A inferioridade da mulher em relação ao homem não é uma questão cultural, simplesmente. Antes, pelo contrário, é uma inferioridade ontológica que se impõe, orienta e influencia a cultura.
O homem, como representante da raça humana é uma criação direta de Deus. Isto é, Deus não se utilizou de outra matéria orgânica para criá-lo; o que faria dele um também devedor.
Da matéria inorgânica criou o ser-orgânico-homem, sem derivação de outro ser que lhe pudesse ser superior ou doador, na cadeia de criação, no sentido de ter lhe dado origem.
A mulher, por sua vez, é uma criação indireta, derivada do homem, o-ser-raiz, de forma que, desde a sua origem, ela é devedora ao seu doador. Em certo sentido, a mulher não é um ser original é uma cópia genética do homem, e, como uma espécie de clone, existe por causa de sua "forma causal". A mulher parece ser o único ser nessa condição de derivação, no cenário da criação. Tudo indica que todos os outros seres iniciais foram formados tal qual o homem, de uma matéria inorgânica (ver Gêneses 2:19) ou, simplesmente, pela palavra de ordem do Criador (Gêneses 1:24).
No estado original, o homem existe independentemente da mulher. Diferentemente, a mulher trás em seu DNA a dependência orgânica do homem. Ela existe por causa do homem que cedeu seu material genético para que ela pudesse existir.
Da matéria inorgânica criou o ser-orgânico-homem, sem derivação de outro ser que lhe pudesse ser superior ou doador, na cadeia de criação, no sentido de ter lhe dado origem.
A mulher, por sua vez, é uma criação indireta, derivada do homem, o-ser-raiz, de forma que, desde a sua origem, ela é devedora ao seu doador. Em certo sentido, a mulher não é um ser original é uma cópia genética do homem, e, como uma espécie de clone, existe por causa de sua "forma causal". A mulher parece ser o único ser nessa condição de derivação, no cenário da criação. Tudo indica que todos os outros seres iniciais foram formados tal qual o homem, de uma matéria inorgânica (ver Gêneses 2:19) ou, simplesmente, pela palavra de ordem do Criador (Gêneses 1:24).
No estado original, o homem existe independentemente da mulher. Diferentemente, a mulher trás em seu DNA a dependência orgânica do homem. Ela existe por causa do homem que cedeu seu material genético para que ela pudesse existir.
Vejamos em Gêneses o relato da criação do homem e da mulher:
7. Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.18. Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 21. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.22. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.23. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada (Gêneses 2).
Alguns fatos ainda precisam ser pontuados nesse cenário da criação:
a) A mulher foi criada por causa do homem (v.18);
b) A mulher foi criada para ser auxiliadora do homem (v.18). Engenharias hermenêuticas têm sido feitas para afirmar a igualdade da mulher e do homem. Porém, nada mudará o fato de que "a auxiliar" será sempre inferior ao "seu senhor" (ver Gêneses 18:12);
c) Depois de ser criada foi o homem quem lhe deu uma identidade (v.23), tal qual fez com todos os outros seres criados (ver Gêneses 2:20);
d) Na economia da criação o homem assume o posto de dominador de todos os outros seres criados (ver Gêneses 1:26), inclusive da mulher (ver Gêneses 3:16).
O Apóstolo Paulo, em perfeita harmonia com o que argumentamos acima, fala acerca da inferioridade "criacional-temporal" da mulher:
"E não permito que a mulher exerça autoridade de homem" (I Timóteo 2:12).
Sob que argumento? Seria essa negativa apostólica apenas uma fala de alguém que está imerso na sua cultura patriarcal? Óbvio que não! Paulo aponta para um momento pré-cultural. Diz ele:
"Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva (I Timóteo 2:13).
Paulo repete esse argumento ontológico que está na base da inferioridade da mulher e da superioridade do homem:
O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem. Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem (I Coríntios 11:1-9).
Vale lembrar que todas as alianças e todas as demais tratativas de Deus com o ser humano são sempre feitas com o homem e nunca com a mulher. Também se vê uma proeminência do homem em todas as genealogias bíblicas. Some-se a isso o fato de não haver mulheres como sacerdotisas no serviço judaico de culto, no VT, bem como nenhuma mulher foi contata entre os apóstolos ou presbíteros.
A partir deste ponto, tendo estabelecido a sólida base sob a qual se sustenta a questão da inferioridade da mulher em relação ao homem, à luz da bíblia, iremos somente citar alguns textos que apenas ilustram essa inferioridade estabelecida no momento temporal da criação, não havendo mais a necessidade de argumentação nesse sentido.
Gênesis3:16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Gênesis18:12 - Riu-se, pois Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor.
1Coríntios11:3 - Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.
1Coríntios14:34-35 - Permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.
Efésios 5:22-24 - Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Efésios5:33 - Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.
Colossenses3:18 - Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor
Efésios5:33 - Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.
Colossenses3:18 - Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor
1Timóteo2:11-13 - A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.
1Timóteo2:14 - E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.
1Timóteo2:14 - E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.
1Pedro3:1 - Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,
1Pedro3:7 - Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Palavras como "submissão", "sujeição", "auxiliadora", parecem sugerir uma superioridade da mulher ou até mesmo uma igualdade? Não, claro que não. Todas essas palavras, em harmonia com todos os textos que tratam do assunto, sugerem, e, não poderia ser diferente, que a mulher é, de fato, inferior, em relação ao homem.
Palavras como "submissão", "sujeição", "auxiliadora", parecem sugerir uma superioridade da mulher ou até mesmo uma igualdade? Não, claro que não. Todas essas palavras, em harmonia com todos os textos que tratam do assunto, sugerem, e, não poderia ser diferente, que a mulher é, de fato, inferior, em relação ao homem.