Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

KARL MARX, OS FILÓSOFOS DE FRANKFURT E A MENTIRA SOBRE O HEXA DO FLAMENGO

Em linhas gerais, ideologia é um fenômeno complexo que privilegia a aparência das coisas. Ela encobre ou dificulta o conhecimento da realidade, não nos deixando vê-la como é. Marilena Chauí, afirma que “A função principal da ideologia é ocultar e dissimular". Karl Marx, costumava dizer que a Ideologia é um “instrumento de dominação que age através do convencimento, alienando a consciência humana e mascarando a realidade”. Cordi, também abordando esse assunto, afirma que “Semelhantemente a uma máscara, a ideologia encobre o conhecimento, retardando-o, não nos deixando ver a realidade como é de fato".

Outros dois conceitos também serão utilizados para ilustrar o que abordaremos em seguida: Cultura de Massa e Indústria Cultural. Ambos cunhados pelos filósofos da escola de Frankfurt. Chama-se Cultura de Massa toda "cultura" produzida para as massas, veiculada pelos grandes meios de comunicação com o objetivo de criar uma "homogeneidade social", isto é, fazer com que todos pensem exatamente da mesma forma, com objetivos, obviamente, espúrios. O conceito de Indústria Cultural, por sua vez, foi criado para definir a conversão da cultura (informação) em mercadoria, em detrimento da verdade. Significa que o importante é o dinheiro, não a verdade; o importante é a quantidade não a qualidade; o importante é veicular o que dá "ibope" (o que vende), não importando a veracidade da informação.

Recentemente tivemos um caso clássico desses três conceitos abordados. Uma verdadeira auto-denúncia da não idoneidade e da não isenção da imprensa brasileira. Encabeçados pela Rede Globo de Televisão, praticamente à uma só voz, ouvimos daqueles que têm o papel de informar, de apresentar a verdade, de esclarecer: "FLAMENGO HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO". Um verdadeiro e assustador desrespeito às instituições democráticas. Que o presidente do Flamengo, no auge da comemoração (ou da dissimulação), grite: "hexa", é aceitável; igualmente da numerosa torcida do Mengão. Mas, da imprensa de um país livre e democrático? Isso é inaceitável. Desrespeitaram a CBF (órgão que regula o futebol Brasileiro), A FIFA e o Sport. Assumiram, de forma escandalosa, um lamentável "bairrismo sulista". Muita gente acreditou nessa manchete que foi "travestida de status de verdade absoluta", pela Rede Globo. Mas isso, absolutamente não corresponde à verdade. O Flamento não é Hexa, é Penta.

Vamos aos fatos, ao que realmente é verdade:

1- A CBF afirma que o Campeão Brasileiro de 1987 é o Sport e não o Flamengo. Veja abaixo o que diz a página oficial da Confederação Brasileira de Futebol ou acesse:
http://www.cbf.com.br/seriea/


2- A FIFA também afirma, categoricamente, que o Flamengo, com a conquista do Brasileiro de 2009 é Penta e não Hexa. Está no site da entidade, para quem quiser ver, é só acessar. Veja abaixo o que diz a página oficial da FIFA ou acesse:
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html

3- Onde está a taça tão disputada do Campeonato Brasileiro de 1987? Está com o Flamengo ou com o Sport? Para quem não sabe, está na sede do Sport Club do Recife. Eu mesmo fui investigar e está lá mesmo. Aproveitei e fotografei. Está registrado:

4- Quem representou o Brasil (como campeão Brasileiro) na copa Libertadores da América de 1988? Flamego ou Sport? Sport, claro.
Não se deixem iludir por essa "imprensa viciada". O Sport é o Campeão Brasileiro de fato e de direito, de 1987.
Provavelmente o Flamendo de 87, comandado pelo grande Zico, sairia vitorioso. Era, de fato, um time extraordinário; praticamente imbatível (também sou Flamengo, por causa de Zico). O fato é que o Mengão faltou à grande final (por opção). O regulamento do campeonato previa, desde o início, o cruzamento do campeão e vice do módulo verde (Flamengo e Inter) com o campeão e vice do módulo amarelo (Sport e Guarani). O Mengão simplesmente se recusou a cumprir o regulamento elaborado pela CBF com o aval de todos os clubes, inclusive do próprio Flamengo. Não se muda a regra do jogo no meio do campeonato, menos ainda no final. Se o Mengão não concordava com o regulamento não deveria ter, nem mesmo, iniciado o campeonato. Resultado justo: O Sport entrou em campo, o juiz iniciou a partida, o Sport fez o gol e venceu a partida por W.O (quando o adversário falta ao jogo), recurso igualmente previsto nas regras da competição, conquistando o direito de disputar o título de campeão Brasileiro de 87 com o Guarani (que também venceu o Inter por W.O). Deu Sport na final, como todos já sabem.
Vejam a Rede Globo de Televisão pedindo desculpas pelo erro de não ter relacionado o SPORT entre os Campeões Brasileiros:
A Rede Globo anunciando que, para a CBF (que é o que realmente importa), o campeão Brasileiro de 1987 é o SPORT e não o Flamengo:
Mais uma vez a Rede Globo noticia que, para a CBF, o SPORT é o campeão Brasileiro de 1987.

Para dirimir quaiquer dúvidas, vejo o vídeo abaixo, que demonstra de forma pormenorizada como e porque o SPORT é o campeão Brasileiro de 1987:






12 comentários:

  1. Bela postagem, Fábio.

    Tirando o fato que sou torcedor do Sport (campeão brasileiro de 1987), o que prevalece é o grande poder que a mídia tem (com suas ideologias) de iludir o povo brasileiro. Bom, sabemos que provavelmente não é a primeira vez que isso acontece, né? (por acaso, me lembrei no episódio de 92 com a Globo "exibindo" uma passeata que "não" era em favor do impeachment de Collor).

    Infelizmente o Brasil ainda tem dessas coisas!!!

    Ah, quase ia esquecendo de parabenizar pelo PENTAcampeonato do Flamengo!!!!

    "Flamengo, pra ser hexa, é preciso ser Penta primeiro"

    ResponderExcluir
  2. Irmão, o comentário é uma curiosidade de um não filósofo.
    Recentemente tenho gostado de ler os textos do Mario Sergio Cortella. O irmão o conhece? Em que pontos ele é, digamos, problemáticos?
    Há filósofos brasileiros que o irmão poderia indicar a leitura de alguma de suas obras?
    Já sobre o Flamengo, tá "bombando" este novo musical: http://www.youtube.com/watch?v=pWUwxSchZQ8
    Um abç, irmão!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita!

    Danilo, Cortela tem se destacado, realmente. Não o conheço muito bem, a ponto de dizer o que "realmente é problemático". Ele tem dado algumas opiniões sobre teologia que, sinceramente, não gosto muito.

    Agora um filósofo brasileiro que na minha opinião é "o cara" é o Paulo Ghiraldelli Jr, dono do portal brasileiro de filosofia. Lá tem muita coisa boa, vídeos, entrevistas etc. Passa lá conhecer (se já não conhece). Sempre estou utilizando os materiais e DVD'S dele em minhas aulas.

    http://portal.filosofia.pro.br/

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Tirando onda com tia Renata hoho'
    SPOOOOOOOOORT _x_


    - Mannuh Correîa

    ResponderExcluir
  5. Show de bola irmão. Ainda mais partindo de um flamenguista, que não precisa de mentira para ser PENTACAMPEÃO - ou seja um vencedor.
    Eu como vascaíno nem entro mais no mérito deste dilema, pois a massa rubro negra que eu conheço pessoalmente é mais emocional do que racional.
    Parabéns meu amigo
    Alberto
    ecclesiareformanda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá graça e paz. Estou dando uma passadinha e gostei do que vi. Seu blog é de muito conteúdo e muito criativo. Se quiser nos visitar será uma alegria, ok? Semana de muitas conquistas pra ti.
    blogdamulhercrist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Paz;

    Sou grato pelo irmão está seguindo o blog Olhar Calvinista como também por tê-lo em seu blogroll.

    Entretanto, o BLOG OLHAR CALVINISTA está com novo endereço: http://solafide-blog.blogspot.com

    O nome também mudou: SOLA FIDE BLOG.

    Conto com a continuidade da divulgação do nosso trabalho aqui e desde já, com a sua devida permissão, estarei disponibilizando o seu link em meu blog.

    Um forte abraço!

    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir
  8. Olá professor e irmão em Cristo,estou indicando seu blog a meu irmão,que assim como eu ama filosofia e é torcedor do Sport(kkkk)
    Gostei muito das postagens.GOD BLESS!!!Maria Helena-FADE

    ResponderExcluir
  9. Vamos ver se fica mais bonito então...
    É pentaaaa!!! É pentaaaa!!! É pentaaaa!!!
    Pronto. Dúvidas sanadas. Voltemos ao campo da provocação e da torcida. Não creio que um título a mais ou a menos vá fazer tanta diferença, mas... para para sermos "justos", né!?
    Pena que mesmo ganhando em 2010 o Sport não possa gritar: É biiiii!!! É biiiii!!! É biiiii!!! Teremos que esperar mais alguma união de fatos e forças para presenciar o próximo título. Nada pessoal, apenas estou no campo da provocação e da torcida. Deixarei a filosofia para quem de direito, assim como as pesquisas "relevantes" sobre o assunto. Se quiser responder a "altura" ou a "baixura", quem sabe possamos continuar reagindo como torcedores, provocadores??? hehehehe
    Forte abraço desse pentacampeão, disfarçado de hexa. Aliás! Estou torcendo pelo próximo título brasileiro do Sport. Não gostaria de ver os Vasco deslanchando absoluto nas conquistas da segunda divisão.
    Seu amigo Rubro-negro
    Cláudio Cruz

    ResponderExcluir
  10. Caro Cláudio:

    Obrigado pela visita no blog. Devo confessar que deu um gostinho especial vê-lo dizendo (ainda que a contragosto..rs..) "É pentaaaa!!! É pentaaaa!!! É pentaaaa!!!".

    É claro que um título a mais ou a menos não vai diminuir nosso mengão em nada, mas certo é certo..rs..

    Outra coisa. Estás enganado. Se o Sport for campeão em 2010 (que provavelmente será. Aliás, o Sport só desceu mesmo para pegar o título...kkkk - essa foi horrível.rs..) poderá gritar sim "É biiiii!!! É biiiii!!! É biiiii!!!". E não estou me referindo ao título de 87. Em 1990 o sport foi campeão da 2ª divisão do campeonato brasileiro. Portanto, não se preocupe. Não deixaremos o Vasco colecionar esses títulos..rs. Já que na 1ª divisão tá muito difícil ser campeão agora, acho que começaremos a frequentar mais a segundona que é mais fácil...rs.

    Tudo de bom!
    Do também flamenguista.

    ResponderExcluir
  11. Rs, rs e mais rs.
    O contragosto fica por sua conta.... kkkkkk
    Imagine só!!! Quantos você conhece que podem dizer isso??? "É pentaaaa!!! É pentaaaa!!! É pentaaaa!!!". Ah!!! Somos Penta.... Todos somos. É verdade!!! rs
    Desculpe o engano quanto aos títulos da segundona, mas confesso minha ignorânia a respeito do assunto. Quanto a gritar, não disse que "EU" gritaria, mas me referia, equivocadamente, aos "rubro-negros" daqui.
    Quanto ao título de 87, se é para o bem de todos e felicidade geral da nação (rubronegra, daqui), realmente vocês merecem, afinal está escrito, não é??? Mesmo sem jogo....
    Mas deixemos isso de lado... Esses assuntos não estão levando a nada mesmo. Afinal, quem está andando de BMW e afins não sou eu... rsrsrs
    Boa sorte aos rubronegros (daqui) na nova jornada. Talvez nos encontremos nos gramados em 2011, nunca se sabe....
    Abraços do flamenguista de verdade.

    ResponderExcluir
  12. Cláudio:

    Em primeiro lugar também sou Flamenguista "de verdade"..rs. O fato de ser "mais" do Sport não significa dizer que não sou Flamenguista "de verdade". Realmente merecemos o título, está escrito, como qualquer um pode ver. só está errado dizer que foi "sem jogo". O jogo exsitiu. Estavam lá o Sport, os juízes enviados pela CBF, a torcida e a imprensa. Só quem não apareceu foi nosso MENGÃO! Esperou-se o tempo previsto na regra, o juiz iniciou o jogo, o sport fez o gol e ganhou por WO. De fato, pra o sport gritar "É penta!!!!" tá meio difício..rs. Ainda bem que posso gritar pelo MENGÃO. Ainda bem que tenho "dupla-nacionalidade"..rs..
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Divulgue meu Blog no seu Blog