Páginas

terça-feira, 18 de abril de 2023

A FORMAÇÃO DA DEMOCRACIA MODERNA: A contribuição das ideias religiosas dos puritanos no século XVII – DEFESA DA TESE 6/6

No quarto capítulo abordamos as CONSEQUÊNCIAS INDIRETAS DA ATUAÇÃO POLÍTICA DOS PURITANOS

Neste capítulo abordamos algumas consequências indiretas do envolvimento dos puritanos com a política, a exemplo da formação dos EUA, que se deu por conta da migração dos puritanos da Inglaterra, que fugiam das severas perseguições da coroa inglesa, especialmente sob a rainha Mary, que ficou conhecida como “a sanguinária”, além de outros monarcas, porque, como vimos, a relação dos puritanos com a monarquia sempre foi uma relação conflituosa, via de regra.

No novo mundo, a democracia não está oculta na noite dos tempos ou nos desígnios da Providência. Ela foi trazida pelos imigrantes, puritanos da Nova Inglaterra [...], como princípio religioso fundador da nova pátria (FURET In: TOCQUEVILLE, 2005, XXIV).

Também neste capítulo tratamos sobre a contribuição dos puritanos à educação, também como uma consequência indireta da sua atuação política. Uma das principais contribuições dos puritanos para a educação superior, foi o lançamento da “pedra fundamental” da Universidade de Harvard, o Harvard College, (1636), considerada pelo Academic Rankings of World Universities como a melhor universidade do mundo.

O zelo puritano pela profundidade intelectual na pregação tomou várias formas. Uma era a preocupação por um clero academicamente educado. A causa para a fundação do Harvard College, apenas seis anos após a chegada dos puritanos em Massachussets, foi o ‘pavor de deixar um ministério inculto às igrejas, quando nossos atuais ministros repousarem no pó’ (RYKEN 2013, p. 172).

Ainda abordamos sobre os puritanos e a filosofia e sobre como eles ajudaram a criar uma atmosfera favorável ao desenvolvimento científico, além de sua atuação até mesmo na restauração de uma monarquia a partir de 1660 e da chamada Revolução Gloriosa, de 1688, que introduziu importantes modificações na monarquia e que acabou por consolidar e ratificar o governo democrático na Inglaterra.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por fim, relembramos Rubem Alves, que em sua “Filosofia da Ciência”, resgata uma frase utilizada por Karl Popper no seu livro “A lógica da investigação científica” que, de uma maneira ou de outra, representa todo aquele que se aventura na difícil missão de pesquisar e de escrever sobre os resultados de sua pesquisa. Diz aquela epígrafe: “teorias são redes; somente aqueles que as lançam pescarão alguma coisa". “Redes” foram lançadas; “pescamos” “alguma coisa” importante. Trabalhamos para construir as “redes” adequadas para “pescar” o que deveria ser “pescado” e deixar passar o que deveria ser deixado passar, no que diz respeito à “contribuição dos puritanos para a formação da democracia moderna”.       Contudo, assim como ocorre na maioria das pesquisas, “alguma coisa” deixou de ser “pescada” e “alguma coisa” que deveria passar deixou de “passar”, com e por entre as “malhas” de nossas “redes”. Por tudo isso, estimulamos que outros pesquisadores se debrucem sobre a atuação política dos puritanos e não apenas sobre sua produção teológico-doutrinária. Que livros abordando a atuação política dos puritanos sejam traduzidos, produzidos e disseminados, como ocorreu com os livros teológicos. Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog