quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SOLI DEO GLÓRIA - Parte 1/5




INTRODUÇÃO:

Há um documento cristão do século XVII, formulado por cerca de 121 teólogos, que passaram 5 anos e seis meses estudando esse e outros assuntos da palavra de Deus, na cidade de Westminster, na Inglaterra, conhecido como Catecismo Maior de Westminster, que faz uma pergunta muito interessante e que é muito pertinente conhecê-la, porque trata exatamente do tema que nos propomos a estudar. Mais que isso: é a pergunta mais importante que um ser humano pode fazer a si mesmo; e você deve fazê-la hoje:

Qual é o fim supremo e principal do homem?  Resposta: O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.

Isso está em plena harmonia com o ensinamento Paulino:

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Cor 10:31)

Já Aristóteles afirma que o fim principal do homem é ser feliz.

Notem que temos aqui duas cosmovisões antagônicas, contrárias. Uma aponta que o homem deve viver toda sua vida com o objetivo de glorificar a Deus. A outra aponta que todo esforço deve ser concentrado em prol do homem mesmo, da busca por sua felicidade.

Mas os teólogos de Westminster interpretaram com precisão cirúrgica o que o Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, ensina nesse texto, que obviamente trás a visão correta acerca de qual deve ser o fim e objetivo principal do homem.

O texto ensina que todos os nossos objetivos devem orbitar em torno do objetivo principal, que é a Glória de Deus. Quer estudar, se formar, ser um famoso e bem sucedido profissional, ganhar muito dinheiro, ser rico? Ok, são objetivos legítimos, desde que você queira tudo isso; ser rico, por exemplo, para promover a Glória de Deus. Somente a glória de Deus.

William Hendriksen comentando esse texto diz que “exaltar a glória de Deus deve ser nosso propósito principal nesta vida terrena” (HENDRIKSSEN, I Cor, p.323).

Johann Sebastian Bach escreveu uma peça, uma música clássica cujo título é Soli Deo Glória. Mas não somente isso. Em todas as suas músicas ele escrevia abaixo: SDG.



Deus deseja que a Sua glória seja manifesta no seu povo” (Calvin Commentaries on the Isaiah 43.7).

TEMA:  Soli Deo Glória – Glória Somente a Deus. Esse é o tema de nossa palestra.

A expressão Soli Deo Glória é de origem latina e significa “Glória somente a Deus”.

R.C SPROUL sobre esse tema faz seguinte afirmação: “o último “Sola” a ser reconhecido por uma criatura caída é o Soli Deo Glória, porque o ponto básico de nossa corrupção é nos recusarmos a glorificar a Deus da forma devida e correta”.

Como todos já sabem, é um dos chamados Solas da Reforma Protestante. O último, que abrange todos os outros.

Curiosamente parece ser o mais tranqüilo e o mais fácil de aceitar. Por exemplo: imagino que muitas igrejas não reformadas devem ter alguma dificuldade para aceitar o “Sola Scripture”, pois confronta diretamente a questão das novas revelações, profecias, etc.

Mas, “glorificar somente a Deus”, quem vai discordar disso? É claro que todos concordam que toda glória deve ser dada somente a Deus.

Não é tão simples quanto parece. Espero que estejam preparados para serem confrontados com essa verdade bíblica.
 

2 comentários:

  1. Devemos duvidar de tudo, incluindo duvidar da própria dúvida e incluindo devemos duvidar de uma tal glória ao que chamamos de divindade. Porque bem disse o mestre dos sábios (Aristóteles), o princípio da sabedoria é a dúvida e o homem sábio é o homem feliz que irradia o máximo de lição a respeito do fim supremo do homem que é e sempre será a felicidade que pode estar bem distante da histeria muito comum dos protestantes que gritam em altos brados nos púlpitos de suas seitas, perturbando e infelicitando a vizinhança, eles gritam: - SDG!

    ResponderExcluir
  2. João:

    A dúvida só é positiva quando utilizada em busca da verdade. Quando vc duvida apenas com a intenção "pré"-conceituosa de negar algo como verdadeiro vc acaba por excluir, talvez, a única possibilidade de estabelecer a verdade.

    ResponderExcluir

Divulgue meu Blog no seu Blog