Páginas

domingo, 20 de novembro de 2022

DEFENDENDO A COSMOVISÃO CRISTÃ A PARTIR DAS DOUTRINAS DA CRIAÇÃO, QUEDA E REDENÇÃO - 1/3


DEFININDO COSMOVISÃO:

Cosmovisão não é uma ideia, não é uma teoria, não é uma crença em que se possa crer. É algo anterior a tudo isso. É uma construção coletiva, não intencional, sintética, ampla, abrangente e já estão dadas. Alguém já definiu cosmovisão como “lentes para enxergar o mundo”. Note: é algo que vem antes da ideia de mundo que você terá e que afetará, necessariamente, a visão de mundo que você terá. É uma boa definição. Gosto de pensar na cosmovisão, também, como uma estrada, que apontará o destino que você vai seguir. Note, novamente: é algo anterior à sua viagem. Dependendo da estrada que você pegue ela te levará a lugares diferentes. A cosmovisão afeta, naturalmente, necessariamente, suas percepções, suas escolhas.

TIPOS DE COSMOVISÕES:

Abraan Kuypper (1837-1920), costumava apontar a existência do que ele chamava de “sistemas de vida”. Um sistema é uma cosmovisão ampla que engloba o que você pensa acerca do homem, de Deus e do mundo. Diz ele:

 

Dois sistemas de vida estão em combate mortal.  De um lado o Modernismo (que envolve ateísmo, secularismo, feminismo) comprometido em construir um mundo próprio a partir de elementos do homem natural, e a construir o próprio homem a partir de elementos da natureza”, do outro, o cristianismo (KUYPER, 2002, p.19). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog