INTRODUÇÃO:
O capítulo XXVI da CFW
trata, de forma geral, da união mística (espiritual) dos santos com Cristo e
suas consequências práticas.
Dentre essas consequências práticas está a COMUNHÃO DOS SANTOS, que é tida como CERTA. Notem: não é algo a ser construído. A seção 1 da CFW diz “estando unidos uns aos outros”.
A ideia que está clara no texto da CFW é: ESTÁ O INDIVÍDUO, O SANTO (aquele que é separado do mundo para servir a Deus) UNIDO A CRISTO, ESTÁ, ENTÃO, AUTOMATICA e NECESSARIAMENTE, UNIDO A OUTROS SANTOS e a UNIÃO de todos esses santos forma a Igreja de Cristo, EMBORA A ÊNFASE EM TODO ESSE CAPÍTULO DA CFW seja no indivíduo, no santo, no crente.
A ideia que está presente aqui é a IDEIA de MEMBROS DE UM ÚNICO CORPO cada um com sua INDIVIDUALIDADE, FUNÇÃO A SER EXECUTADA, INTERDENPENDÊNCIA E NECESSIDADE DA FUNÇÃO QUE OUTROS MEMBROS DO CORPO EXECUTARÃO. É UMA INTERDEPENDÊNCIA PARA ALCANCAR o que a seção I da CFW chama de MÚTUO PROVEITO.
Ou seja, como membro de um corpo, preciso da execução da tarefa que outro membro realiza, mas ele também conta e precisa de mim e do meu trabalho, enquanto membro individual desse mesmo CORPO QUE PARTICIPAMOS E QUE AJUDAMOS A FORMAR E A DEIXÁ-LO VIVO COM NOSSO TRABALHO.
O Novo Testamento está
cheio de expressões que apontam nessa direção, de entender a IGREJA COMO UM
ORGANISMO VIVO, COMO UM CORPO. Por exemplo:
1 Coríntios 12:27 “Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros;” Romanos 12:4-5 “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros”. 1 Coríntios 12:12 “Conceitos do Versículo Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo”; Colossenses 1:24 “Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja”.
Ainda a 1º seção fala que os santos estão OBRIGADOS AO CUMPRIMENTO DOS DEVERES PUBLICOS E PRIVADOS. Focaremos mais nos deveres PRIVADOS. Que deveres são esses? Na 2ª seção vai ser esclarecido quais são esses deveres que “Os santos são, pela sua profissão (de fé), OBRIGADOS A MANTER:
1-DEVERES PÚBLICOS:
São aqueles relacionados ao serviço ESPIRITUAL QUE CADA CRENTE EXERCE NO CORPO DE CRISTO, ISTO É, NA IGREJA DE CRISTO e que são OBRIGADOS A ISSO: participar do culto público, das diversas funções espirituais que existem na igreja, testemunho individual, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário