TEXTO
BÁSICO: Deuteronômio 5:14-15 e Êxodo
20:8-11
Guarda o dia de
sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum
trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua
serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o
estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva
descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo
na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e
braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia
de sábado (Deuteronômio 5:14-15).
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou (Êxodo 20:8-11).
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou (Êxodo 20:8-11).
INTRODUÇÃO:
Na
história do povo de Deus vemos muitas vezes o povo sendo CHAMADO, CONVOCADO a
voltar-se para Ele.
Lembremos
do tempo de José, quando o povo ainda estava dividido entre servir a Deus e a
outros deuses e o Deus Soberano, Criador e Preservador de todas as coisas, por
meio de Josué, disse:
Porém, se vos
parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a
quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos
amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR (Josué
24:15).
Lembremos também do próprio Senhor Jesus que
convoca o seu povo a tomar uma postura muito clara. Diz ele: “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus
6:24).
Seguir a um Senhor pressupõe obedecer aos
seus preceitos. Por mais que Deus seja longânimo um dia chamará seu povo à
ordem, como ocorreu no tempo de Josué e em tantos outros momentos registrados
nas Escrituras Sagradas.
A nós nos parece que vivemos um tempo de
chamar o povo de Deus à ordem em relação ao Dia do Senhor.
ELUCIDAÇÃO:
Os dois textos acima, que servirão de base
para nossa exposição, tratam sobre o mesmo assunto: A GUARDA DO SÁBADO ou do SHABBATH, que quer dizer DIA DE DESCANSO.
Antes que alguém possa dizer que isso é um
assunto que ficou circunscrito ao VT, precisamos relembrar que a LEI de Deus é
dividida em três partes:
a) LEI
CIVIL: são aquelas leis que serviam exclusivamente para o bom funcionamento do
Estado de Israel enquanto nação. Nós não estamos
obrigados a seguir essa parte da Lei;
b) LEI
CERIMONIAL: São aquelas leis religiosas que serviam para organizar os ritos
cúlticos de Israel e que apontavam para Cristo, como que “sombras das coisas que haviam de vir” (Col
2:17). Eram
as festas, os sacrifícios sanguinolentos e todos aqueles ritos do VT, que
apontavam para Cristo, que eram uma espécie de “tipo” de Cristo. Nós também não estamos obrigados a essa parte da Lei.
c) LEI
MORAL: São aquelas Leis que servem para ordenar o nosso relacionamento com Deus
e com nosso próximo. Percebam que a própria natureza do objetivo dessa parte da
Lei já deixa claro que ela está em pleno vigor ainda hoje. É a parte da Lei
resumida nos dez mandamentos. Estamos absolutamente
obrigados a obedecer essa parte da Lei de Deus. Do contrário poderíamos
“matar, roubar, adulterar” e nada disso se constituiria pecado.
O quarto MANDAMENTO dessa LEI MORAL, aquela
que ainda está em pleno vigor, consiste em RESERVAR, GUARDAR um dia
inteiro a cada 6 trabalhados, para:
a) Nosso próprio descanso, do corpo e das atividades cotidianas;
b) Maior dedicação ao Senhor.
Já aqui percebemos algo muito importante: A
GUARDA DO SÁBADO OU SHABBATH NÃO DEVE SER UM FARDO PESADO DE CARREGAR. Pelo
contrário, é, antes, um bálsamo, um alívio, um grande privilégio concedido por
Deus.
É bem verdade que os intérpretes da Lei
acabaram por transformar algo que foi estabelecido para o bem do homem em algo
muito custoso, sofrido, enfadonho de ser cumprido. Jesus, porém, trouxe de
volta a interpretação correta do assunto, quando ensina: “O sábado foi estabelecido por causa do homem,
e não o homem por causa do sábado (Marcos 2:27)”. Precisamos
resgatar essa interpretação da Lei de Deus.
Mas, notem: é para nosso deleite e para nosso
bem, porém há uma dimensão de obrigatoriedade também. Afinal, é um MANDAMENTO da
Lei Moral de Deus.
Gosto de pensar esse MANDAMENTO como a Lei de trânsito que obriga o motoqueiro a usar capacete. É uma Lei, portanto, não deve ser discutida, e, sim, cumprida, mas é exclusivamente para o bem do motoqueiro, para beneficiá-lo, para preservar sua vida.
Gosto de pensar esse MANDAMENTO como a Lei de trânsito que obriga o motoqueiro a usar capacete. É uma Lei, portanto, não deve ser discutida, e, sim, cumprida, mas é exclusivamente para o bem do motoqueiro, para beneficiá-lo, para preservar sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário