Páginas

domingo, 24 de setembro de 2023

DESIGN INTELIGENTE, CRIACIONISMO E REVOLUÇÃO CIENTÍFICA - 1/3

 

Thomas Kuhn, importante filósofo da ciência, numa obra cujo título é "Estrutura das Revoluções Científicas", defende que, em períodos do que ele chama de "CIÊNCIA NORMAL" a ciência se move dentro do que ele denomina de PARADIGMA, que são MODELOS, PADRÕES ou orientações gerais da comunidade científica que, de certa forma, conduzem e orientam as pesquisas. Ele defende também que o progresso da ciência não é uma constante, mas acontece por meio de "REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS".

Por exemplo, na comunidade científica existe um PADRÃO, um MODELO, um PARADIGMA sobre a ORIGEM DO UNIVERSO e sobre a origem do HOMEM, de forma que direciona todas as pesquisas sobre esses temas. Qual é esse PADRÃO, esse PARADIGMA?

PARADIGMA DA ORIGEM DO UNIVERSO: a "Teoria do Big Bang", elaborada no início do século XX. Em linhas gerais, descreve a origem do nosso Universo a partir de uma grande explosão que ocorreu há aproximadamente 14 bilhões de anos.

PARADIGMA DA ORIGEM DO HOMEM: a "Teoria da Evolução", fruto das pesquisas do cientista inglês Charles Robert Darwin, realizadas no século XIX. Em linhas gerais, a ciência defende que os seres humanos evoluíram a partir de um ancestral comum com os chimpanzés, entre 5 e 7 milhões de anos. 

Essa ideia é muito mais antiga que Darwin: um filósofo pré-socrático chamado Thales de Mileto, que viveu a aproximadamente 625 a.C. já defendia uma ideia com características parecidas. Portanto, cerca de 2.460 anos antes de Darwin ele já defendia que somos fruto da evolução de outra espécie. Segundo ele, a vida teve origem na água e o homem teria evoluído de um ancestral anfíbio. Darwin trocou o o bicho e ficou famoso.

Isso é o que ciência defende, de forma geral. Esse é o PADRÃO, o PARADIGMA que norteia praticamente todas as pesquisas científicas, quanto a ORIGEM DO UNIVERSO o Big Bang e quanto a ORIGEM DO HOMEM a teoria da evolução.

E aqueles que creem na bíblia? Como ficam e como se posicionam diante desse PARADIGMA CIENTÍFICO?  

Esses PARADIGMAS CIENTÍFICOS entram em colisão frontal com o que a bíblia ensina, tanto acerca da ORIGEM DO UNIVERSO quanto da ORIGEM DO HOMEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog