Páginas

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

O PERIGO DA SECULARIZAÇÃO DA IGREJA - 4/8

DEFININDO A SECULARIZAÇÃO:

Tecnicamente SECULARIZAR significa tornar LAICO, NÃO RELIGIOSO.

Durante 11 séculos - do século V, com a chamada PRETENSÃO PETRINA, até o século XVI-, com a Reforma Protestante, no Ocidente, a Igreja Católica Romana dominou todas as áreas do saber: TEOLOGIA, CIÊNCIA, ARTES, CULTURA. Todas as áreas recebiam INFLUÊNCIA e DIRECIONAMENTO diretos da Igreja, do Clero, do Papa.

Com o advento da MODERNIDADE esse estado de coisas mudou completamente. A igreja deixou de ditar as REGRAS. Agora, a ideia é que a CIÊNCIA passe a nortear todas as áreas do saber, inclusive a teologia.

O Ocidente então deixou de ser um “mundo religioso” e passou a ser um “mundo laico”.

O RENASCIMENTO, a REFORMA PROTESTANTE e o ILUMINISMO tiveram uma participação fundamental para que houvesse essa laicização do mundo ocidental. 

Pesquisas recentes nas obras de MAX WEBER identificaram que os dois fatores mais importantes para a SECULARIZAÇÃO, LAICIZAÇÃO DO OCIDENTE foram os seguintes: A CIÊNCIA e a atuação dos PURITANOS do século XVII, principalmente, que promoveram, como um golpe fatal na "magicização", o que Weber chama de DESMAGICIZAÇÃO da sociedade.

DEFININDO A SECULARIZAÇÃO DA IGREJA:

Notem: UMA COISA É SECULARIZAR A SOCIEDADE, que implicou em destronar o Catolicismo Romano, o Papa. Isso possibilitou o desenvolvimento das artes e da MEDICINA, por exemplo. A igreja não permitia sequer DISSECAR o corpo humano para estudos na área de medicina. Portanto, em alguma medida essa SECULARIZAÇÃO DO OCIDENTE foi importante e necessário.

MAS, OUTRA COISA COMPLEMENTAMENTE DIFERENTE É SECULARIZAR A IGREJA.

Claro que a proposta aqui é entender o que significa A SECULARIZAÇÃO DA IGREJA, para, assim, tentar combatê-la.

Então, nesse sentido, SECULARIZAR A IGREJA É TORNÁ-LA IGUAL AO MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog