1 A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NA TRANSFORMAÇÃO DA CULTURA OCIDENTAL
Sobre a importância do cristianismo para a formação da cultura ocidental (ANTIBARBÁRIE), Christopher Henry Dawson (1889-1970), considerado o maior historiador de língua inglesa do século XX, em sua obra “Criação do Ocidente”, afirma:
O início da cultura ocidental pode ser detectado nessa nova comunidade espiritual que surgiu das ruínas do Império Romano, em razão da conversão dos bárbaros do Norte à fé cristã [...]. Ambrósio, Agostinho, Leão e Gregório - foram, concretamente, os pais fundadores da cultura do Ocidente [...]. Foi somente por meio do cristianismo e dos elementos que vieram de uma cultura superior, transmitidos pela ação da Igreja, que a Europa ocidental adquiriu sua unidade e forma” (2016, p.50-51).
A análise da pesquisa de Weber tem demonstrado que ele entendia que a “modernização” do Ocidente se dá PELA INFLUÊNCIA DOS PURITANOS DO SÉCULO XVII
O tempo da Reforma ou, mais precisamente, o período que se seguiu à Reforma, sobretudo o século XVII, é importante [...] pois efetua uma transformação – a partir de dentro. Essa transformação adiciona uma nova linha ao padrão ocidental de desenvolvimento. Ao fazer isso, tal transformação cria uma das precondições históricas do desenvolvimento cultural moderno [...]. Essa é a razão pela qual o protestantismo tem importância histórica (PIERUCCI, 2013, p. 256).
2 A IMPORTANCIA LUTERO E CALVINO E OUTROS REFORMADORES PARA A EDUCAÇÃO
O protestantismo já nasce com uma necessidade de propagar a educação e o ensino. Afinal, de nada adiantaria traduzir a bíblia para a linguagem do povo se ele não soubesse ler.
Sem educação e ensino, certamente, o esforço heroico de homens como Lutero, que traduziu a bíblia para o alemão, e de Willian Tyndale (1494-1536), que traduziu a bíblia para o inglês, não teria tido a dimensão que teve.
A própria Reforma Protestante foi gestada dentro das salas de aula da universidade de Wittenberg, na Alemanha, através dos muitos debates de Lutero com seus alunos e colegas professores. Vale ressaltar que Lutero era um homem da academia, tendo obtido o grau de doutor em 1512.
Em 1536, CALVINO elaborou um plano que previa a criação de escolas para todas as crianças da cidade. A escola seria para meninos e meninas e as crianças pobres teriam ensino gratuito. Ali nasceria a primeira escola primária obrigatória da Europa.
Em 1559 Calvino criou a Academia de Genebra. A intenção era criar uma grande universidade, mas, por conta do pouco recurso financeiro que a cidade dispunha, não foi possível. No currículo da Academia de Genebra constava o ensino de leitura, escrita, retórica, música e lógica.
Outra importante contribuição do protestantismo, para a educação, foi a famosa obra “Didática Magna” de João Amós Comênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário