO DO ALVO.NÃO DESANIME MEU QUERIDO POIS INFELIZMENTE O NOSSO MEIO É CHEIO DE FARIZEUS.FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  59. Prezado Emanuel:

    como presbiteriano não posso ser hipercalvinista, pois a IPB, interpreta, conforme a confissão de Westminster que antes da queda o homem era totalmente livre, logo possuía livre arbítrio. Essa posição é defendida também por Agostinho, Lutero, Calvino e os Puritanos. É assim que a IPB pensa, é assim que penso.

    Prezados Renato e Anônimo:

    Exatamente pelo fato de vc ser novo convertido é que está sentindo essa "vontade de voltar pra onde estava", espero que seja esse o motivo.

    O que está em pauta aqui é o estudo das Sagradas Escrituras e uma maior aproximação com a verdade de Deus. Como vcs podem ver isso de forma negativa? Foi o próprio Cristo que nos mandou "examinar as escrituras", dizendo-nos ainda que erramos quando assim não fazemos.

    Os irmãos estão completamente equivocados em separar EVANGELIZAÇÃO de DOUTRINA. Não podem esquecer que o IDE é para FAZER DISCÍPULOS (que pressupõe, necessariamente, ensino da palavra de Deus) e além disso, no próprio IDE está posto de forma muito clara "ENSINANDO-OS A GUARDAR TUDO QUE VOS TENHO ORDENADO".

    Lamentavelmente essa separação entre prática e doutrina, evangelização/missões e teologia têm produzido crentes fracos como os irmãos, que não suportam um simples debate sobre um assunto das escrituras sagradas, um exame ordenado pelo próprio Jesus.

    Tudo de bom e obrigado por suas visitas. São sempre bem vindos. Só recomendo que os irmãos, com humildade, aproveitem alguns estudos e ensinos constantes no blog e nos comentários, trazidos por irmãos na fé mais experientes. Ganharão muito mais ao fazerem isso do que ficarem chamando e acusando os irmãos de Farisaísmo. Essa não é uma prática cristã e, aliás, é uma prática que mais se aproxima exatamente daquilo que os senhores estão criticando.

    ResponderExcluir
  60. Se por não concordar em ver num blog dito evangélico, pessoas se agredindo verbalmente, discutindo pontos de vista, puxando brasa pras suas sardinhas e expondo de forma vergonhosa salários ministeriais, sim, digo quero ser considerado um "crente fraco" como o srº dirijiu-se a mim. Só saiba de uma coisa, "crente forte", lá pra onde o srº acha que vai (?) não haverá "puxadinhos" pra separar essas pessoas que pensam que suas denominaçõe é quem vão salvá-los. Converssas vãs é condenada pela Palavra de Deus, ou o srº, como muitos, pula essas partes da Bíblia? E peço, cuidado com suas palavras pois, nem todos somos iguais. Me admira todo o conhecimento que o sr° diz ter e perder seu tempo em um blog discutindo um assunto que não interessa, pelo menos para muitos... Sabe qual é a verdadeira palavra que "enriquesse o doador"? ensinar que Jesus Cristo Salva... Faça isso e ja está de bom tamanho para o srº, pois o que passar daí serão conjcturas... A Paz.

    ResponderExcluir
  61. Caro Renato:

    Peço perdão se de alguma forma fui desnecessariamente ofensivo. Mas, por favor, não diga que estamos discutindo "discutindo um assunto que não interessa", pois todo assunto da palavra de Deus interessa, ou pelo menos deveria interessar, a todo crente. Temos aqui sua palavra contra a de Cristo. Você diz que não interessa, Cristo diz: Examinai as Escrituras e também Errais por não conhecerdes as Escrituras. Esse é um espaço público de debate de idéias. Fique à vontade para sempre dar sua opinião. As idéias podem brigar, as pessoas não. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  62. Devemos ou deveríamos, buscar conhecimentos visando unicamente o nosso crescimento espiritual, conhecer a Jesus Cristo para fazê-lo conhecido, mas parece que quanto mais "crescemos", mais queremos colocar os menos favorecidos pra baixo, então vejo que, na verdade, não houve crescimento e sim um inchaço... Mas, vou continuar Crescendo e buscando e crescendo na presença do meu Deus, e há Ele toda honra e toda glória...Amém.
    Fique com Deus...

    ResponderExcluir
  63. Prezado amigo Filosofo calvinista vc diz que como presbeteriano acredita na livre escolha do homem antes da queda e pq vc acha que o homem não tem mais livre arbitrio?

    Renato querido entendo e agradeço a sua bronca pois quem ama corrige,Deus te abençõe!!!


    Emanuel Lemos

    ResponderExcluir
  64. Prezado Emanuel Lemos:

    Sua pergunta é muito boa. Entender quem é homem na visão das Escrituras é muito importante.

    Com a entreda do pecado no mundo, via Adão, o homem morreu espiritualmente. Lembra? "certamente morrerás", disse Deus em Gêneses. De forma que, ao nascer, o ser humano (depois da queda no Édem) já nasce em pecado, isto é, morto, espiritualmente falando.

    Em Efésios capítulo 2 Paulo dá o tom da gravidade do pecado: "Estando nós MORTOS em nossos delitos e pecados". Ora meu caro, morto não pode decidir nada. Morto não pode sequer dar um passo em direção a Deus ou a qualquer lugar. Morto não pode ter livre-arbítrio.

    Não podemos, entretanto, confundir livre-arbítrio com livre-agência. O homem hoje ainda dispõe da "livre-agência" (bater em alguém ou não bater; atirar ou não atirar, etc). Quando em teologia se fala de "livre-arbítrio", estamos falando do poder ou não de "escolher ou recusar ser salvos", isso não depende do homem, nem poderia depender, porque ele está MORTO ESPIRITUALMENTE.

    Paraentender mais sobre isso recomendo a leitura de nosso artigo "Os cinco pontos do Calvinismo, especialmente o ponto 2.1. Veja no link abaixo ou procure na barra lateral direito do blog, em 2009, no mês de maio:

    http://filosofiacalvinista.blogspot.com/2009/05/os-cinco-pontos-do-calvinismo.html

    Tudo de bom!

    Fábio

    ResponderExcluir
  65. Taí Fábio,gostei da sua resposta e confesso que vc é um dos poucos calvinista que me agradou de conversar...vamos la entendi quando falou que o homem está morto espiritualmente e concordo com a livre agencia do homem,acho que o homem atende o chamado de Deus mas também pode não querer,o jovem rico lembra?quando falo de livre escolha falo disso,ha calvinistas que falam que o homem não tem livre escolha pq senão Deus não seria soberano,mas vc ja parou para analisar que Adão tinha livre escolha e nem por isso Deus deixou de ser soberano?Agradeço pela sua atenção e vo ler o artigo que me forneceu.


    Deus te abençõe


    Emanuel Lemos

    ResponderExcluir
  66. Caro Emanuel:

    Sempre às ordens para colaborar no que for preciso e esteja ao meu alcance.

    Veja o que vc diz: "acho que o homem atende o chamado de Deus mas também pode não querer".

    Não lhe sôa estranho a vontade do homem se sobrepor à vontade de Deus? Isso não reduziria Deus a um mero jornalista que só faz registrar aos atos soberanos do homem?

    Como um morto pode atender ou deixar de atender um chamado? Aqueles que atendem, e só esses, é porque foram regenerados por Deus. Isso signfica dizer que voltaram a viver, que foram ressucitados espiritualmente e agora, com vida novamente, tendo a "nova semente" em seu coração, passam a querer Deus.

    Mas vc tem razão em um aspecto: O chamado é para todos. O ide é para todos. Mas, responderão efecazmente somente aqueles que foram eleitos e predestinados para a vida.

    Recomendo também a leitura do nosso artigo "SOBERANIA DE DEUS E LIBERDADE HUMANA", postado no mês de ABRIL DE 2009.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  67. DEUS É SOBERANO SOBRE TODAS AS COISAS, SOBRE O UNIVERSO E TUDO QUE NELE HÁ, INCLUSIVE O HOMEM.
    A BIBLIA NOS DIZ QUE OS NOMES DOS FILHOS DE DEUS FORAM ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO,SE ESTÁ ESCRITO NÃO SE PODE APAGAR, E NO QUE DIZ RESPEITO AO LIVRE ARBITRIO, DEUS NÃO INTERFERE NAS NOSSAS ESCOLHAS DO DIA-A-DIA, COMO POR EXEMPLO O QUE VAMOS COMER OU O QUE VESTIREMOS, MAS NO QUE DIZ RESPEITO A SALVAÇÃO, NÃO HÁ LIVRE ÁRBITRIO, OU VOCÊS ACHAM QUE JESUS DESCERIA DO SEU TRONO, PARA SOFRER E MORRER POR NÓS, DERRAMARIA O SEU SANGUE PURO, PARA DEPOIS UM HOMEM DECIDIR QUE QUER OU NÃO SER SALVO?
    SENDO ASSIM QUEM ACHAR QUE EXISTE LIVRE ÁBITRIO PARA SALVAÇÃO, ESTE MESMO ESTÁ DECLARANDO QUE O SACRIFICIO DE JESUS NA CRUZ FOI EM VÃO,POIS A BIBLIA NOS DIZ QUE DEUS ESCOLHE QUEM ELE QUER E QUE ELE NÃO DIVIDE A SUA GLÓRIA COM NINGUEM.... MAS MUITOS HOMENS NOS DIAS DE HOJE ESTÃO FAZENDO COMO LÚCIFER E QUEREM SER MAIORES DO QUE DEUS.....
    DEUS É SOBERANO!!!!

    RAFAEL MARTINS

    ResponderExcluir
  68. O defensor do silas malafaia é confuso e analfabeto.

    ResponderExcluir
  69. o silas não usou biblia!!!!

    será se ele é filosofo, ou antropólogo????

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    fiquem na paz!!!!!

    ResponderExcluir
  70. Jonathas Siqueira: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." (1 Pedro 2:9-10 RA)

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Prezada Valquíria, demais irmãos:

    Estamos diante de um dos assuntos da Palavra de Deus. Um assunto revelado por Deus. O próprio Jesus ensinou que "errais por não conhecerdes as escrituras". Portanto, estudar a palavra de Deus, ainda que isso possa gerar alguns pontos de debate, jamais será uma algo fútil, sem importantância e sem valor, como muitos querem supor. O argumento de que melhor é "evangelizar" também não é muito válido. Não esqueçam que no mesmo texto que trata do "IDE" existe, igualmente, uma ordem para "ENSINAR" tudo que Jesus tem ordenado. Então notem: evangelizar e ensinar são recomendações claríssimas do próprio Cristo. A ordem não é simplesmente "Evangelizar", mas "fazer discípulos", o que pressupõe, inquestionavelmente, o ENSINO dos preceitos do Senhor, e o debate e discussão também servem como meios de estudo da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  73. Não me refiro ao comentário em relação a palavra, mas sim, dessa discussão sem fundamento.

    ResponderExcluir
  74. so marcos adriano alves de oliveira,e acredito piamente ns predestinação!eu poderia até ñ saber explicar,mas o que importa é q estar escrito...muitos irmãos ainda tenrros negam tal revelação porq a julgam dificil de enteder.na verdade se vc ñ compreende,tambem ñ pode negar só pelo fato de ñ entender...as escrituras são na verdade um conjunto de livros que se discernem espiritualmente,os carnais querem entender apenas com a sua cpmpreenção carnal!e esse cara anonimo ñ passa de uma criança tomando leite...O senhor Deus é soberano e é o único que evangeliza de verdade e usa a todos como bem entender....silas malafaia...se pregar o senhor fala,se ele ñ pregar o senhor fala.quem é silas malafaia?apenas servo,que por dele crestes em DEUS...E Ñ FOSTES VÓS QUE ESCOLHESTES A MIM...EU ESCOLHI A VÓS OUTROS....

    ResponderExcluir
  75. A Paz do Senhor Jesus....
    Vou postar como Anônimo porque nao consegui postar de outra forma.
    Carlos Antoliv é o meu nome.

    No Antigo Testamento: Deuteronômio - capítulo 30 - versículos 15 ao 20:
    Eu vou intitular essa passagem como "O direito do homem decidir":
    Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres.. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. (Deuteronômio 30:15-20 RA)
    Eu vou voltar a história de que Deus predestinou Israel. Essa passagem acabaria essa história. Deus predestinou a Israel à terra prometida. Agora nessa passagem Deus está tratando individualmente - com cada um. Eu ponho diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição - escolha!
    Bem, se o homem está predestinado, como é que Deus está dizendo para escolher? "Escolhe pois a vida". Como o homem não tem livre arbítrio? Deus está mandando o povo escolher irmãos.

    ResponderExcluir
  76. (Carlos Antoliv)
    Irmãoosss
    Em simceridade digo que também discordo de várias coisas que Silas afirma, como:: logo no começo que está no tal email: aquele marketing. Realmente nao foi muito legal dizer tais palavras. Entendi sim, que a pessoa que se encontrava na "dúvida/não dúvida" já estava ... "solidificada" numa verdade em que acredita.
    Aqui só tem ofensas ao invés de esclarecer dúvidas sobre um assunto tão importante: PREDESTINAÇÃO. Muitos aqui esqueceram do foco: SALVAR ALMAS PARA O SENHOR JESUS CRISTO!

    ResponderExcluir
  77. Não sou de Calvino, nem tampouco de Armínio: sou de CRISTO! Quando alguem diz, sou de Calvino e outro sou de Armínio, é idem aquele povo que disse: eu sou de Paulo; eu sou de Apolo(1CO 3.4)..rrsr...sinceramente... eh como se dissesse, eu sou Flamengo! Eu sou Vasco!...rsrs..
    Agora...vejamos algumas situações bíblicas sobre a vontade e soberania de DEUS.

    ResponderExcluir
  78. Além do antigo testamento, Vejamos Efésios 1.4-5:
    "como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade," (Efésios 1:4-5 RC) Agora vejmamos Hebreus 5.9:
    "E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem," (Hebreus 5:9 RC)
    E sendo Ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.
    Uma outra passagem bíblica, para respaldar o que vamos comentar aqui - Tito 2.11:
    "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens," (Tito 2:11 RA)
    A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Em outras versões diz que "a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,” (RC).

    ResponderExcluir
  79. (Carlos Antoliv) <<<< nao colocquei anteriormente..

    A gente leua primeira passagem de Efésios 1.4-5 que diz que "também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo". O que eu quero dizer para você, querido; Paulo aqui, nessa passagem, está entrando na área da presciência de Deus. Você sabe que Deus possui atributos exclusivos da divindade: o atributo da onipotência (que Deus possui todo poder), o da onipresença (que Deus está em todo lugar) e da onisciência (que Deus sabe de todas as coisas). Dentro do atributo da onisciência, que Deus sabe de todas as coisas, existe a presciência. Deus sabe de todas as coisas e todas as coisas Ele sabe antecipadamente.

    ResponderExcluir
  80. Carlos Antoliv......
    Vejamos mais no antigo testamento, criando um paralelo:::
    Ezequiel - capítulo 18 - versículos 20 ao 24:
    A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva? Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, e fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá. (Ezequiel 18:20-24)

    ResponderExcluir
  81. Carlos Antoliv...
    Deus aqui está dizendo o seguinte: se o justo praticar injustiça ele vai morrer; Eu vou apagar toda essa justiça que ele praticou; agora se o ímpio que pratica impiedade porventura Deus deseja que ele morra? Não. Olha só: se ele, o ímpio, se converter da sua impiedade e passar a praticar a justiça, então ele vai viver. O que Deus está dizendo aqui? Está dizendo que o justo pode deixar de ser justo por livre escolha; e o ímpio pode deixar de ser ímpio também por livre escolha. Se houvesse predestinação no sentido de que Deus escolheu antecipadamente uns para o céu e outros para o inferno, Ele não poderia dizer o isso: Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?
    Ou seja: desejaria Deus a morte do ímpio? Se houvesse predestinação Deus desejaria que o ímpio fosse para o inferno mesmo. Poderia Deus dizer: "Eu desejo - Eu já escolhi o inferno para ele". Mas, Deus diferente disso diz: "eu desejo que ele se converta".

    ResponderExcluir
  82. Basta perguntarmos então: como é que Deus deseja uma coisa e faz outra? Será que Deus não tem lógica nessa questão? Deus desejaria uma coisa e praticaria outra?
    Querido, vamos parar com isso, pois o homem tem direito de decidir!
    Quando Israel pede um rei ...
    Quando Israel pede um rei (1Samuel 8.5-9), Samuel fica chateado. Deus diz assim para Samuel: "eles não estão te rejeitando, eles estão rejeitando a mim. Faz o que eles querem."
    O governo era teocrático; era um governo da vontade de Deus. Israel disse: "nós queremos um rei" e Deus concedeu o que eles queriam porque eles tinha direito de escolha.

    ResponderExcluir
  83. Carlos Antoliv...
    Direito de escolha pelo homem.. Hebreus - capítulo 10 - versículo 38:
    "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hebreus 10:38 RC)
    O justo viverá da fé, está predestinado ao céu e nunca mais pode recuar. É dessa maneira que está o versículo? "O justo viverá da fé; e, se ele recuar". Ele pode recuar. "A minha alma não tem prazer nele." Vai para o inferno mesmo! Como é que pode meu irmão? Como é que o homem já nasce determinado para ir para o céu ou para o inferno? O justo viverá da fé e ele pode recuar, ele é uma pessoa que decide; ele pode recuar.

    ResponderExcluir
  84. Vamos ver outra passagem: Mateus - capítulo 7 - versículos 13 e 14:
    "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:13-14 RC)
    Olha aí Jesus fazendo um convite: "Entrai pela porta estreita" porque conduz à vida. Justamente porque tem muita gente entrando pela porta larga, ou seja, que escolheu entrar pela porta larga. Jesus não disse: "vocês já estão definitivamente do caminho estreito, portanto, ficam tranqüilos". Ao contrário, Jesus mostra as duas portas e que tem uma que é larga, mas essa porta é do inferno, mas entra aqui pela porta estreita, aconselha nosso Senhor Jesus. Você que decide qual é a porta que quer entrar.

    ResponderExcluir
  85. Carlos Antoliv...
    Amados, Perdoe por postar tantas vezes, e, ainda existem outros versículos sobre o assunto, mas eu iria posrta muita coisa. Não consegui, pois, postar tudo de uma vez, pelo fato do limite de caracteres.
    Mas sobre o assunto colocarei no meu blog: carlosantoliv.wordpress.com

    Um abraço a todos e que sigamos a JESUS CRISTO... Autor e Consumador da nossa Fé.
    A paz seja com TODOS.

    ResponderExcluir
  86. Prezado Carlos Antoliv:

    Agradeço sua importante contribuição para este debate. Nossa discussão aqui não tem, de forma alguma, a intenção de provar quem é melhor ou quem sabe mais. Antes, pelo contrário, nosso desejo é que através dos questionamentos e críticas possamos chegar o mais perto da verdade possível.

    Você citou uma quantidade considerável de textos. Vou tomar como exemplo o de Deuteronômio - capítulo 30 - versículos 15 ao 20, que você intitula de "O direito do homem decidir". Meu caro, sua interpretação está equivicada. Estas atropelando as principais regras básicas de Hermenêutica. O texto que vc cita não está tratando de questões sotereológicas. Ou seja, o texto não está sendo aplicado a "descrentes" para que eles mesmos decidam o que querem para seu destino eterno. Antes, pelo contrário, o texto é direcionado PARA QUEM JÁ É SERVO DE DEUS: o povo de Israel. Logo, a abordagem deve ser de Santidade, de Comunhão com Deus, de Consagração e NÃO, EM HIPÓTESE ALGUMA, de SALVAÇÃO DE ALMAS DE DESCRENTES. Assim também deve ser entendido a grande maioria dos textos que você citou indevidamente.

    Quero convidá-lo e a todos os outros irmãos para lerem e comentárem dois de nossos artigos que poderão ajudar na compreensão desse assunto que estamos debatendo:

    1- SOBERANIA DE DEUS E LIBERDADE HUMANA;
    2- OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO.

    É só procurar na caixa de epsquisa ou nos meses.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  87. Carlos Antoliv...
    A Paz de CRISTO JESUS A TODOS...
    Bom, ao Filósofo Calvinista...
    se o povo de israel está predestinado, entao nao teria prq o Senhor DEUS ter anunciado, proclamado tais palavras. Meu querido, veja bem, onde existe A escolha nao existe o sistema, mas se a pessoa está predestinada, então nao tem porq escolher ter o direito de escolha.Quero ler com vc em Ezequiel capítulo 18 - versículos 20 ao 24:

    ResponderExcluir
  88. Ezequiel - capítulo 18 - versículos 20 ao 24:

    A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva? Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, e fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.

    ResponderExcluir
  89. Deus aqui está dizendo o seguinte: se o justo praticar injustiça ele vai morrer; Eu vou apagar toda essa justiça que ele praticou; agora se o ímpio que pratica impiedade porventura Deus deseja que ele morra? Não. Olha só: se ele, o ímpio, se converter da sua impiedade e passar a praticar a justiça, então ele vai viver. O que Deus está dizendo aqui? Está dizendo que o justo pode deixar de ser justo por livre escolha; e o ímpio pode deixar de ser ímpio também por livre escolha. Se houvesse predestinação no sentido de que Deus escolheu antecipadamente uns para o céu e outros para o inferno, Ele não poderia dizer o isso: Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?

    ResponderExcluir
  90. Ou seja: desejaria Deus a morte do ímpio? Se houvesse predestinação Deus desejaria que o ímpio fosse para o inferno mesmo. Poderia Deus dizer: "Eu desejo - Eu já escolhi o inferno para ele". Mas, Deus diferente disso diz: "eu desejo que ele se converta".

    Basta perguntarmos então: como é que Deus deseja uma coisa e faz outra? Será que Deus não tem lógica nessa questão? Deus desejaria uma coisa e praticaria outra?

    ResponderExcluir
  91. Quando Israel pede um rei (1Samuel 8.5-9), Samuel fica chateado. Deus diz assim para Samuel: "eles não estão te rejeitando, eles estão rejeitando a mim. Faz o que eles querem."

    O governo era teocrático; era um governo da vontade de Deus. Israel disse: "nós queremos um rei" e Deus concedeu o que eles queriam porque eles tinha direito de escolha.

    Você quer ver no Novo Testamento como o homem tem direito de escolha?

    ResponderExcluir
  92. Direito de escolha pelo homem.. Hebreus - capítulo 10 - versículo 38:

    "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hebreus 10:38)

    O justo viverá da fé, está predestinado ao céu e nunca mais pode recuar. É dessa maneira que está o versículo? "O justo viverá da fé; e, se ele recuar". Ele pode recuar. "A minha alma não tem prazer nele." Vai para o inferno mesmo! Como é que pode meu irmão? Como é que o homem já nasce determinado para ir para o céu ou para o inferno? O justo viverá da fé e ele pode recuar, ele é uma pessoa que decide; ele pode recuar.

    ResponderExcluir
  93. Vamos ver outra passagem: Mateus - capítulo 7 - versículos 13 e 14:

    "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:13-14 RC)

    Olha aí Jesus fazendo um convite: "Entrai pela porta estreita" porque conduz à vida. Justamente porque tem muita gente entrando pela porta larga, ou seja, que escolheu entrar pela porta larga. Jesus não disse: "vocês já estão definitivamente do caminho estreito, portanto, ficam tranqüilos". Ao contrário, Jesus mostra as duas portas e que tem uma que é larga, mas essa porta é do inferno, mas entra aqui pela porta estreita, aconselha nosso Senhor Jesus. Você que decide qual é a porta que quer entrar.

    ResponderExcluir
  94. E para fechar, é cláro, lógico, óbvio que a Hermenêutica Bíblica é importante para compreensão e interpretação das Escrituras. Já que houve esse comentário, então, sabemos nóss que consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus. Só que a Hermenêutica não vem sozinha não, sabia? Dependemos muito, mas muito mesmo da Gramática para que possamos entender. Precisamos estudar figuras de linguagem, sentido literal e figural, sixtaxes: onde esta matéria é bem extensa; regência verbal, nominal; além de verbos, substantivos, pronomes; pontuação e acentos. Não é necessário entender apenas Hermeneutica, a lingua portuguesa também, para que nao acocntece más interpretações.
    Agradeço a oportunidade de esclarecer mais uma vez a palavra de DEUS com a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  95. E como sabemos: texto sem contexto é um pretexto para heresias.
    A PAZ SEJA COM TODOS.

    ResponderExcluir
  96. Caro Anônimo:

    Rercomendo a leitura dos nosssos artigos (que pelo jeito ainda não fez):

    1- SOBERANIA DE DEUS E LIBERDADE HUMANA;
    2- OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO.

    Pra finalizar só uma questão:

    QUAL É A SITUAÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM DIANTE DE DEUS?

    a) Está vivo espiritualmente;
    b) Está morto espiritualmente;

    Essa é uma questão importante para sabermos se o homem tem ou não DIREITO DE ESCOLHER DEUS E, EM ÚLTIMA ANÁLISE, DE SER SALVO. Pois, se ele está VIVO ele tem. Se ele está MORTO, ele não tem, daí se sucedendo que morto não faz, não quer, nem tem direito a nada.

    Por favor responda, ok?

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  97. Não é Anônimo nao...
    pode me chamar de: Carlos Antoliv.
    Agora, em relação a tua pergunta,
    vc se refere a antes ou depois da pessoa se converter ao Senhor JESUS CRISTO?
    RSRSRS... a própósito, conheço e já li...
    por isso tenho minha base fundamentada naquilo que a Bíblia afirma e reafirma numerosas vezes.
    rsrsrs...agora, dizer que uma pessoa quando morta nao tem direito a viver ISTO É ANTI-BÍBLICO!! Vc está anulando a pessoa de JESUS CRISTO! Vejamos uma passagem em joão Capítulo 11, versículo 25:

    ResponderExcluir
  98. Continuação...
    (João 11:25) - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
    O pronome reltaivo QUEM é RELATIVO INDEFINIDO, pois, "aquele aque Crê", mas crê em quem, em que? Aquele que crê em MIM(JESUS), ainda que esteja morto(NOSSA! MORTO?), mas vai está comigo no paraíso(viverá); que conforto que me traz essa passagem de João.

    ResponderExcluir
  99. Carlos Antoliv...
    e para confirmarmos vejamos outra passagem: Lucas Capítulo 23, versículos::: 39 ao 43.
    (Lucas 23:39) - E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
    (Lucas 23:40) - Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
    (Lucas 23:41) - E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
    (Lucas 23:42) - E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
    (Lucas 23:43) - E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

    ResponderExcluir
  100. Eiiiii!!!!??? O que é issoo? Arrependimento; reconhecimento dos erros; choro; ele creu em JESUS. E o que JESUS fez? O salvou!!
    Ele perguntou ao parceiro do lado: cara, vc está na mesma condenação e nem assim vc teme a DEUS? Ele achou um absurdo; viu seu companheiro de cruz com um coração duro!
    Entao o salteador que reconheceu seus pecados, abriu seu coração a JESUS. Abrir o coraçao (AP 3:20.); ele reconheceu que era pecador, e se converteu ao Senhor JESUS acreditando que ele pudesse salvá-lo; e JESUS dá uma palavra de muito conforto, dizendo: (Lucas 23:43) - E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

    ResponderExcluir
  101. Carlos Antoliv
    Existem ainda outras passagens que relatam a condição de vivo ou morto, neste tempo ou em outro, nao importa; mas ainda existe a solução para os que crêem e os que creram.
    Quando estudamos Escatologia (do grego antigo εσχατος, "último", mais o sufixo -logia)é uma parte da teologia que trata dos últimos tempos, passamos a entender mais profundamente.
    O Sr., Sr. Filósofo Calvinista, o Sr. se fundamentalizou em Romanos Capítulo 9 a partir do versículo 13 e na filosofia vã.. esqueceu de estudar a bíblia e se esqueceu da exegese Bíblica. O nosso irmao João Calvino acabou se esquecendo de interpretar algumas coisas. Caso eu seja permitido, passarei aqui um estudo sobre Romanos capítulo 9 que Paulo fala de Jacó e Esaú. Fiquem na PAZ de CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  102. Prezado Carlos:

    As coisas estão começando a clarear...rs. Veja o que você diz: "agora, dizer que uma pessoa quando morta nao tem direito a viver ISTO É ANTI-BÍBLICO!!". Como assim? Quer dizer que o morte a qualquer momento pode dizer assim: "cansei de ser morto! Vou viver de novo. É asim? Quando falo de morto, obviamente, que estou falando de "antes da conversão". Por favor, gostaria de saber sua opinião:

    QUAL É A SITUAÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM DIANTE DE DEUS? (antes da conversão, tá?).

    a) Está vivo espiritualmente;
    b) Está morto espiritualmente;

    Daria pra responder?..rs.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  103. (Carlos Antoliv)
    Olá, volteii!
    rsrsrsr.... Rapaz, vc quer ser convencido ou se convencer?Rsrsrsrs... Vamos lá...respondo sim. Tentarei aproveitar o máximo de espaço, sem ter ki acrescentar espaço(parágrafo). Vejamos uma passagem Sobre as duas portas e os dois caminhos escreveu o apóstolo Paulo: “Pois assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Pois assim como todos morreram em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” ( 1Co 15:21 -22).
    Que maravilha de passagem! A cada dia que leio fico mais aliviado. Vejo que tem solução para minha vida e tua...rsrsrsrsrsrsrsrsrs... OH Glória! Adão é a porta larga pela qual todos os homens entram ao nascer. Todos eles ao nascer morrem em Adão. Porém, do mesmo modo que todos os homens morrem em Adão, assim também todos são vivificados em Cristo!

    ResponderExcluir
  104. (Carlos Antoliv)
    Jesus demonstrou haver ‘duas portas’ e ‘dois caminhos’ e que todos os homens que desejam salvação precisam entrar pela porta estreita, uma vez que trilham um caminho de perdição ( Mt 7:13 ).

    Jesus é a ‘porta estreita’ pelo qual todos os homens necessitam entrar para que possam deixar de trilhar o caminho de perdição. Cristo é o ‘caminho apertado’ pelo qual somente os homens que crêem têm acesso a Deus.

    Cristo e Adão são dois personagens antagônicos (Adão conduz à morte e Cristo à vida). Cristo é o último Adão (espírito vivificante), diferente de Adão, que foi criado alma vivente ( 1Co 15:45 ). Enquanto este foi criado por Deus, aquele foi gerado de Deus. Por causa da transgressão de Adão todos os homens (que dele são gerados) tornaram-se escravos do pecado. Todos os homens são concebidos e gerados em pecado ( Sl 51:5 ).

    ResponderExcluir
  105. (Carlos Antoliv)
    Portanto, Adão é a ‘porta larga’ pelo qual todos os homens ao serem concebidos (segundo a vontade do varão, segundo a vontade da carne e do sangue) entram ao nascer. O nascimento natural segundo Adão é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição. Por causa desta realidade Jesus disse a Nicodemos: “Necessário vos é nascer de novo” ( Jo 3:7 ), ou ainda: ‘entrai pela porta estreita’. Sem Cristo o homem seguirá rumo a um destino de perdição, porém, tal destino não pode ser tido como um fado, um destino (fatum), fatalismo ou predestinação.

    Em Adão ocorreu o juízo por causa da ofensa (pecado) para condenação. O juízo e a condenação foram estabelecidos em Adão e alcançaram todos os homens, por isso todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus ( Rm 5:18 ).

    ResponderExcluir
  106. Ao nascer, por ser descendente de Adão, o homem entra por uma porta larga e segue por um caminho que fatalmente o levará à perdição ( 1Co 15:47 ). Isto significa que o homem está ‘destinado’ à perdição?
    Antes de uma resposta afirmativa ou negativa, precisamos definir qual o significado das palavras ‘destino’ e ‘predestinação’.
    Destino sm. 1. Sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes de sua vontade; sorte; fado. 2. O futuro. 3. Aplicação, emprego. 4. Lugar aonde se dirige alguém ou algo; direção.

    ResponderExcluir
  107. Dos quatro sentidos pertinentes a palavra destino, qual é o utilizado na parábola dos
    dois caminhos? A sucessão de fatos e eventos cotidianos determinará a sorte (fado) do homem sem Deus? Não! A parábola dos ‘dois caminhos’ definem o ‘lugar’ para onde se dirige alguém após trilhar o caminho largo ou estreito? Sim!
    Por causa de algumas crendices geralmente as pessoas aplicam a palavra destino a idéia proveniente do conceito grego, a ‘moira’, ou do pensamento romano, o ‘fatum’. O fado, sina, sorte ou destino surge como uma ameaça implacável que determina a inexorável punição diante da falta cometida.

    ResponderExcluir
  108. Segundo a mitologia, o ‘Destino’ nasceu da noite e do Caos. Ele estava acima das divindades, submetendo-as ao seu poder. Era descrito como cego e inexorável, exercia domínio sobre o universo.
    Da filosofia estóica temos o ‘fatum’ ou ‘destino implacável’ que aparece também acima de todos os deuses e homens. O ‘fatum’ estabelecia as leis do universo, e ninguém podia furtar-se a seu alcance.
    No evangelho não existe a idéia de um destino (sina, fado) implacável e inevitável como é o caso da mitologia grega ou da filosofia estóica. Jesus apontou a existência de dois caminhos e a possibilidade de mudar para o caminho estreito;

    ResponderExcluir
  109. A idéia de ‘destino’ que o evangelho contém aponta para um lugar especifico para onde o homem se dirige.
    A parábola dos dois caminhos demonstra que os caminhos (largo e estreito) possuem destino, e não o viajante, por isso é factível ao homem que segue o caminho de perdição entrar pela porta estreita que dá acesso ao caminho que conduz à vida.

    Quem está em um caminho que ‘conduz’ a uma determinada cidade tem a opção de mudar de caminho a qualquer momento, porém, tal pessoa não está predestinada a seguir para tal cidade, pois pode mudar de caminho. Todo caminho possui um destino, porém, quem segue pelo caminho não é predestinado.

    ResponderExcluir
  110. Se houvesse predestinação para a salvação, ao nascer, alguns homens nasceriam trilhando o caminho apertado, porém, a bíblia demonstra que todos os homens nascem no caminho de perdição e são convidados a entrar por Cristo.

    De igual modo, não há predestinação para perdição, visto que, todos os homens nascem no caminho de perdição. É o caminho que conduz à perdição, o que difere do argumento que diz que o homem (viajante) está predestinado à perdição “Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição...” ( Mt 7:13 ).

    ResponderExcluir
  111. Ia falar um pouco mais sobre predestinação, mas o texto já está grande. Bom, só um pouquinho mais...rsrs
    Todos os versículos do Novo Testamento que fazem referência à idéia da predestinação apontam para a filiação divina:
    "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" ( Rm 8:29 );
    "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" ( Ef 1:5 );
    "Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade" ( Ef 1:11 ).

    ResponderExcluir
  112. A predestinação não é para salvação, antes é concernente a filiação divina. No Antigo Testamento, na grande tribulação e no milênio haverá homens salvos pela graça e misericórdia de Deus, porém, somente os salvos em Cristo, que hoje constituem o seu corpo, que é a igreja, alcançam a filiação divina.
    É possível ser salvo sem ter sido predestinado à filiação divina, como foi o caso dos justos do Antigo Testamento.

    Para filhos por Adoção é que Deus predestinou todos quantos entrarem por Cristo.

    Abraços... fiquem na PAZ DE CRISTO JESUS!!

    ResponderExcluir
  113. Olá Carlos:

    O negócio tá melhorando...rs. Só pra ver se eu entendi seu arumento....vc diz:

    "Todos eles ao nascer morrem em Adão. Porém, do mesmo modo que todos os homens morrem em Adão, assim também todos são vivificados em Cristo!".

    1- Se todos são vivivicados em Cristo (e essa expressão tem a ver como "renascimento e regeneração"), devo entender que você está dizendo que TODOS serão SALVOS? Pra ser coerente com seu raciocínio, só assim viu meu querido..rs. É isso?

    2- Todos os homens (até os não convertidos) já estão ESPIRITUALMENTE VIVOS? Se a resposta é posivitiva, então responda outra: ELES "SE-AUTO-REVIVERAM"? Desistiram, SOZINHOS, que não queriam mais ficar mortos? Explica esse negócio aí..rs.

    ResponderExcluir
  114. Vão se converter todos vocês, em nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir
  115. Sr. Filósofo Calvinista, o Sr. gosta de ser chamado assim, neh?srsrsrs... transborda teu ego.....rsrsrsrsrsr...... a pergunta que vc fez é tão retórica quanto ao nosso estômago pedindo alimentoss...
    Sr. Filósofo Calvinista, antes de responder a tua pergunta, pergunto: O Sr. Acredita em que? O Sr. Acredita que já está salvo, independente dos atos que o Sr. venha cometer, Sr. Filósofo Calvinista, ou o Sr. Acredita que a tua salvação dependo dos teus atos? Antes que eu, Carlos Antoliv, reponda a tua pergunta, estarei aguardando a tua, Sr. Filósofo Calvinista. Porque pra eu responder, preciso que o Sr. responda antes de mim.
    Bom, um abraço a todos e fiquem na PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  116. Prezado Carlos:

    Como vc sabe, sou calvinista. O calvinista não tem motivo algum pra ter "ego transbordando", antes, pelo contrário, o calvinista sabe seu lugar de pecador que não fez nada, não tem nada e não merece nada. Isso é motivo para ter "ego transbordando"? O calvinismo, ao contrário do arminianismo (especialmente o pentecostal) humilha o homem e, em contrapartida, exalta a Deus. Enquanto seu arminianismo diz: "o homem pode, o homem faz, o homem escolhe, o homem tem direito...o homem o homem...o homem" (humanismo purinho), o Calvinismo diz "Soli Deo Gloria".

    Sua técnica judáica de responder com outra pergunta é muito interessante...rs. Contudo, não lhe responderei (apesar de já ter respondido nas entrelinahs), afinal, eu perguntei primeiro e pela ordem natural das coisas você responde e depois pergunta, ok?

    Alias, a pergunta que vc fez é do tipo que todo aquele que conhece um pouquinho de calvinismo já sabe a resposta. Sendo assim, acho que nem pecisarei me dar mais ao trabalho não é?

    Recomendo que você responda minhas indagações, sob pena de ficar parecendo aos nossos leitores que você correu do debate....rs...

    Minhas perguntas não são retóricas, antes, prefiro chamá-las de "checagem de coerência de interpretação"...rs.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  117. Carlos Antoliv...rsrs..
    Sr. Filósofto Calvinista, tu é uma bençao, mas precisa entender princípios divinos...rs..
    não corri de nenhuma pergunta tua, antes, preciso que vc responda, prq existem pessoas acompanhando nosso debate. Vc afirma que eu já sei a resposta. Bom, nao sei se a resposta está subentendida, mas se vc responder a questão, entao, poderei dar continuidade ao reaciocínio. E outra...rsrsrs... cara, foi engraçado quando vc disse: "perguntei primeiro"...rsrsrsrs... cláro, por uma ordem natural de acontecimentos eu teria que responder primeiro, mas sobretudo::: TERIA, nao tenho mais prq a tua perguntei lovou a uma outra pergunta automática. EM FIM.. aguardo teu comentário, pergunta. Por favor, responda para que possamos prosseguir.
    Abraçooo aí...manoo...
    Fica na PAZ DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  118. que o faz pensar que tenho que responder primeiro? Engraçado não é? Eu pergunto primeiro, você não responde e ainda quer que eu te responda primeiro? Apesar de já ter respondido ans entrelinhas no comentário anterior, serei mais claro agora:

    A salvação não depende absolutamente de mim. Se eu quisesse ser salvo por meus méritos não poderia. Não mereço nada de Deus a não ser o inferno. E vc também...rs. É por isso que a salvação é tão somente "pela graça" (favor não merecido), é "dom de Deus". No estado de pecado, morto em meus delitos e pecados (como diz Paulo: "estando vós MORTOS em delitos e pecados"...), isto é, antes de ter sido REGENERADO (novo nascimento) por Deus, eu não tinha a menor condição de dar ao menos um passo em direção a Deus, afinal, morto não anda né? Está claro?

    ResponderExcluir
  119. O Sr., Sr. Filósofo Calvinista, o Sr. afirma,portanto, que mesmo que vc faça a vontade de DEUS e procure se deviar dos maus caminhos, mesmo assim DEUS pode não te salvar prq ele pode ter predestinado vc ao inferno??rs... A bíblia é o manual mais simples de se chegar a DEUS e nao sei prq tantas distinções. É bom que essas coisas apareçam para que a palavra de DEUS possa ser esclarecida.
    Existem várias passagem em toda a bíblia dizendo que DEUS é reto e justo. Ele seria justo agindo soberanamente, mesmo que a pessoa faça a vontade dele por completo? Então, tende ele determinado tudo, prq JESUS veio ao mundo, já que tudo está DETERMINADO?

    ResponderExcluir
  120. O deus que o calvinismo criou usa sua onipotência para fazer anjos e os homens pecarem irresistivelmente, pois prega que Deus determina inelutavelmente cada atitude de pecado. É isso que eu chamo de blasfêmia!

    ResponderExcluir
  121. pré-conhecimento não significa pré-determinação, então explique-nos:

    1º) Deus sabia que o Querubim ungido Lucifer, que era o sinete da perfeição, ia cair; então, foi Deus quem predeterminou que ele caísse irresistivelmente, quando ele desejava naturalmente continuar perfeito?? Deus é o satanás do satanás??

    2º) Deus pré-conhece cada ato de pecado das criaturas, então Ele pré-determinou cada uma dessas iniquidades que fosse praticada inelutavelmente?? Deus é o soberano diabão pra você??
    rrsrs...
    Abraçooo....fica na PAZ DE CRISTO!

    ResponderExcluir
  122. Prezado Carlos:

    Saindo pela tangente novamente?..rs. Tá começando a ficar feio pra vc...rs. Tudo bem! Agora responde às minhas perguntas ok?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  123. É muita madeira, Filósofo!!!kkkkk Mas vc tá se saindo muito bem!!!!!

    ResponderExcluir
  124. rsr... Eu nao tô fugindos das tuas perguntas nao, caro amigo. Respondo sim...
    mas aqueles dois pontos que coloquei em evidência são provas reais da soberania e o liberdade Humana, como provei em tantas passagens anteriores.

    ResponderExcluir
  125. rsrsrs...vi tua pergunta...rsrsrs...vc ainda quer ki eu te responda mesmo...??? eh serioo?? Pensei que fosse algo q poderia edificar melhor, uma pergunta mais abrangente...rrsrsrs....mas respondo sim, na maior paciencia celeste...rsrsrs

    ResponderExcluir
  126. Falae, volteii!(Carlos Antoliv)
    rsrsr...cara, vi tua pergunta...
    no meu comentário anterior tinha dito q iria responder.
    Lendo, agora, prestei atenção.rsrsrsrsrsr... nao sei se tenho condições de responder a tal indagação. É tão retóorico! É uma pergunta com um soado de ego, prepotência e verdade acima de DEUS, segundo o que vc expressa pela pergunta.
    Mas vamos a um pensamento....

    ResponderExcluir
  127. Preste bem atençao que vc vai entender.
    A igreja está destinada a ir para o Céu.
    Quem estiver dentro das condições e estiver dentro da vontade de DEUS, será salvo.

    ResponderExcluir
  128. Carlos Antoliv...
    Se o livre-arbítrio não existe, então qual a razão de existirem na Bíblia textos que chamam o pecador ao arrependimento?
    “Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.” Lucas 13:3.
    “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.

    ResponderExcluir
  129. E mais:
    1) A Bíblia pede que os homens creiam: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
    2) A Bíblia afirma que “até os incrédulos têm a habilidade de reagir à graça de Deus” (GEISLER, 2002, p. 503):
    “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” Mateus 23:37.
    “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.” João 7:17.
    “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim [por que foi regenerado pela graça]; não, porém, o efetuá-lo.” Romanos 7:18.

    ResponderExcluir
  130. (Carlos Antoliv)
    “Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.” 1 Coríntios 9:17.
    “Nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.” Filemon 1:14.
    “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade” 1 Pedro 5:2.

    ResponderExcluir
  131. Veja mais...

    Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” Apocalipse 22:17 (Grifo acrescentado)

    Crer que na eternidade Deus determina quem irá se salvar é colocar a origem do mal como sendo responsabilidade do Eterno. A maldade se originou em um anjo criado perfeito (Ezequiel 28:13-15), e se Jesus excluiu da salvação pessoas que ainda não eram nascidas para decidirem qual caminho escolher (Jeremias 21:8; Mateus 7:13, 14), então Ele criou o pecado e, assim, a doutrina mórmon que ensina ser o pecado um “mal necessário” está correta

    ResponderExcluir
  132. SOBERANIA não é sinônimo de TIRANIA. O mal não habita com Deus (Salmo 5:4) e Ele não tenta ninguém ao erro (Tiago 1:13) – e muito menos induz (só me faltava usar como “argumento” o “endurecimento do coração de faraó” – um idiomatismo hebraico esclarecido pelo próprio contexto de Êxodo 7 e 8). A soberania do Senhor está em Seu plano supremo de Salvação para socorrer a humanidade “antes da fundação do mundo” (Apocalipse 13:8; ler Hebreus 9:14). Está no trabalho do Espírito Santo em atuar nos corações (João 16:8, 9) – obra essa que perderia o sentido se Deus limitasse a salvação a uns poucos.

    ResponderExcluir
  133. (Carlos Antoliv)
    Não é difícil enxergar que o determinismo rígido chega a ser diabólico. E, que não é condizente com o caráter de Deus e Seu plano eterno de disponibilizar a salvação a “quem quiser” (Apocalipse 22:17).

    Qual a necessidade de o Espírito Santo atuar no coração dos pecadores se alguns já foram predeterminados para serem salvos e, outros, excluídos? Deus só atua no coração dos “predestinados”? No plano de Deus, “madeira que nasce torna não endireita mais?!” Não há sentido algum nisso e muito menos base bíblica.

    Graça maravilhosa de Deus! Ela dá a todo pecador a oportunidade de arrependimento (Atos 2:38) e de começar uma nova vida (2 Coríntios 5:17).

    ResponderExcluir
  134. (Carlos Antoliv)
    É fácil perceber Sr. Filósofo Calvista que João Calvino é sua maior referência ao invés da Bíblia.
    Mas estou aqui para esclarecer a verdade bíblica que está na bíblia que é a única referencia verdadeira absoluta sobre DEUS e como o pecado desgraça a vida da pessoa.
    Quero deixar a PAZ DE CRITO A TODOS.

    ResponderExcluir
  135. (Carlos Antoliv)
    É fácil perceber Sr. Filósofo Calvista que João Calvino é sua maior referência ao invés da Bíblia.
    Mas estou aqui para esclarecer a verdade bíblica que está na bíblia que é a única referencia verdadeira absoluta sobre DEUS e como o pecado desgraça a vida da pessoa.
    Quero deixar a PAZ DE CRISTO A TODOS.

    ResponderExcluir
  136. Olá Carlos:

    Demorou a voltar heim? Entendi tudinho...rs. Mas, tá pensando que nossos leitores são bestas é?...rs. Rapaz vc não respondeu de novo. Por que tá correndo dessa resposta? Posso garantir que vai ser importante pra vc pensar sobre esse assunto. Os arminianos erram fundamentalmente por não querer entender a situação do homem decaído diante de Deus. Os demais erros são só consequência.

    Ou você responde ou paramos por aqui....rs. Nossos leitores já estão cansados de suas fugas..rs. Mas caso tenha esquecido ou queira se fazer de esquecido....vou repetí-las. Segura aí:

    Você disse....

    "Todos eles ao nascer morrem em Adão. Porém, do mesmo modo que todos os homens morrem em Adão, assim também todos são vivificados em Cristo!".

    E eu perguntei:

    1- Se todos são vivivicados em Cristo (e essa expressão tem a ver como "renascimento e regeneração"), devo entender que você está dizendo que TODOS serão SALVOS? Pra ser coerente com seu raciocínio, só assim viu meu querido..rs. É isso?

    2- Todos os homens (até os não convertidos) já estão ESPIRITUALMENTE VIVOS? Se a resposta é posivitiva, então responda outra: ELES "SE-AUTO-REVIVERAM"? Desistiram, SOZINHOS, que não queriam mais ficar mortos? Explica esse negócio aí..rs.

    Lembra? Então responde ok?

    ResponderExcluir
  137. Deixa te ajudar....explica aí..."Ele vos DEU VIDA, Estando vós MORTOS em vossos delitos e pecados ele vos deu vida..." (Efésios 2:1).

    MORTOS? Sim, espiritualmente, por causa da desobediência de Adão, lembra? "CERTAMENTE MORRERÁS".

    Ajudei?..rs.

    Sabe o que acho interessante? Enquanto o Calvinismo segue a Palavra de Deus, acreditando, como Deus disse, que o homem está MORTO, vocês arminianos seguem exatamente o que Satanás disse: CERTAMENTE NÃO MORRERÁS"..rs..(GÊNESES 3:4).

    Espero ter ajudado a formular sua resposta..rs.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  138. Caro, Calvinista, nao estou sendo grosseiro, mas acho que vc não está conseguindo interpretar a leitura. Respondi tua pergunta sim; mas a respostas nao foi primária e sim de um nível um pouco superior.
    Vejo que vc está manipulando e tentando dizer as pessoas que sou um hereta. Reforçando, respondi a tua pergunta e ainda expliquei a tua pergunta a você mesmo com uma resposta bem didática. Acho que vc está levando o debate a um nível que nao devemos levar.
    Demorei a responder pelo fato do meu trabalho. Fica tranquilo que nao preciso figir nao. Vc não tem base BÍBLICA coerente concreta que afirme a predestinaççao.. Mas respondo simn.

    ResponderExcluir
  139. E até agora, nao me dirigi ao nehuma peoa dizendo "vamo, nossos leitores estão eperando".
    Segundo a psicologia, este tipo de comportamente é de uma pessoa que procura manipular o ambiente(pessoas) para que possa ter fuga fazendo a pessoas olharemo com os teus olhos.... rrrsr... Eu, Carlos Antoliv, gostaria muito que vc apresentasse um argumento afirmativo consolidado na palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  140. Afirmei e provei PELA PALAVRA DE DEUS "BÍBLIA" os argumento apresentados. Mas ..vamos lah...

    ResponderExcluir
  141. Começando... vc citou um versículo de Gênesis que nao tem absolutamente nada a ver com nada.. Caro amigo, use, por favor, a palavra de DEUS para que seja explicados os fundamentos do calvinismo, prq se vc nao o fizer, nao tem com ser aceito tais argumentos por ti.

    ResponderExcluir
  142. Carlos:

    Estranho vc dizer que Gêneses naõ tem nada a ver com o assunto. Estamos falando o primeiro ponto do calvinismo e também do primeiro ponto do arminianismo. Qualquer arminiano com conhecimento básico sabe disso.

    Peço desculpa porque não percebi que respondeu minhas perguntas. Respondeu?..rs.? Talvez o nível tenha sido alto por demais e eu não consegui alcançar. Daria pra responder de forma mais simples? Vou repetir só as pergunras. Por favor responda sem maiores argumentações ok? Por que as vezes o arrodeio é tão grande que agente acaba esquecendo da pergunta que foi feita e as vezes ficamos pensando que ela foi respondida. Lá vai de novo:

    Você disse....

    "Todos eles ao nascer morrem em Adão. Porém, do mesmo modo que todos os homens morrem em Adão, assim também todos são vivificados em Cristo!".

    E eu perguntei:

    1- Se todos são vivivicados em Cristo (e essa expressão tem a ver como "renascimento e regeneração"), devo entender que você está dizendo que TODOS serão SALVOS? Pra ser coerente com seu raciocínio, só assim viu meu querido..rs. É isso?

    2- Todos os homens (até os não convertidos) já estão ESPIRITUALMENTE VIVOS? Se a resposta é posivitiva, então responda outra: ELES "SE-AUTO-REVIVERAM"? Desistiram, SOZINHOS, que não queriam mais ficar mortos? Explica esse negócio aí..rs.

    Responde logo pra passarmos pra outra etapa do debate ok? Mâs, por favor, foque apenas nas perguntas, ok?

    ResponderExcluir
  143. rrsrsrs.....ahhhhhhhhhhhhhhh..... pelo amor de DEUS... eu respondi isso desde o começo... amigo, veja os estudos anteriores lá no começo. E veja a respostas dos ultimo estudos. Respondi 3 vezes. Você deve tá com um pequeno problema de interpretação.rrrsr.

    ResponderExcluir
  144. Eu nao disse que Gênesis, todo o Genesis nao tem a ver, mas vc colocar apenas 1, 1 versículo quando responde a alguma coisas. Sempre tento pôr, pelo menos, 3 versículo para que fiq sempre entendível, coerente possível.
    Respondi as tuas perguntas desde o início. Veja a partir de todo o começe e achará a resposta com certeza; porque já fora respondida.

    ResponderExcluir
  145. Carlos:

    É que eu sou meio lentinho..rs...tenha paciência comigo...rs. Vamos fazer o seguinte:

    Faça assim: RESPOSTA 1: aí responde.

    depois.....

    RESPOSTA 2: aí responde....

    Vamos tornar as coisas claras? Não precisa ser respostas muito grandes. Seja simples e claro ok? Ah...e se já respondeu mesmo (eu não vi), por favor...responde novamente ok?

    ResponderExcluir
  146. Carlos Antoliv...

    Favor, Leia todo conteúdo do qual foi lecionado, "descrito", argumentado aqui para que o Sr. possa entender.
    O Sr. Está usando do poder de manipulação. Bem é parecido que o o Sr. nao tem respostas a tantas repostas das quais foram ditas e dadas aqui.

    ResponderExcluir
  147. Prezado Carlos:

    Tudo bem! Reli seus textos e minha conclusão foi: vc realmente não respondeu. Vc apenas explanou tudo que vc, como um bom arminiano, acredita. Isso eu já sei. Queria apenas que respondesse de forma simples e objetiva minhas também simples e objetivas perguntas. Não irei mais insistir nisso. Vejo que a pergunta é um pouco incômada...rs.

    Você tem um blog também? Manda o endereço aí pra que eu possa visitar.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  148. Vc gosta de manipular. Nao entendo o motivo. Vc nao leu os textos. Se tive lido ou "relido" certamente nao teria argumental tais palavras. Mas vou tentar responder tua pergunta. Vc realmente acredita que todas as pessoas serão salvas(em tudo todo; até nao convertidos)? Por uma análise técnica textual, a tua primeira pergunta, segundo teu raciocíno, nao teve base sólida, visto que o texto já respondia até de forma subentendida. É complica de todos serem salvos incluindo até os não convertidos, não acha? TODOS OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS E AGUARDANDO A VINDO DO SENHOR SERÃO SALVOS!

    ResponderExcluir
  149. Então vc tb afirma na P2 que existem mortos vivos?rrrrrs... nao sabia. Existem condiçõe estabelecidas. É possível que uma pessoa esteja morta fisicamente e viva espiritualmente do mesmo modo que uma pessoa possa está viva fisicamente e morta espiritualmente. A condição é quem não estiver em CRISTO JESUS não terá direito ao céu. Se vc acha que os não convertidos estão vivo espiritualmente, aí eh outra coisa). Vc gosta de ser Calvinista...rsrsrsrsr... engraçado, antes de conhecer as teses de armínio, muuuuito antes, eu nao adotava as teses de canvino... eh algo que nao se pode admitir. Então se os homens estão predestinados, qual a função da pessoa de JESUS CRISTO? Se realmente, tiranamente, DEUS o criador tomou tais decisoes, entao nao existem motivo cabívei de JESUS ter vindo nos salvar do pecado. Já que pela tua afirmação DEUS criou o pecado, e é tirano, JESUS entao nao pode ser DEUS, logo ele foi ressucitado para cumprir apenas seu papael de morrer por pessoas que já estavam salvas. Hummnn... entao, logo, ele morreu de forma vã.

    ResponderExcluir
  150. Assim que possíve, responda a tais perguntas.
    fik com JESUS CRISTO, SENHOR E SALVADOR DE TODOS QUE QUE QUISEREM O RECEBER.

    ResponderExcluir
  151. Prezado Carlos:

    Infelizmente vc não responde minahs perguntas. Ao invés disso vc sempre começa a falar em que crê. Isso eu já sei meu querido..rs...aliás, vc sequer utiliza as principais argumentações arminianas.

    Por que complicar uma simples pergunta? Sinceramente, assim não dá...rs...caso tenha interesse de continuar nosso debate, por favor responda de forma clara e simples as perguntas.

    Não há necessidade de professar sua fé no arminianismo pq eu já sei em que vc crê...rs.

    Tudo de bom!

    Forte abraço e obrigado pelas constantes visitas.

    ResponderExcluir
  152. RSRSRRRSR... vc realmente nao sabe lê. Respondi de acordo com a ordem da pergunta e vc afirma que nada respondi??? rrsrsrsr...acho ki ja sei o q vc quer...vc quer tipo asssim:

    Quem descobriu o Brasil?
    R: Pedro Álvares Cabral.
    srsrsrsrsr.... francamente...
    vejo que realmente vc está fugindo...rsrsrs...

    Vamos laá, vamos com o titio Carlos Antoliv:

    ResponderExcluir
  153. 1) Se todos são vivivicados em Cristo (e essa expressão tem a ver como "renascimento e regeneração"), devo entender que você está dizendo que TODOS serão SALVOS? Pra ser coerente com seu raciocínio, só assim viu meu querido..rs. É isso?
    R1: Não, nem todos serão salvos.

    2- Todos os homens (até os não convertidos) já estão ESPIRITUALMENTE VIVOS? Se a resposta é posivitiva, então responda outra: ELES "SE-AUTO-REVIVERAM"? Desistiram, SOZINHOS, que não queriam mais ficar mortos? Explica esse negócio aí..rs.
    R1: Não.
    R2: Não.
    R3: Não.
    kkkkkkkkkkkkkkkkk.kkkkk
    kkkkkkkkkkkk...
    vc não esstá sendo coerente com tuas perguntas e afirmações. Não sabe mais o que dizer. Estã agora se questionando. Bom...EU NÃO SOU ARMINIANO. Isto soa muito Extraterrestre...rsrsrs... sou de Cristo.

    ResponderExcluir
  154. Reveja teu conceito sobre a filosofia. Não faça dela seu deus. Combaterei a quem tiver de combater para que almas se salvem. PESSOAL, NAO ACREDITEM EM TAL FILOSOFIA VÃO QUE DESTRÓI O HOMEN. JESUS VEIO NOS SALVOR DO PECADO...>>(Atos 26:18) - Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
    Não fiquem no comodismo acreditanto que tudo já está determinado tiranamente.

    ResponderExcluir
  155. Eu não creio que Deus tenha predestinado a pessoa, primeiro, porque Deus é justo; segundo, porque Deus é amor (1João 4.8): "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." Sabe que esse versículo está querendo dizer? Está querendo dizer que a essência do caráter de Deus é amor. A Bíblia diz que o homem ama, mas não diz que o homem é amor. Com relação ao Criador, a Bíblia afirma categoricamente que Deus é amor. Mas que Deus amoroso é esse que só ama alguns? Veja então a passagem de João 3.16-18 logo abaixo. Se Ele é amor como é que ele faz uma escolha prévia? Vamos ver o que diz essa passagem:
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:16-18).

    ResponderExcluir
  156. Essa passagem é espetacular.. "Porque Deus amou o mundo de tal." É inexplicável. O escritor não pode explicar o amor de Deus. "Deus amou o mundo de tal maneira". Olha que tem gente deturpando. Coitados dos incautos e dos simples. Devem ouvir e aceitar as seguintes explicações: "não, porque existe três mundos, o mundo dos eleitos, o mundo dos que vão para o inferno, o mundo cósmico." Deixa de conversa fiada! O mundo aqui no original está falando de "todas as criaturas humanas." Deus amou todas as pessoas; e porque Ele amou todas as pessoas, ele enviou Jesus. Deus enviou a Jesus não para condenar o mundo. Não enviou a Jesus não para condenar e sim para salvar. Aí vem a sentença: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." Está aí: quem decide é você.

    ResponderExcluir
  157. Abraços fiquem na Paz do Senhor JESUS.

    ResponderExcluir
  158. Amados gostaria de compartilhar algo com os irmãos, o Silas Malafaia é um herege sabemos disso ele esta errado na sua posição é um Armeniano, com sua mente cauterizada COM AS TEORIAS a qual eu vou colocar a baixo.

    As decisões dos concílios não puseram fim na controvérsia. O Pelagianismo conseguiu sobreviver mesmo após a sua condenação oficial. Alguns dos discípulos de Agostinho não eram totalmente coerentes ou concordantes com Agostinho. Sendo que o próprio Agostinho possuía incoerências em sua doutrina, surgiu outro sistema doutrinário conhecido como Semipelagianismo que procurava estabelecer um sincretismo entre as doutrinas de Agostinho e Pelágio. O objetivo era de acalmar os ânimos desta controvérsia, e resolver alguns aspectos teológicos acerca da liberdade e responsabilidade humana, que o sistema agostiniano não havia resolvido. O Semipelagianismo tem sido a doutrina oficial da Igreja Católica Romana. Foi este sistema teológico que os Reformadores enfrentaram. E deste sistema Jacobus Arminius derivou a sua teologia que ficou conhecida como Arminianismo.

    ResponderExcluir
  159. Carlos Antoliv..>>>
    Lógico!! Se eu invento algo, tais argumentações, teses ficariam conhecidas como? Vou conceder uma sugestão: Teoria de Toinho.
    Toinho que vem de Antônio, que por sua vez é um nome de origem latina que significa inestimável, o que não tem preço.
    Vocês, filófos e teólogos esqueceram de estudar a bíblia sagrada. Muitos se perderam em filosofia; "filosofia significa amor à sabedoria". Temos que amar a DEUS acima de tudo e qualquer coisa existente em nossas vidas(MT 22.37) e temo que amar nosso próximo como a nós mesmos(MT 22.39). Esqueçam Silas Malafaia, lembrem-se de JESUS CRISTO, nosso Senhor e Salvador; esqueçam a "teoria arminiana", vamos nos atentar para o que o Espírito Santo está dizendo e já fora dito.
    Fiquem na Paz de JESUS.

    ResponderExcluir
  160. Olá prezado Carlos! Demorei mais estou de volta. Finalmente você respondeu de forma simples e objetiva minhas simples e objetivas perguntinhas...rs. Vamos lá:

    Inicialmente você disse:

    "Todos eles ao nascer morrem em Adão. Porém, do mesmo modo que todos os homens morrem em Adão, assim também todos são vivificados em Cristo!".

    E eu, então, perguntei:

    1- Se todos são vivivicados em Cristo (e essa expressão tem a ver como "renascimento e regeneração"), devo entender que você está dizendo que TODOS serão SALVOS?

    E você respondeu que com um categórico NÃO. Percebe sua flagrante incoerência? A menos que você entenda que VIVIFICADOS é diferente de SALVOS. Neste caso você estaria inventando uma nova doutrina...rs. Acho que não é essa sua intenção...rs.

    Diante da sua afirmação inicial perguntei também:

    2- Todos os homens (até os não convertidos) já estão ESPIRITUALMENTE VIVOS?

    Você mais uma vez responde com um sonoro NÃO. Ora, então devo concluir que estão espiritualmente MORTOS. Assim sendo, como podem querer alguma coisa? Como podem ter livre-arbítrio aqueles que estão "MORTOS NOS SEUS DELITOS E PECADOS'?

    Continuei a pergunta assim:

    Se a resposta é posivitiva (QUE NÃO FOI, UMA VEZ QUE RESPONDEU NEGATIVAMENTE), então responda outra: ELES "SE-AUTO-REVIVERAM"? Desistiram, SOZINHOS, que não queriam mais ficar mortos?

    Aí você respondeu mais uma vez, em alto e bom tom, "NÃO" para todas as perguntas.

    Ora, se eles NÃO "SE-AUTO-REVIVERAM", nem Desistiram, SOZINHOS, que não queriam mais ficar mortos, e considerando ainda que ALGUNS são REGENERADOS e RERVIVIFICADOS pelo Espírito Santo, só lhe resta, por você mesmo, chegar a seguinte conclusão:

    AQUELES QUE SÃO REVIVIFICADOS E REGENERADOS, PORTANTO, SALVOS, O SÃO POR OBRA ÚNICA E SOBERANA DE DEUS E NÃO POR SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS E VONTADE (e nem poderiam, porque estão mortos espiritualmente, com você tácitamente já reconheceu).

    "Ao SENHOR pertence a salvação" (Jonas 2:9). Acrerdito que vc não vai discordar da bíblia, não é? PERTENCE AO SENHOR? Claro que vc dirá que SIM. Por que o SENHOR então não dá essa salvação a todos? Simples: porque em sua soberania resolveu nos tempos eternos salvar apenas alguns, aqueles que forma eleitos.

    Há injustiça da parte de Deus? Claro que não. Paulo lhe responde isso em Romanos 9. Sabe o que realmente seria justo meu caro? Que Deus deixasse todos os homens perecerem eternamente no inferno. Porém, por sua graça e misericórdia, resolveu bondosamente salvar alguns. E você ainda tripudia sobre essa infinda bondade e misericórdia chamando Deus de injusto por ter lhe salvado, sem que vc tivesse nenhum merecimento?

    As bases bíblicas para esse primeiro ponto - depravação total do homem - está em nosso artigo os cinco pontos do calvinismo. É só procurar e ler.

    Outra coisa: você diz que não é arminiano nem calvinista é de Jesus. Me poupe dessas afirmações infantis. Teologicamente, de forma sintética, não existe outra opção. Ou se é calvinista ou arminiano. E você é ARMINIANO e daqueles que não conhece muito bem sua própria doutrina...rs.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  161. rsrsrsrsrsrs......
    éh mesmo??? Então o próprio DEUS se acaba contradizendo que veio Salvar os doentes!?
    E a bíblia acaba se contradizendo, afirmando que DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS: (Romanos 2:11) - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

    O que nos diferencia dos não-crentes é a nossa fé em CRISTO JESUS: VEJA:
    (Mateus 5:45) Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
    (Carlos Antoliv)

    ResponderExcluir
  162. DEUS NÃO QUER DE MANEIRA NENHUMA QUE NENHUM SE PERCA! NENHUM! ESTA É A VONTADE DE DEUS COMO A BÍBLIA AFIRMA, SÓ QUE ELE NAO PODE FORÇAR DE MANERIA TIRANA QUE AS PESSOAS SINTAM O QUE ELE QUER QUE SINTAM: AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS; AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS; LOUVAR A DEUS; BUSCAR A DEUS; ISTO, RAPAZ, DEUS NAO PODE FAZER PORQUE PERTENCE AO HOMEN E NÃO A DEUS.

    (II Pedro 3:9) - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se(grifo meu).
    “Deus não quer que ninguém se perca, mas deseja que todos venham
    ao arrependimento”

    ResponderExcluir
  163. 1 incoerencia?? Se todos morremos em Adão,
    sabe-se então que a vida vem por intermédio de CRISTO.

    Estar salvo significa ter sido vivificado, ou seja, ter sido ressuscitado espiritualmente. O homem, com efeito, - sem nenhuma excepção - está morto nos seus pecados porque o pecado a que ele serve o recompensa com a morte ( Romanos 6:23), pelo que ele não tem vida em si mesmo, e necessita ser vivificado, e quem foi vivificado foi salvo enquanto quem ainda não foi vivificado está ainda perdido
    Portanto, por salvação a Bíblia entende uma ressurreição espiritual, uma ressurreição que se experimenta por meio de Cristo, com efeito, o apóstolo diz que Deus nos mostrou a sua benignidade em Cristo. O que significa isto? Significa que o homem morto nos seus pecados é vivificado pela sua fé no Cristo de Deus, porque é somente pela fé em Jesus Cristo que se obtém a remissão dos pecados, a justificação.

    ResponderExcluir
  164. 2 – vc entende morte espiritual como morte física onde vontades nao prevalecem.
    Condição para ser Salvo: querer ser Salvo por intermédio de CRISTO, somente.
    Entao você quer ser salvo, deixa CRISTO entrar na tua vida, cumpra seus mandamentos e ordenanças; vivificado foi. Portanto, você está na graça de DEUS, pois a graça é para todos de forma gratuita.

    (Atos 15:11) - Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
    (Romanos 5:18) - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

    ResponderExcluir
  165. SOBRE JONAS
    (Jonas 2:9) - Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.

    DEUS está mostrando que ele é único. A salvação vem a partir dele. Somente. DEUS não pode conceder a salvação a uma pessoa que não deseja ter uma comunhão com ele, amado. DEUS só pode salvar quem está doente e deseja a cura.
    Se uma pessoa contrai uma doença, ela só pode se curar se ela quiser procurar um médico, do contrário morrerá;

    ResponderExcluir
  166. Vamos reforçar um pouco mais:

    Deus usa a sua soberania para mudar o homem, não pela força, mas por amor, motivação e persuasão. Jesus veio para “buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). Ele busca mudar a vontade dos homens, tornar as suas prioridades as prioridades deles. Ele não sacrifica, de forma alguma, a sua soberania ao fazer isso. Contrário aos ensinamentos de João Calvino e aos ensinamentos de muitos ainda hoje, Deus permite que o homem exerça o livre arbítrio. O homem jamais deve pensar que a paciência e a longanimidade de Deus são indícios de qualquer fraqueza por parte dele, pois todos nós apareceremos diante do tribunal de Cristo e responderemos pelas nossas ações (2 Coríntios 5:10). ). Não devemos considerar a longanimidade de Deus como indício de que Deus não punirá o pecado. “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2:4-5), Apesar de Deus permitir que Jonas o desobedecesse, Jonas se encontrou na barriga de um peixe no fundo do mar louvando a Deus e desejando a salvação, e Deus o deu outra chance.

    ResponderExcluir
  167. Deus, pelo seu poder soberano, conhece a cada um de nós e usa o seu poder para capturar a nossa atenção e nos dar oportunidade de seguir o seu desejo. Considere Salmo 139:7-10:
    Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás;se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, e ainda lá me haverá de guiar a tua mão,e a tua destra me susterá.
    É impossível fugir de um Deus soberano.
    Amado(s), creiamos e JESUS CRISTO. A SALVAÇÃO VEM A PARTIR DELE.
    Desejo a todos a paz e a graça de DEUS.

    ResponderExcluir
  168. Só ressaltando a primeira estrofe, Só podemos conseguir com a ajuda do Espírito Santo de DEUS, 3º pessoa da trindade, ou seja, quando falo de DEUS, refiro-me ao Senhor JESUS e ao Espírito Santo de DEUS.
    QUE FIQUE BEM CLARO! RSRSR...
    fiquem na PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.
    (Carlos Antoliv)

    ResponderExcluir
  169. Nossa..quero dizer que estou decepcionada com os pensamentos dos filosofos calvinistas. E achei um absurdo ter gente que estuda as Sagradas Escrituras, mas só entendem uma parte...e ainda criam teorias se apegam à teorias, como se isso fosse o mais importante. Parecem estar acima de JESUS CRISTO. Quero fazer perguntas aos idealizadores deste blog:


    1)ME EXPLIQUE SOBRE A OBRA E A PERSONALIDADE DE JESUS CRISTO. QUEM ELE É , E O QUE ELE FEZ.

    2)COMENTE: "Porque pela GRAÇA sois salvos MEDIANTE a FÉ, e isso nao vem de vós é dom de Deus." (Efesios 2:8 e 9)

    3) A FÉ VEM PELO OUVIR, E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS
    Romanos 10:17

    3)"Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que, aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe e é galardoador daqueles que O buscam."

    e por ultimo: Por favor comente este:

    4) "Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10:11-15)

    ResponderExcluir
  170. Prezada anônima:

    Ficar decepcionada não ajuda muito, mas pode ser um bom começo. Fiquei assim também quando descobri que não podia fazer nada para ser salvo. Vou tentar responder sinteticamente suas questões enumeradas:

    1- Jesus é Deus que encarnou para efetivamente salvar TODO aquele que havia sido predestinado desde a eternidade, e só esses. Nenhuma gota do seu precioso sangue foi vertido à toa para apenas possibilitar a salvação de um homem que decidisse querer ou não querer ser salvo. O sacrifício de Cristo foi perfeito e efetivo para salvar a todos por quem Ele morreu e só a esses, repito.

    2- Precisa mesmo comentar esse texto? Pura eleição, pura predestinação, pura graça (que por definição é favor não merecido).

    3- Só ouvirão a palavra de Deus aqueles que foram escolhidos. Disse Jesus: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem". ele disse também a quem não era de suas ovelhas: "Vós não me credes porque não sois das minhas ovelhas". Alguma dúvida ainda?

    4- Deus realmente não faz distinção de raças, tanto é assim que salvou judeus e gentios, mas não todos. "Todo que invocar o nome do Senhor será Salvo". Está certo, não poderia ser diferente. Porém, como invocarão os que estão "mortos em seus delitos e pecados"? Morto pode fazer algo? Só invocarão aqueles a quem Deus der o novo nascimento. E ele não dá a todos.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  171. CARLOS ANTOLIV...

    1 - JESUS VEIO BUSCAR O QUE SE HAVIA PERDIDO.
    (Mateus 18:11) - Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.
    Auxílio: (Romanos 2:11) - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

    2 - Ao passo de nossa crença em JESUS somos justificados por CRISTO. Em outras palavras
    Por meio de cristo, por intermédio de cristo, pela designação de cristo, entramos
    na condição de justos; isto também é graça; e o dom da salvação; isto também é graça.
    Auxílio: (Colossenses 3:25) - Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.
    3 - (João 5:25) - Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
    Olha que tremendo:
    (João 10:16) - Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
    Auxílio: (Atos 10:34) - E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;

    ResponderExcluir
  172. 4 - Quando JESUS declara o seguinte:
    (Marcos 2:17) - E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
    É designativo a todas as pessoas pecadoras!
    (I Timóteo 1:15) - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
    (I Corintios 1:21) - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
    Auxílio: (Tiago 2:9) - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.

    A própria bíblia declara, proclama que acepção de pessoas é pecado.
    DEUS é perfeito! Não tem pecado! Não criou o pecado! Não induz as pessoas a pecarem!
    Não predestinou ninguem a pecar, e sim, predestinou a igreja ao céu. Quem estiver na
    condição de igreja, sim, irá para o céu.

    A própria bíblia se explica.

    ResponderExcluir
  173. CARLOS ANTOLIV.....

    Texto sem contexto é um pretexto para heresias.

    Fiquem na PAZ DE CRISTO JESUS.
    SENHOR E SALVADOR DE TODOS QUE QUISEREM O ACEITAR.

    ResponderExcluir
  174. Irmãos, graça e paz no Senhor Jesus Cristo.

    Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a voz!

    ResponderExcluir
  175. Anderson s. de Macaé RJ.20 de março de 2011 às 03:05

    fico feliz que que a verdade seja esclarecida. Como os irmãos estaõ afiados na palavra, pois sem ela o pai não podia levar niguém a cristo joão 5:39. Não é necessário nem mais argumentação, pois se o conhecimento não fosse tão profundo, eu diria que já foi tudo esclarecido. Ao homem só lhe resta crer na obra de Deus que é a ressurreição, e ainda assim alguém diz que ele se torna o centro da salvação. O objetivo de Deus foi fazer surgir a fé no coração do homem, mas o que é motivo de humilhação e consagração(heb 11), alguém diz que é exaltação, como se quem fez tudo não fizesse nada, e quem não fez nada fizesse tudo. Fé não é obra. Morte espiritual não é morte física.A fé vem da palavra.A palavra é vida.Quem ouve são os mortos.Os mortos comeram da árvore para escolherem o bem ou o mal. Ela é também a luz para mostrar o caminho.Toda glória a Deus. Agradeço a Jesus por ter honrado essa benção que é o pastor Silas Malafaia.

    ResponderExcluir
  176. Prezado Anderson:

    Obrigado por sua contribuição. Quero alertá-lo, entretanto, que a bíblia diz que é "bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova". Você não está escolhendo a argumentação de Deus para aprovar, antes, está preferindo a argumentação de Satanás. Veja:

    Deus disse: "certamente morrerás" (Gn 2:17).

    Satanáz disse: "É certo que não morrereis" (Gn 47).

    Sinceramente, ouvir a voz da Serpente ao invez de ouvir a voz de Deus me parece loucura.

    Agora pergunto: Qual a situação do homem depois da queda? Você só tem duas alternativas:

    a) Voz de Deus: Morreu espiritualmente;

    b) Voz de Satanáz: Não morreu espiritualmente.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  177. Carlos Antoliv....
    Levanto uma questão: se existe a predestinação, entao qual o objetivo da vinda de JESUS CRISTO a terra? De fato se existisse a predestinação ninguem iria precisar de JESUS prq simplesmente o caminho das pessoas já estaria traçados. Portanto todos nós preciamos de Cristo. Um exemplo? Cláro! Acompanhe:
    (João 11:14) - Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
    (João 11:23) - Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
    (João 11:24) - Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
    (João 11:25) - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
    (João 11:26) - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
    (João 11:33) - Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
    (João 11:35) - Jesus chorou.
    (João 11:36) - Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
    (João 11:40) - Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
    (João 11:43) - E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
    (João 11:44) - E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

    ResponderExcluir
  178. CARLOS ANTOLIV...
    Nosssa!!!! Que tremendo!!! Engraçado, mortos nao houvem "voz". Então por que lázaro ouviu a voz de JESUS CRISTO? Marta e Maria eram mulheres de oração. Isso já tinha que acontecer, mas o choro e o sofrimento de Marta contribuiu para que o Senhor JESUS pudesse realizar o milagre. Mesmos JESUS sendo DEUS, ele chorou. Pela onisciencia ele nao precisaria chorar, prq já sabia séculos que ele ressussitaria a lázaro. Portanto ele houve nossas orações, nossas afilições, nossos clamores; senti profundamente nossas tristezas e chora conosco quando a dor é forte; mas ele diz : (João 11:40) - Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
    A bíblia se completa de Gênesis a Apocalipse.
    "Deus disse: "certamente morrerás" (Gn 2:17)" este versículo nao quer dizer que DEUS abandonou o ser humano por ele ter pecado, muuuuito pelo contrário. DEUS fez a seguinte afirmação "olha, nao coma porque certamente morrerás no dia em que comerdes". Esta passagem está relacionada com a MORTE ESPIRITUAL que é a quebra da comunhão de Deus com os homens em virtude do pecado (Gênesis 3.8).
    É como se fosse assim: um homen que tem profissão de policial e um homen assaltante. O assaltante o rouba e o policial fica furioso, chateado, triste e fala: "aquele assaltante já está morto e nao sabe". Mas aí o assaltante o surpreende entregando-se e entregando o que lhe tinha roubado se arrependendo e o policial entao o perdoa.
    Aquelas pessoas que nao aceitaram a JESUS CRISTO como Senhor de suas vidas estão mortas espiritualmente aos olhos de DEUS. Existe uma solução que é JESUS CRISTO, bastando somente arrepender-se e buscar uma vida de plena comunhão com DEUS.
    Abraços...fiquem na PAZ do Senhor JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
  179. Carlos:

    Esses foram seus piores comentários. Chegam a não ser dígnos de respostas...rs. Mas vamos lá:

    1º) O que Jesus veio fazer? Nem mesmo o mais amador arminiano usaria essa argumentação. Ora, o Deus que predestina os fins também predestina os meios. A predestinação pressupõe que serão salvos aqueles pelos quais JESUS, com seu sacrifício único e perfeito - E SÓ ELES - comprou com seu próprio sangue. De maneiro que Jesus veio, no tempo, completar aquilo que havia sido acertado, por ele mesmo, na trindade, desde a eternidade.

    2º) Lázaro saiu morto foi?...rs. É fora de qualquer dúvida que, para ouvir a voz de Cristo, necessário foi que ele primeiro voltasse a viver. Esse texto pode servir como uma metáfora da salvação: a) O Espírito Santa Regenera (isto é vivifica, ressuscita espiritualmente); b) A pessoa ouve a voz de Deus a chamando e volta-se para atender ESSE CHAMADO IRRESISTÍVEL, para o qual ele viveu novamente. simples, não?

    ResponderExcluir
  180. Você sempre sem responder as questões:
    Daria pra optar entre as letras "a" e "b" do meu comentário anterior, caro Carlos?

    ResponderExcluir
  181. EEEEEEEEHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!! ATÉ KIM FIMMM!!!!!! ALELÚIAAA!!!!! EXATAMENTE!
    ENTÃO VC SABE QUE MORTE ESPIRITUAL EH DIFERENTE DE MORTE FÍSICA. ISSO É BOMN. FALEI ASSIM COM VOCÊ PRQ VC PRECISA ENTENDER BEM ENTENDIDO. USANDO ANALOGIAAS BEM FÁCEIS...
    IMAGINO DEUS FALANDO COM O FILHO: MEU FILHO, VC SÓ VAI A TERRA SALVAR JOAOZINHO E MARINHA, MAS FULANO E CICRANO NAO. IMAGINO AGORA JESUS INDAGANDO A ELE MESMO "MAS ESSAS PESSOAS FIZERAM A MINHA VONTADE, ELES ME BUSCARAM TODOS OS DIAS E DE MIM FIZERAM SEU DEUS ACIMA DE TUDO; PAI, NAO PODEMOS LANÇAR A ESTES FORA. ELES MERECEM PORQUE FIZERAM A NOSSA VONTADE. PAI, SOMOS 3 MAS 1 UM EM PROPÓSITO".
    RSRSRSR... SABE QUANDO ESSA CONVERSA ENTRE DEUS E JESUS ACONTECERIA? NUNCA!!! SABE PORQUE, PORQUE DEUS NAO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS. SE DEUS, QUERIDO, NAO FAZ ACEPÇAO DE PESSOAS COMO PODEMOS ENCONTRAR 13 REFERENCIAS DISTO: DIZENDO QUE DEUS NAO FAZ ACEPÇAO DE PESSOAS... ENTAO NAO PODEMOS DIZER QUE ELE VEIO PARA BUSCAR SOMENTE A UNS. .ESSAS NOSSA CONVERSA NAO NOS LEVARÁ A LUGAR ALGUM. NAO SOU ARMINIANO.

    ResponderExcluir
  182. CARLOS ANTOLIV....< SERVO DO SENHOR>
    SEGUNDO AS PREDESTINAÇÃO DEUS CRIOU UM JOGO. DEUS CRIOU O HOMEN. LOGO, A PREDESTINAÇÃO DIZ QUE DEUS CRIOU O PECADO, CORRUPÇÃO, O MAL EM CADA SER HUMANO;AHHH PELO AMOR DE DEUS. ENTAO POSSO ME MATAR, PRQ PELA PREDESTINAÇÃO POSSO ESTÁ VIVO ETERNAMENTE OU MORTO ETERNAMENTE. AHHH...ESQUECI, NAO SE PODE MATAR A SI MESMO, ISTO É SUICÍDO. EI, MAS PERAÍ, E SEU EU TIVER SIDO PREDESTINADO? AH, ENTAO POSSO SER SALVO, PRQ ISSO TAVA PREDESTINADO QUE EU IRIA ME MATAR, MAS EU NAO QUERIA ME MATAR, A CULPA É DE DEUS QUE ESCREVEU ESSA HISTÓRIA DO JEITO QUE ELA É. ELE QUEM FEZ ISSO. O PROBLEMA É DELE. ELE QUER ME VER QUEIMAR NO FOGO DE INFERNO. HUMMNN.. NOSSAA! QUE DEUS MALLL!!! ELE TEM PRAZER NA MORTE DOS NAO CRENTES E CRENTES E DAS PESSSOAS QUE DO JEITO QUE ESTÃO VAO PARA O INFERNO. EII, MAS PERAII, EU LI NA BÍLICA NO LIVRO DE EZEQUIEL ASSIM:
    (Ezequiel 18:32) - Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.

    PERAII, AGORA LEMBREI DE OUTRA COISA QUE LI:

    (Ezequiel 33:11) - Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

    Poxa, mesmo DEUS ter declarado... ei, Então DEUS está se contradizendo!!! Mas tais palavras eram para o povo de israel e para o impio para que se convertaM.
    Como pode DEUS se contradizer??

    AMADOS, DEUS NAO É ASSIM, NAO FAZ ASSIM NAO AGE ASSIM. DEUS NAO MUDA.
    (Malaquias 3:6) - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
    Portanto, JESUS veio salvar os perdidos. Crendo em JESUS e fazendo o que Ele ensinou, no final terá uma coroa que é da vida

    A graça e Paz sejam com todos.

    ResponderExcluir
  183. Carlos:

    Realmente o diálogo tá ficando difícil....rs.
    Você nem responde o que pergunto e aida não lê direito o que eu escrevi...assim fica difícil mesmo.

    Vamos fazer assim: responda meu comentário anterior, optando pela letra a ou b, ok?

    Carlos: quem faz a vontade do Pai? Morto não pode fazer meu caro, tenho que insistir nisso. Só faz a vontade de Deus quem está vivo, isto é, aqueles a quem Deus escolheu revivificar espiritualmente - E SÓ ESSES.

    Meu querido, na predestinação não existe, coo vc diz "acepção" de pessoas. Pois isso se daria se as pessoas tivessem situações diferentes e Deus resolvesse optar por esta ou aquela. Mas não é isso que ocorre. TODOS ESTÃO MORTOS EM SEUS DELITOS E PECADOS. Se Deus não salvasse alguns, TODOS IGUALMENTE PERECERIAM. Simples isso, mas aos poucos e com o estudo sério das escrituras o irmão, com a iluminação do ES abrirá sua mente para entender. Acredite: um dia fui arminiano como você. Com uam diferença: eu conheci aprofundamente a doutrina arminiana.

    ResponderExcluir
  184. CARLOS ANTOLIV...
    Irmão, entendo que para você, é notório, que se entristeceu por achar que tem que ser assim; você nao tem certeza da tua salvação; mas a bíblia é O manual que quando a lemos podemos ter a certeza da salvação porque passamos a entender a palavra de DEUS e o ESPÍRITO SANTO confirma em nossos corações.
    Esqueça a ideia da filosofia arminiana e Calvinista; invista em JESUS ele vai te fazer entender o que tanto busca; nao se esqueça da bíblia pois ela é primordiaL para aprender.
    (João 5:25) - Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
    Esses apresentados já estão mortos fisicamente. Eles, segundo a teoria calvinista, não podem portanto ouvir a voz de CRISTO.
    Aí você vai dizer: "podem sim porque somentes aqueles a quem DEUS escolheu para ser salvo".
    A grande problemática de tal argumentação é que a bíblia faz 13 referencias de que DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, querido. Isso seria ACEPÇÃO DE PESSOAS! Entenda! DEUS NAO PODE IR CONTRA SEU PRÓPRIO CARÁTER. DEUS NAO PODE FALAR UMA COISA E AGIR DE FORMA DIFERENTE. NUNCA!
    (João 5:28) - Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz

    ResponderExcluir
  185. CARLOS ANTOLIV...
    VEJA BEM, O TEXTO ACIMA TRATA-SE DAQUELAS PESSOAS QUE OUVIRAM A PALAVRA DE DEUS E FORAM FIÉIS A CRISTO NA TERRA.
    (Mateus 13:43) - Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
    (Marcos 4:9) - E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
    (Marcos 4:23) - Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.
    (Marcos 7:16) - Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.
    TREMENDAMENTE!!!!
    (Apocalipse 3:20) - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

    (Tiago 1:22) - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
    (Tiago 1:23) - Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
    (Tiago 1:25) - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
    VEM BEM QUE A PALAVRA EMPREGADA A "Alguem Ouvir" ESTÁ RELACIONADA À "ALGUEM QUE HOUVE" QUEM VEM DO GREGO akpoarnç ( um ouvinte, alguém que ouve, PRESTE ATENÇÃO, Ap 3:20, Rm 2:13; Tg 1:22,23,25 ).
    ou seja, "alguem" é pronome indefinido de pessoa que simplesmente é QUALQUER PESSOA QUE OUVIR.
    JESUS FALA PARA UM GRUPO DE PESSOAS QUE "QUEREM OUVIR". NAO AQUELAS QUE NAO QUEREM.
    (Marcos 7:37) - E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos.
    (Lucas 5:1) - E ACONTECEU que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
    (Lucas 5:15) - A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.
    (Lucas 8:8) - E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
    TREMENDO!
    (Lucas 15:1) - E CHEGAVAM-SE a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
    AGORA VEJAMOS
    (João 12:47) - E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
    (Romanos 10:17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  186. Anderson Soares de Macaé23 de março de 2011 às 16:04

    Alguém sempre insiste em perguntar se morto ouve,como se uma resposta positiva fosse o fim do diálogo. Então respondi negativamente pra vÊ se teria um novo argumento ou voltaria À estaca zero. Morto não ouve no sentido de morto físico ouvir uma voz de homem natural, mas uma voz de quem tem a autoridade de Cristo o morto pode ouvir. A savação imperdível virá depois desta vida no último dia se não formos pegos de surpresa. Aquele que obedece em tudo, tem a consciÊncia limpa, o coração não condena,tem a alegria da salvação,vestes limpas,óleo sobre a cabeça e crÊ em cristo está pronto e preparado para subir,está salvo na condição de orar,vigiar e ser fiel até o fim.(fp 3:7-16, 1 co 10:12, ec 9:8, joã 15:2 e 6, mat 25:1-13, 1 jo 3:16-24) Livre arbítrio, salvação condicional e resistÊncia ao Espírito Santo são doutrinas bíblicas. A pessoa quando ouve pela primeira vez a palavra de um bom envangelista, ela entende que existe uma salvação pelo fato da ressurreição testificada na palavrra e no Espírito Santo presente por sinais, milagres e dons distribuidos. Então ela passa a pensar se aceita as condições ou deixa para depois.luc 14:25-35 Se ela quiser conhecer os mistérios de Deus e ser igual aos homens de Deus, ela vai buscar insistentemente pelo batismo com fogo mat 3:11, então Deus vai prova-la e decidir a hora de começar agir, pois ele é cavalheiro e não arromba o coração do homem com sua soberania inatingível, mas lhe dar a oportunidade de decidir. Para algumas pessoas o mundo é tão bom que nem querem ouvir falar de inferno para não lhes pesar a consciÊncia. O arrependimento se compara com a parábola da figueira estéril. Nós devemos trabalhar na vinha do Senhor para que muito mais almas ainda venham a se salvar e não se percam para que o senhor se agrade de nóis como os servos bons da parábola das 10 minas. Deus não vai vim em cada um individualmente fazer com que ele o escolha, mas veio ao mundo abrir uma porta de escape para que ninguém diga que não teve escolha. Ele quer que você o busque de livre e espontânea vontade pelo raciocínio adquirido ao vir ao mundo. Para tanto, precisamos alertar o mundo para essa tão grande salvação. Vê como é importante a nossa missão! mat 22:1-14, atos 17:15-34. Muitos são endurecidos por estarem interessados na glória deste mundo e deixam esse negócio de salvação de lado por não aceitarem as condiçôes do reino espiritual para que Deus possa iluminá-los pela sua permissão para não terem vergonha do evangelho. Portanto, todo pecado e resistÊncia vem do homem por causa do mundo que é o instrumento do diabo. Não é Deus que não quer salva-lo porque ninguém merece e portanto salva a quem quer. A bíblia não diz que niguém mereça a salvação, exceto satanás e seus anjos. Se fosse assim ninguém poderia ir pro céu. Mas fala que ninguém mereceu se salvar pelas obras da lei, exceto Jesus que nunca pecou. Caso contrário o povo israelita não precisaria oferecer vários sacrifícios de animais, pois a sua retidão os salvava e não a de Cristo. Mas pela fé, Nele, e fazendo as suas mesmas boas obras somos dignos e co-herdeiros. luc 20:35. Poderia falar mais, e Já até falei demais, mas o espírito não permite, pois os mistérios de Deus são para os que buscam.

    ResponderExcluir
  187. Anderson:

    É fora de qualquer dúvida que morto não ouve voz. Para que isso ocorra, memso no plano espiritual, ele precisa reviver. Em teologia chamamos isso de regeneração. A questão que vc quer fugir é: quem é o causador da regeneração?

    Deus ou o próprio homem?

    Meu caro, não diminua o sacrifício de Cristo da forma com está fazendo. Isso é um grande pecado. O que vc está dizendo é que, se nenhum homem quiser Deus, Jesus terá derramado seu precioso e santíssimo sangue em vão. Dá pra imaginar uma coisa dessas?

    Você diz: "Se não formos pregos de surpresa". Quanto tempo vc consegue ficar salvo? Hoje, você está salvo? E amanhã? Poderá não estar mais? Meu caro, á salvação outorgada por Deus é ETERNA, o que pressupõe a impossibilidade de acabar. Deus não é um mero jornalista que registra e retira o nome no livro da vida, dependendo da vontade e interesse do homem. O seu deus é manipulado e o seu homem é que é Soberano? Isso é tão esquisito às Escrituras quanto pode ser.

    Quem é o homem diante de Deus? Despulpe insistir nisso, ams é que se não entendermos essa primeira parte não entenderemos mais nada da sotereologia bíblica. Por isso, permita-me alertar novamente:

    A bíblia diz que é "bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova". Você não está escolhendo a argumentação de Deus para aprovar, antes, está preferindo a argumentação de Satanás. Veja:

    Deus disse: "certamente morrerás" (Gn 2:17).

    Satanáz disse: "É certo que não morrereis" (Gn 47).

    Qual sua opção? A voz de Deus ou a de Satanás?

    ResponderExcluir
  188. CARLOS ANTOLIV.....
    Rsrsrsrs... Desculpe (É inacreditável o que li direcionado ao Anderson).
    Teologia da predestinação:
    DEUS É TIRANO E SOBERANO E FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS(EMBORA A BÍBLIA AFIRMA MILHOES DE VEZES QUE DEUS NAAAOOO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS);
    A PESSOA UMA VEZ SALVA, SEMPRE SALVA: SE ISTO FOSSE VERDADE, ENTAO VAMOS COMEÇAR A RASGAR EFÉSIOS CAPÍTULO 6, GÁLATAS INTEIRO, VAMOS TIRAR TB UM POUKINHO DE ISAIAS, MATEUS, MARCOS, LUCAS, JOÃO FORA OUTROS TEXTOS QUE DIZ CLARAMENNNTE QUE DEVEMOS VIGIAR PARA NAO CAÍRMOS EM TENTAÇÃO E OUTRAS PARTES PARA QUE NAO PERCAMOS A COROA DA VIDA, FORA APOCALIPSE QUE DECLARA FIELMENTE QUE AOS VENCEDORES TERÁ A COROA DA VIDA>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    (Apocalipse 2:10) - Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
    AAAAALLLLEEEEEUUUUUIIIIAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!
    TREMENDO!!!!!!!!!!!!!!! OLHA A ORDENANÇA DE CRISTO: SÊ(TU) >>> ESTE VERBO ESTÁ NO IMPERATIVO. SÊ FIEL E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA. DAR-TE-EI ESTÁ NO FUTURO DO PRESENTE É UMA MESÓCLISE. ISTO INDICA QUE AINDA NAO ACABOU; AINDA EXISTE ALGO PARA RECEBERMOS; AINDA EXISTEM OUTRAS COISAS DAS QUAIS NAO PODEMOS ENTENDER. SEJA FIEL E TE DAREI A COROA DA VIDA. EXISTE UMA ESTRUTURA CONDICIONAL SUBENTENDIDA NESTA PASSAGEM. NAO NOS ENGANEMOS E ENGANE A NINGUEM E NINGUEM SE ENGANE;;;;; NAO PEGUEMOS VERSÍCULOS ISOLADOS DA BÍBLIA E FAÇAMOS DELE TODA A ESCRITURA; EXISTE TODA UMA EXEGESE A SER COMPREENDIDA, ESTUDADA E APLICADA MESMO QUE ESTAS DEMOREM. É PRECISO CONHECER UM POUCO DA PALAVRA NO SEU ORIGINAL E TRAZERMOS PARA A NOSSA REALIDADE E A REALIDADE EM QUE FOI EMPREGADA.
    (Apocalipse 3:2) - Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
    (Apocalipse 3:3) - Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
    VEJAMOS AS ORDENÇAS ACIMA. ENTÃO PARA JESUS DIRIA PARA VIGIARMOS?? PRQ SE NAO FORMOS FIÉEEIISSSSSSSS, PODEMOS PERDER A COROA DA VIDA. A BÍBLIA SE EXPLICA. CERTAMENTE VOCÊ(S), CALVINISTA(S) SE BASEIAM NA PASSAGEM DE ROMANOS CAPÍTULO 9 ONDE PAULA FALA DE JÁCO E ESAÚ E TAMBÉM NUMA PASSAGEM DE JOÃO ONDE JESUS FALA QUE AQUELES OS QUAIS O PAI DEU, NENHUM SE PERDEU........ EXISTE TODO UM CONTEXTO... AINDA VOU EXPLICAR SOBRE ESSES TEXTOS NA PRÓXIMA. ENTEDEREMOS A INTENÇAO DE PAULO E A FALA DO SENHOR JESUS... E LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR JESUSSSS.

    ResponderExcluir
  189. Anderson Soares de Macaé24 de março de 2011 às 18:26

    Deus é espírito e todo ser vivo tem a sua essência.(sal 104:27-31, atos 17:28) Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem.lc 20:38 Como pode, se no começo ele falou que o homem morreria e agora ele diz que todos vivem? Há contradição na palavra? Não pode. Há sim falta de espírito de sabedoria de Deus.pv 1:23. Eu vos disse que morreríes nos vossos pecados; se não crerdes que eu sou, morrereis nos vossos pecados.jo 8:24 Ora,se em efésios 2:1 fala que estávam mortos nos pecados, como que Cristo poderia falar que estavam vivos? Por acaso Paulo não concordava com Cristo? Não pode, pois nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação,2 pe 1:20 ou seja, não podemos interpretar toda a bíblia por uma pequena parte. Então neste caso estamos tratando de morto-vivo, ou melhor, meio morto como na parábola do bom samaritano.lc 10:25-37. Chegamos a conclusão que os ímpios estão vivos o suficiente para ouvir,(is 42:3,5 e 55:7)pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos. (1 pe 4:6 e 3:19)Então, voltando ao começo, se Deus falou que morreríamos, como é que estamos vivos para ele? Tá claro que ele falou do corpo carnal que é pó e em pó te tornará. Mesmo o homem alimentando a carne, ela não é eterna, mas se ele alimentar o espírito, nunca morrerá espiritualmente. O espírito é que tem vida, mas a carne já morreu.(dt 8:3, jo 6:63) Jesus veio salvar os vivos e não os mortos,ou seja, o espírito, e não a carne. Ele veio nos resgatar e não nos enterrar. Ele veio trazer vida, e vida em abundância, não os matar para depois lhes dar vida, pois se assim fosse o espírito morreria e teria parte na segunda morte, que é eterna. Ele não apaga o pavio que fumega. Diante disso, como pode alguém dizer que todos precisariam ressuscitar primeiro para poder ouvir, como se a nossa regeneração viesse antes da ressurreição de Cristo? Mas ela fala que seriam todos ensinados por Deus para nos dar a entender que o homem pode ouvir, crer e conhecer antes da regeneração. Como pode a regeneração vir antes da fé, caso contrário o homem seria salvo pela graça irresistível, já não mais pela fé. Será que o exemplo de vida do Pai aqui na terra, sua experiência,testemunho, morte e ressurreição não foi suficiente para fazer com que o homem desejasse a natureza divina e cresse na vida eterna(Jesus),a tal ponto que ele tivesse que criar o homem novamente? Assim eu estaria diminuindo o sacrifício de Cristo e a sabedoria de Deus, dizendo que ninguém poderia acreditar numa loucura dessa. Também estaria dizendo que o homem foi um erro técnico, que precisaria ser destruído para fazer de novo. Se o seu espírito estivesse morto, ele não seria criação espiritual,mas material. Tudo de bom vem de Deus. Será que a vida espiritual é tão pior que a vida carnal que o homem não pode escolher a Deus? A carne sim, nunca vai preferir a Deus, pois ela não tem vida. Quem ama a sua vida, perdÊ-la-á,mas quem odeia a sua vida neste mundo, guardá-la-á para a vida eterna, ou seja, quem aceita morrer para o mundo e viver para Deus que é o domínio das exigências da carne que se move pelo espírito. veja como Naamã procurou ficar limpo da lepra, como uma prefiguração da regeneração espiritual de hoje.Veja que naquela época a palavra ainda não era viva para muitos.(2 rs 5:1-27) O fim objetivo da nossa fé é a salvação preparada para se revelar no último dia.(1 pe 1:5-9) Não podemos obrigar a Deus a nos salvar agora, pois a nossa fé será provada até a regeneração.

    ResponderExcluir
  190. Caro Anderson:

    O debate tá bom, mas infelizmente vc deixa claro a voz que prefere ouvir. Algumas frases suas, lamentavelmente, deixam isso muito claro, contudo, é a voz do arminianismo que vc parece conhecer bem. Não estás sozinho, mas, em minha opinião, escolhestes a voz errada para ouvir. Veja o que vc diz:

    ....”Chegamos a conclusão que os ímpios estão vivos o suficiente para ouvir... o seu espírito estivesse morto, ele não seria criação espiritual,mas material...Jesus veio salvar os vivos e não os mortos,ou seja, o espírito, e não a carne....neste caso estamos tratando de morto-vivo, ou melhor, meio morto como na parábola do bom samaritano”.

    Seu texto deixa muito claro uma coisa: o homem não morreu espiritualmente. Abaixo, já marcada , sua opção de voz escolhida:

    ( ) Deus disse: "certamente morrerás" (Gn 2:17).

    ( X ) Satanáz disse: "É certo que não morrereis" (Gn 47).

    Outros comentários:

    “Tá claro que ele falou do corpo carnal que é pó e em pó te tornará” (É TÁ MUITO CLARO MESMO. QUANDO PAULO DISSE “ESTANDO VÓS MORTOS EM VOSSOS DELITOS E PECADOS” ele estava num cemitério falando para um bocado de morto (morte física) não foi? Estou impressionado como você esclareceu mesmo..rs).

    “A carne sim, nunca vai preferir a Deus, pois ela não tem vida” (AGORA FOI QUE DEU MESMO!..RS. Como é que você digitou esse seu comentário? Com seu dedo espiritual foi?..rs).

    “Não podemos obrigar a Deus a nos salvar agora, pois a nossa fé será provada até a regeneração” ( QUANTO TEMPO VOCÊ CONSEGUE FICAR SALVO? DEUS DEVE TER MUITO TRABALHO CONOSCO: TIRA O NOME DE ANDERSON DO LIVRO, BOTA DE NOVO, AGORA TIRA DE NOVO, AGORA BOTA.....PENSEI QUE DEUS É QUEM FOSSE SOBERANO, MAS VOCÊ O REDUZ A UM MERO JORNALISTA QUE SE LIMITA A REGISTRAR OS ATOS SOBERANOS DO HOMEM). Acho que Deus esqueceu de dizer aos escritores bíblicos que a REGENERAÇÃO não fica pra o final. Vê aí: Tito 3.5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.1 Pedro 1.23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

    ResponderExcluir
  191. CARLOS ANTOLIV....
    VEJE BEM. OUÇA.
    NAO SE PODE ATRIBUIR LIMITAÇÕES HUMANA A LIMITAÇÕES DE DEUS. DEUS É ILIMITADO. SERIA COMPLICADO PARA UM SER HUMANO TIRAR, COLOCAR, TIRAR, COLOCAR UM NOME NO LIVRO. AGORA PARA DEUSS, CLÁRO, ÓBVIO, COM TODA ABSOLUTA CERTEZA ELE OPERA DE FORMA QUE NAO PODEMOS IMAGINA. QUANDO COMEÇAMOS LER GÊNESIS, LOGO NO COMECINHO, A GENTE PODE SE DEPARAR COMO DEUS CRIOU O CÉU E A TERRA.
    >>>>>>> FOI PELA PALAVRA!<<<<<<<<<< RSRS... É MEU AMIGO. PELA PALAVRA, VOU VC ACHA QUE DEU CONTRATOU UM ENGENHEIRO CIVIL, AMBIENTEAL, UM AGRICULTOR, LAVRADOR...??? E A PASSAGEM DE TITO CITADA POR ti, quer dizer simplesmente que dependemos do ESPÍRITO SANTO. DEUS nao nos nos concedeu a salvação por obras de justição porq com certeza nao seríamos sinceros diante de DEUS. MISERICÓRDIA nessa passagem está relacionada a uma segunda chance(quantas segunda chance). vc agora cismou com Gn..RSRSRSRS.... NAO ISOLE VERSÍCULO, IRMÃO, isso chama-se heresia. Lembra? Texto sem contexto é um pretexto para "heresias".
    Bom, leia tudo o que escrevi e certamente vc entenderá o que DEUS quer te dizer.

    ResponderExcluir
  192. VEJE NÃOO! RSRSR..
    VEJAA!!!!

    ResponderExcluir
  193. Caro Carlos:

    Apesar de entender tudo errado vc é legal..rs.
    Cismei com Gêneses foi?..rs. É que entender a condição do homem pré e pós queda é essencial para entender a doutrina da salvação. Se não entender direitinho não adianta avançar nem um milímetro. É abase de uma construção, por isso insisto tanto. Ou seja, para saber qual remédio o médico vai receitar é preciso saber a doença e seu grau de gravidade. Definir se o pecado matou ou não o homem espiritualmente é importantíssimo. Só te dou uma dica: os maiores estudiosos da bíblia (só pra citar alguns: Agostinho, Calvino, Lutero, Puritanos, Loyd Jhones, Spurgen, Berkoff, Hodgie) acreditavam que com o pecado o homem morreu espiritualmente. Tô bem acompanhado ou não? Agora quem pensa como você: Pelágio (considerado herege), Arminius (considerado herege pelo parlamento holandês) e mais meia dúzia de hereges. Irmão...sai desse time de hereges...rs.

    ResponderExcluir
  194. Carlos:

    Como vc é fã incondional de Malafaia, gostaria que comentasse nosso artigo: "Não contribua com programas de TV nem com movimentos paraclesiásticos"

    ResponderExcluir
  195. CARLOS ANTOLIV..............
    KKKKKKK...rsrs...
    Eu nao sou fã de Malafaia não... sabia? Já fui, mas isso tem tempo, bastante tempo; mas a medida que a gente vai conhecendo as coisas como elas realmente são, então, passamos a ter uma outra visão do que são aquilo que nao era pra ser(espero entenda). Eu disse que vc cismou com Genesis prq o contexto que vc tirou está um pouco fora do "contexto" na sua essencia. Entendo o que vc quer quis e quer dizer, mas..........................
    Respeito a tua opinião, mas farei um estudo sobre o versículo de Gênesis que fora citado por ti. Cara, uma vez eu vi o Mike Murdock e Silas Malafaia....rsrrsrsr... era melhor eu nao ter visto. Pensei que era um tipo de circo. Não tenho nada contra a teologia da properidade, mas tocar no emocional da pessoa e pedir 10.000,00 de oferta e ainda tem mais... esta podia ser parcelada em 12 vezes. Para receber a benção tinha que ofertar. Creio sim em dízimos e ofertas, mas nao crio em emocionalista, o próprio CRISTO deu exemplos como a viúva pobre; esta deu tudo o que tinha, mas de coração e sabia o que estava fazendo.
    Não gostei muito nao. Estou dizendo isso para vc entender que nao sou arminiano, isso gera algo extra bíblico. Antes de conhecer tais teorias eu conheci primeiro a Bíblia e comecei a estudá-la. Tb tinha visto a teoria de Calvino, só que muito me perturbou prq uma coisa nao estava coincindo com outra e isso tava me deixando sem dormir, até que estudei um pouco mais e pude compreender as passagens difíceis sobre o tema Eu pensava "como pode a passagem de Romanos 9 dizer uma coisa e a bíblia inteira dizer outra","será que a bíblia está se contradizendo?". Então pude entender no original o que as passagens realmente dizia. Paulo estava explicando exatamente isso. Ele estava se referindo aos Adonitas. É simples de se compreender quando se busca conhecer. Já até comentei sobre isso aqui.
    MAS A GRAÇA DE ESTARMOS AQUI NO DEBATE É QUE PODEMOS CONHECER MELHOR UM AO OUTRO.
    MAS ACIMA DE TUDO PEÇO PARA QUE DEUS VENHA NOS ABENÇOAR E NOS GUIAR PARA CONHECERMOS O QUE DIZ SUA VOZ TODOS OS DIAS.
    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  196. Em primeiro lugar, os meus parabéns pelo brilhantismo apresentado pelo Carlos Antoliv. Parabéns, também, ao filósofo pela persistência. Dura pedra em água mole tanto fura até que bate... rsrs

    No entanto, acho uma besteira essa divisão que fazem entre calvinistas e arminianistas, porque há pensamentos que misturam parte dos dois pensadores, lembrando que eles não detêm os direitos de “todas” as doutrinas.

    Por exemplo, apesar de o teólogo calvinista J. I. Parker, principalmente, ensinar sobre os dons, não vemos sua prática no cotidiano dos presbiterianos, principais representantes do calvinismo.

    Assim, creio que o calvinismo se preocupa em demasia com o mundo das idéias, a ortodoxia, deixando a práxis de lado.

    Também há sérios desvios doutrinários no calvinismo, como o batismo infantil, por exemplo, prática que não encontra nenhum respaldo bíblico. O único fundamento em que se baseiam é a circuncisão, mas lembro que Abraão creu antes de se circuncidar. Ao batizar uma criança, esta ainda não possui a capacidade de crer.

    Quanto ao Pastor Silas Malafaia, vejo nele um homem de Deus e quem o conhece sempre frisa sua bondade para com todos. Penso que muitos confundem a personalidade aguerrida do Pr. Silas e sua pregação para acusá-lo, mas tais acusadores se esquecem de suas virtudes. Quando o acusam de mercenário, são injustos porque não devemos olhar para o patrimônio de nossos líderes e acusá-los de extorquir os outros, sem uma investigação séria. Muitos não sabem que o Pr. Silas progrediu muito com a sua editora e que faliu 7 vezes antes de “pegar o jeito”.

    ResponderExcluir
  197. Anderson Soares M. de Macaé RJ28 de março de 2011 às 13:34

    Prezado Filósofo Calvinista : O debate tá muito bom, porque felizmente eu deixo claro a voz que prefiro ouvir. Algumas frases deixam claro, contudo, que é a voz de Deus que procuro conhecer bem. Não estou sozinho, mas na minha opinião escolhi a voz certa para ouvir. Veja como você entende o que eu digo : "chegamos a conclusão que os ímpios estão vivos o suficiente para ouvir"Vc-os ímpios estão totalmente surdos(fisicamente)."se o seu espírito estivesse morto ele não seria criação espiritual,mas material"VC-O espírito do homem morreu e ele é um robô japonês,não tem espírito."Jesus veio salvar os vivos e não os mortos,o espírito e não a carne"VC-jesus veio salvar os cadáveres do cemitério e não os vivos,dar vida aos defuntos e matar os espíritos. Da pb do bom samaritano nem vou comentar, pelo visto não estendeu nada. Mas o meu texto,e todos os outros,deixa muito claro uma coisa: O homem morreu no pecado e depois morreu fisicamente,porem ficou vivo por um tempo porque o espírito do homem que faz a carne de mover permaneceu nele. Adão viveu 930 anos,e morreu. .gn 5:5. (X)Deus disse:"certamente morrerás" ( )satanás disse:"é certo que não morrereis" (X)Filósofo cal. disse o que Anderson não disse:"é certo que não morrereis" Veja a voz de quem vc está representando. Quero que este debate seja para alcançar a verdade e não distorcê-la. (Estou impressionado como vc entende claramente mesmo..rs)Na interpretação do "estando mortos em vossos delitos e pecados",vc disse que eu disse que Paulo estava num cemitério falando para um bocado de morto físico,não foi? É..rs Vejo que vc enxerga a morte física e já é um bom começo pra entender que os vivos físicos podem ouvir, sem que sejam regenerados primeiro. Todo aquele que "ouve a minha palavra"(entendimento mental,razão) e "crê"(fé do coração) naquele que me enviou "tem a vida eterna"(as exigências dos mandamentos) e não entrará em condenação,mas "já passou da morte para a vida"(obediência à palavra,ação).Veja aí as três partes do homem: corpo, alma(emoção,coração) e espírito(mente,raciocínio,projeto), significando que ao homem basta crer. Deus nunca vai fazer o que o homem pode fazer. A bíblia diz que o evangelho é pra ser pregado em todo o mundo,afim de que todos ouçam,mas só os pequeninos vão ser receptivos,pois a eles aprouve a Deus revelar as coisas espirituais. Alguém pode ser o homem mais sábio do mundo,mas ao receber a palavra ele se torna tão ignorante para o espírito como um recém-nascido. Deus escolhe quem é e quem se torna um pequenino. Aí está a eleição. Os calvinistas sempre usam esse versículo de efésios 2:1 para basear sua doutrina. Alguns estudiosos da bíblia sempre usam este termo:"morte espiritual",o que não está muito bem colocado para se entender a morte no pecado,pois se o espírito do homem morrer,o corpo também vai,pois é o espírito que faz o corpo se mover. tg 2:26 e ec 12:7 A bíblia não usa esse termo,mas: morto no pecado, corpo da morte, lei do pecado e da morte, carne do pecado, viver segundo a carne, desgarrados, infrutíferos, inúteis, perdidos e assim por diante. Deus criou o homem para ser eterno tanto no corpo quanto na alma,mas ao desobedecer o seu corpo perdeu a eternidade. Entenda, o espírito do homem julga o mundo físico e as sensações da alma, a alma sente as sensações do mundo exterior e o corpo interage com com o mundo físico. É através do corpo que a alma pode participar desta vida,desfrutando ou sofrendo, mas ao sair as atenções dela se voltam para o mundo espiritual. Assim é o homem espiritual,vive aqui, mas a suas atenções estão voltadas para Deus. CONTINUAR NO PRÓXIMO

    ResponderExcluir
  198. Anderson Soares marinho de Macaé28 de março de 2011 às 13:57

    Bem que o Malafaia falou que se ele fosse comentar sobre o assunto teria que escrever um livro. Já me arrependi de ter entrado nesse debate, os meus oponentes são de coração duro,nunca vão se convencer..rs A morte no pecado é quando o seu espírito não pensa nas coisas de cima e nem imagina que existam, vive pra agradar a carne e obter as coisas desta vida. Não vive para o seu espírito(homem interior), mas para o corpo exterior. Só pensa em beleza e exibição e não tem um fruto espiritual que Deus possa achar. Já está determinada para a carne a sua ida ao pó, ela não tem vida em si mesma, é morta como uma pedra e só será desligada quando o espírito sair dela. Ela é o canal da emoção da alma, que quando sair do corpo sentirá totalmente o mundo espiritual como ele é, tocando o que antes nunca havia tocado e nunca mais voltará à terra. Quem nasce de novo consegue ver esta realidade. A carne sim está totalmente depravada, não ouve, não tem sentidos, não pode crer,se arrepender,buscar a Deus,enfim,fazer qualquer coisa para Deus por si mesma. Não é de se admirar que os ídolos são muitas vezes feitos de barro e madeira. A carne é como um ídolo,pura pedra,que o homem adora inconscientemente ou consciente fazendo as suas vontades. Deus não lida com uma carne morta,mas com a razão do espírito do homem, com a sua inteligência que pede um sinal, uma prova, uma manifestação mais concreta de Deus como a bíblia por exemplo,e só assim o homem vai poder se submeter a Deus se chegando com fé. Antes ele se submetia a carne e se fazia igual a ela,morta, porque ninguém havia vindo do Espírito, com o testemunho do Espírito escrito num livro, contando o que havia no Espírito, e voltando para o Espírito vencendo a morte da carne e nos convencendo a viver para o Espírito enviando o seu Espírito de poder e cumprindo todas as promessas do livro, deixando muitas testemunhas oculares, as quais nenhuma se perdeu, exceto o filho da pedição. Você se faz igual aquilo que vc obedece, se a carne,morto, se ao espírito, vivo. Um corpo na sepultura tem menos mal do que um corpo se movendo como instrumento do pecado. E quando Paulo fala "mortos no pecado", ele se referia mesmo aos corpos. (Puxa..rs fiquei impressionado com vc..rs Como que vc entendeu todo esse meu comentário..rs foi a sua mente espiritual foi?..rs E a outra parte que diz:"Nos vivificou" Significa que ao ressuscitar Jesus nos deu uma prova concreta para que todos possam crer que, como Ele ressuscitou, também podemos nos ressuscitar no último dia se vivermos para o Espírito. Será que para alguém crer precisa tocar no corpo de Jesus como Tomé, mas ele fala bem aventurados os que não viram e creram. Agora, prezado calvinista, todos podem voltar suas atenções para o Espírito, deixando as vontades da carne. E nós como luz do mundo temos essa missão de esclarecer essas verdades em suas mentes com a ajuda do E.S. O novo nascimento é como um abrir de olhos. Nicodemos ficou impressionado com os sinais que Jesus fazia,e como ele conhecia bem a lei de Moisés através do espírito do conhecimento humano, raciocinou que não havia lógica de Jesus não ser de Deus e disse: Bem sabemos que vens de Deus. Ele era mestre da lei, mas não tinha experiência com o Espírito Santo. O novo nascimento é o primeiro contato que o homem tem com Deus. Assim como através do seu corpo vc vai sentir o mundo físico, através do seu espírito vc vai sentir o mundo espiritual, onde não há dor,cansaço,como disse Isaías que viu a glória de Deus:"Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. CONTINUAR NO PRÓXIMO

    ResponderExcluir
  199. Anderson Soares M. de Macaé rj28 de março de 2011 às 14:16

    Para alcançar esse novo nascimento a pessoa tem que primeiro ouvir(só estou repetindo o que já falei nos outros comentários),entender, crer, obedecer e desejar ter esse batismo com fogo. A essas alturas a palavra de Deus está lavando o seu espírito, pois o Espírito Santo não habita no pecado. A falsa doutrina da graça irresistível do calvinismo diz que antes de tudo isso a graça regenera o espírito dos escolhidos. Como se a graça de Deus compactua com o pecado, mas se alguém contaminado se aproximar será morto. Veja que Jesus só soprou o Espírito Santo sobre os apóstolos e disse recebei-o, depois de ter ressuscitado, e os outros receberam mais tarde no dia de pentecostes para serem suas testemunhas. Repare que Tomé não recebeu com os apóstolos porque ainda não havia crido. Prezado filósofo calvinista, estou procurando e acho que Deus esqueceu de dizer aos escritores bíblicos que a regeneração é antes de crer. Primeiro somos lavados pela água da palavra e depois renovados pelo Espírito Santo com fogo, como no v. 5 de joão 3. Quem tem nova vida só pensa nas coisas de Deus, como esse comentário que o Espírito Santo revelou ao meu espírito, mas antes de crer não recebia nenhuma revelação, pois não o conhecia pessoalmente,conhecia de ouvir falar mas não o sentia nem a capacidade do seu poder, mas quando eu soube que se eu o buscasse iria encontrá-lo, fiz um teste e vi que o Senhor é bom. Olha, procurei na bíblia uma profissão que Deus não tenha e eu não a encontrei. Vc encontrou filósofo calvinista? Vc disse repórter?..rs Foi?..rs..rs certamente você está enganado como sempre, pois foi ele mesmo quem falou que não há nada oculto que não haja de se revelar. Veja ap 20:12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. Abriu-se outro livro que é o da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Eu acho, não entendi muito bem o que vc disse, que Deus é um mero jornalista que se limita a registrar os atos soberanos do homem..rs..rs SATANÁS DISSE A MESMA COISA, mas na minha opinião é inveja, bem que satanás queria ser um jornalistazinho aí como Deus em apocalipse. E pra fechar, a regeneração que eu falei no final do outro texto, não é a do espírito, mas a do corpo, no último dia. Regenerar é tornar a gerar. Você sabia que a terra está grávida? E vai dar à luz um filho, aliás dois, um Deus vai amar e o outro Deus vai odiar como em romanos 9. Prezado Calvinista, Sabe porque o Silas Malafaia não explicou vs por versículo? Porque assim ele teria que fazer um livro. Viu como efésios 2:1 usou um grande número de palavras para uma pequena parte de seu comentário. Mas é assim mesmo. A sabedoria de Deus é
    profunda demais, mas tem alguns que não sabem mergulhar, ficam no rasinho, é mais cômodo. Me perdoa qualquer coisa.

    ResponderExcluir

Divulgue meu Blog no seu Blog