Não é nenhum exagero afirmar que as contribuições da REFORMA PROTESTANTE, em seus mais variados momentos à POLÍTICA foram contribuições ESTRUTURANTES e mudaram para sempre o OCIDENTE. Algumas das principais, são
a) Bases para a separação jurídica entre Igreja e Estado, com Lutero e Calvino;
b) Teoria do direito a Resistência e Desobediência Civil, com Lutero, Knox e Calvino;
c) Bases para o aparecimento do Estado Moderno, com os Puritanos do século XVII, principalmente;
d) Implantação da meritocracia no exército, com Oliver Cromwell;
e) Implementação de um novo tipo de democracia: A DEMOCRACIA MODERNA OU REPRESENTATIVA, com os puritanos do século XVII, que tem por principais características: LIBERDADE DE IMPRENSA, LIBERDADE RELIGIOSA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
f) Fundação dos EUA;
Todos esses homens que figuraram como protagonistas das REFORMAS PROTESTANTE possuem duas características em comum: A bíblia como única regra de fé e de prática e coragem. Dizem que a igreja passa por uma crise de identidade. Isso, de alguma forma, não é verdade. As bases doutrinárias e teológicas da igreja continuam intactas, desde o século XVII. A crise é de homens de coragem na defesa da fé e da igreja de Cristo. Que os Reformadores do século XVI e os puritanos do século XVII possam servir como modelo de nosso desapertamento. Que Deus levante, entre seu povo, VOCACIONADOS para a política.
Thank you for the in-depth research that goes into each post.
ResponderExcluir