tag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post3078526002668592521..comments2024-01-17T23:04:34.419-03:00Comments on FILOSOFIA CALVINISTA: O DESAFIO DE CRESCER COMO UMA VERDADEIRA IGREJA DE DEUSFilósofo Calvinistahttp://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-64185880650046685162012-04-09T13:08:03.863-03:002012-04-09T13:08:03.863-03:00O pior é ver igrejas presbiterianas aderindo ao mo...O pior é ver igrejas presbiterianas aderindo ao movimento de crescimento das igrejas, encontros, atos proféticos (patéticos), movimento de igreja em células de Robert Lay, Bill Hibels, sua posição doutrinária ruindo, adotando praticas neopetencostais, lenço ungido, óleo...<br /><br />Mas vi igrejas presbiterianas, pequenas, solidas, com adolescentes prestando atenção na plavra, anotando nas bíblias e até lendo John Owen, para minha satisfação.Leonardohttps://www.blogger.com/profile/01209658708924551764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-70339391297704552042012-03-30T18:44:32.862-03:002012-03-30T18:44:32.862-03:00SÃO MUITOS VALOROSOS OS COMENTÁRIOS FEITOS AQUI
,M...SÃO MUITOS VALOROSOS OS COMENTÁRIOS FEITOS AQUI<br />,MAS O QUE TEMOS QUE ANALISAR O QUE AS PESSOAS PASSAM EM SUA VIDA SECULAR, OU SEJA, PROBLEMAS FINANCEIROS, FAMILIARES, E ETC. DESTE PONTO PRA FRENTE VEREMOS QUE AS IGREJAS QUE CRESCEM ASSUSTADORAMENTE BATEM DURAMENTE NA FERIDA OU SEJA COLOCAM PARA AS PESSOAS QUE PODEM EM "NOME DE JESUS" TIRAR CADA UMA DELAS DESTA SITUAÇÃO, EM OUTRAS PALAVRAS "UM EVANGELHO BARATO" QUE COLOCA NA PROMOÇÃO A MENSAGEM DA CRUZ PARA SEU BENEFICIO PRÓPRIO. CRESCIMENTO NÃO QUER DIZER QUE ESPIRITO SANTO PRESENTE, ATE PORQUE NÓS SABEMOS QUE EXISTE DUAS FORMAS DE BENÇÃOS E SABEMOS TAMBEM QUE O SOL BRILHA PARA JUSTOS E INJUSTOS. ENTÃO ONDE NOS AGARRAR? TEMOS QUE NOS AGARRAR EM II TIMOTEO 3 14-17 " PERMANECEI NAQUILO QUE APRENDESTES E DE QUE FOSTES INTEIRADO E SABENDO DE QUEM O APRENDESTES." ENTÃO NÃO FIQUE ALARMADO SE ESTAS IGREJAS CRESCEREM AINDA MAIS. NÃO IREI DIZER QUE ALGUMAS NÃO TEM A PREGAÇÃO DA PALAVRA, PORQUE TEM SIM, E TEM PASTORES AI QUE PREGAM MUITO BEM,MAS MUITAS DAS VEZES ESQUECEM DO VERDADEIRO SERVIÇO DO ATALAIA QUE EZEQUIEL DISSE EM SEU LIVRO. E TENTAM TOMAR O LUGAR DE DEUS E TORNÁ-LO SUA MARIONETE. O QUE MUITOS ESQUECEM QUE FOI A PARTIR DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO POR PARTE DO FUNDADOR DA IPB QUE COMEÇOU TUDO E MUITOS DELES SAIRAM DO MEIO DE NÓS. DESCULPE AQUELES QUE O PROPOSITO DE PREGAREM O EVANGELHO GENUINO E PEÇO A VOCES QUE CONTINUEM ASSIM SENDO PRESBITERIANOS OU NÃO, MAS TEMOS QUE RESSALTAR QUE A MUITOS APROVEITADOERS NESTE MEIO.<br />FIQUE NA PAZ! <br />DIACONO CLAUDIO GRASSINIAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-10799736287882927442012-03-29T11:33:27.814-03:002012-03-29T11:33:27.814-03:00Por Gleyberson Gomes.
Eu nunca tinha te parabeniz...Por Gleyberson Gomes.<br /><br />Eu nunca tinha te parabenizado por este espaço, aproveito agora pra fazê-lo. Já tivemos uma árdua batalha a uns tempos atrás com o 'arminiano dogmático', não sei se você se lembra. Infelizmente o tempo quase nunca é nosso aliado e o tempo voa: estudo, trabalho, família, igreja... nem sempre acompanho todas as discussões aqui que sempre são muito boas. As vezes eu pego pesado nas discussões, mas a intenção é apenas provocar o debate. Nossa própria confissão de fé diz que os concílios não são infalíveis e devemos sempre observar as decisões e posturas da liderança à luz da Palavra. <br /><br />Faça mesmo uma análise sobre a questão das Sociedades Internas. A IPB precisa fazer. Eu fui presidente da UMP local e secretário executivo da federação de mocidade do meu presbitério ano passado, e sabe o que eu percebi claramente? Que a federação é uma entidade pro-forma da Igreja. Veja bem, as sociedades estão subordinadas ao Conselho local, a Federação não tem jurisdição sobre elas, se o Conselho quiser, ele pode inclusive extinguir a sociedade. Qualquer decisão da federação e das confederações pode ser revista ou anulada pelo concílio ao qual elas estiverem subordinadas. Você olha para no Manual as finalidades da federação e vê que elas estão todas na ordem do incentivar e coordenar. Aí vem um congresso com ‘verificação de poderes’, ‘comissão de diplomacia’ (somos o Itamarati?), análises de pareceres emitidos pelos pastores (como se a federação fosse aprovar ou reprovar o parecer do conselho...) etc.<br />Dessa forma, qual o sentido da Federação ser um órgão administrativo? Não tem sentido nenhum. Pra que essa ‘burocracia’ se as federações e confederações não são órgãos com poder real deliberativo sobre as sociedades? A federação não é o tribunal de contas, não é instância recursal, não é casa legislativa. Por que não dar uma estrutura mais leve e menos burocrática às sociedades e às federações, particularmente à UPA e à UMP? São reflexões que eu tenho feito profundamente nos últimos tempos, particularmente em virtude da falta de interesse de muitos (na minha opinião motivada) em participar das atividades formais (plenárias e congressos) das sociedades. Isso não seria uma variável que de forma indireta interfere no crescimento da igreja com um público mais jovem? Eu acho que sim.<br /><br />Que o Senhor abençoe a sua Igreja.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-33153611282541923862012-03-29T11:10:06.853-03:002012-03-29T11:10:06.853-03:00Prezado Gleyberson Gomes:
Bom revê-lo por aqui. S...Prezado Gleyberson Gomes:<br /><br />Bom revê-lo por aqui. Seus comentários são sempre muito sóbrios e desveladores.<br /><br />Entendo perfeitamente sua preocupação com as recentes práticas "neopuritanas". Muitas igrejas têm tido problemas com esses grupos. Em nossa igreja mesmo, o conselho precisou atuar firmemente para combater tais práticas.<br /><br />Escrevi um longo artigo para combater esses ensinamentos intitulado "O princípio regulador do culto e sua utilização errada pelos Neopuritanos". Gostaria muito que de ver sua opinião sobre esse assunto, comentando o post. É só clicar no primeiro link abaixo. Na conclusão da postagem, se observar, vai ver a decisão do Supremo Concílio da IPB sobre essas práticas proibitivas neo-puritanas.<br /><br />Tudo de bom!<br /><br />http://filosofiacalvinista.blogspot.com.br/2010/02/o-principio-regulador-do-culto-e-sua.htmlFilósofo Calvinistahttps://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-82296917561761973512012-03-29T09:33:24.717-03:002012-03-29T09:33:24.717-03:00Por Gleyberson Gomes
Pois é meu caro, ninguém é p...Por Gleyberson Gomes<br /><br />Pois é meu caro, ninguém é perfeito (rsrsr). Mas também o espaço é complicado para discutir certas questões. O culto é para Deus, portanto as pessoas que vão à igreja devem ir para PRESTAR o culto e não para assistir. Dessa forma, essa história de gostar ou não gostar de culto não pode existir. Se alguém não gostou do culto foi por que ele não foi prestá-lo; ao invés disso foi assisti-lo. Logo, se não foi de acordo com os seus padrões de 'bom', ele acha o culto ruim. E sei também que não devemos negociar valores bíblicos. Repito que disse no post anterior: nossa negociação em questões de fé deve ser a que Moisés teve com o faraó: "aqui não fica uma unha". <br /><br />O que eu falei foi contra as tendências neopuritanas e judaizantes que têm reaparecido com relativa força na atualidade. Eu amo música sacra, tenho vários CDs com obras de Bach, Handel, Brahms, eu fico maravilhado quando escuto, por exemplo, o Laudate Dominum do Vesperae Solennes e o Ave Verum Corpus de Mozart. Mas meu irmão, você acha que tem condições de nossos cultos serem hoje na mesma estrutura litúrgica do período da Reforma? Não tem condições. Eu não to defendendo que a gente vá ser como o pessoal da Renascer e do pessoal do G12, mas, se não me engano, na última reunião do Supremo houve um documento no sentido de reduzir o louvor nas igrejas à grupos corais. Isso pra mim que é um contra-censo.<br /><br />Meu medo, repito, são os extremos. Eu sou totalmente contrário ao liberalismo litúrgico que "tomou de conta", como se diz na minha terra. O problema é que, quando se fala contra essa liberalidade, você é chamado de tradicionalista. Por outro lado, quando você aponta os exageros dos tradicionais você é chamado de liberal. Por que não podemos buscar o caminho do meio? Eu sei que minha análise não é perfeita, é falha e incompleta, mas o que eu tenho tentado nas tantas conversas que tenho tido com várias pessoas é que nós busquemos o caminho do meio. Afinal, o apóstolo Paulo disse nós não deveríamos ser conhecidos por nossas posições liberais nem pelas posições tradicionais, mas ele disse "seja conhecida de todos a vossa MODERAÇÃO" (Fl 4.5). Nesse sentido, inclusive, eu gostei da postura da Igreja na sua Carta Pastoral. Pra mim foi uma postura equilibrada. Mas teve gente que reclamou, achou que ela foi "liberal" com as guitarras e baterias, outros acharam que foi "tradicionalista" com relação à dança. Pra mim essas posturas dizem tudo: no geral, houve equilíbrio.<br /><br />Eu nem havia falado propriamente sobre a atividade cúltica no post passado, mas precisava explicitar meu ponto de vista a respeito, espero que tenha ficado mais claro. Minha observação era mais sobre o peso da estrutura institucional da IPB, que na minha opinião é muito grande, e precisa se tornar um pouco mais 'leve'. Desculpe pelo jornal (rsrsrs). <br /><br />Que a graça do Senhor seja conosco.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-34181245845000208392012-03-27T14:47:43.679-03:002012-03-27T14:47:43.679-03:00Prezado Diac.Gleyberson Gomes:
A questão do culto...Prezado Diac.Gleyberson Gomes:<br /><br />A questão do culto é uma questão de interpretação das Escrituras, portanto, de confessionalidade. Ou seja, a igreja, através dos símbolos de Westminster (que nada mais é que sua interpretação oficial das escrituras) entende que deve ser assim.Filósofo Calvinistahttps://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-55323765959514988602012-03-27T14:38:32.611-03:002012-03-27T14:38:32.611-03:00Prezado Diac.Gleyberson Gomes.
Sua análise é perf...Prezado Diac.Gleyberson Gomes.<br /><br />Sua análise é perfeita (quase..rs). Concordo literalmente quanto aos modelos de sociedades internas e até de EBD que vc menciona. É uma boa idéia para uma postagem só sobre isso. Quando tiver um tempinho vou ver se desenvolvo. Só não concordo contigo muito com relação ao culto. Isso, meu caro, não é uma questão de tradição e nem mesmo de gostar ou não gostar do culto, que vc compara a uma missa, em muitos casos. Evidentemente que a questão litúrgica influencia e muito na questão do crescimento, afinal, o pecador se agrada mais daquilo que lhe é mais achegado. Realmente a liturgia da IPB não é muito agradável aos pecadores. Mas a questão é: a quem queremos agradar? Penso que neste aspecto também não devemos negociar valores. Será o culto do VT era algo agradável até mesmo de se observar? Imagino que não. Toda aquele sangue e sacrifícios, rugido de animais e etc, certamente produziam um espetáculo nada agradável de se ver. Mas era assim que Deus queria. Isso, de alguma forma o agradava. Devemos pensar muito nisso também.<br /><br />Tudo de bom!Filósofo Calvinistahttps://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-52108054699793364582012-03-27T11:08:37.763-03:002012-03-27T11:08:37.763-03:00Por Gleyberson Gomes.
Muito bom o texto. Concordo...Por Gleyberson Gomes.<br /><br />Muito bom o texto. Concordo plenamente, mas precisamos discutir outras questões também. Sou diácono da IPB, membro de berço, mas não estou na igreja por ter nascido nela e sim por plena convicção. Esse tema é complexo, na minha opinião, não é tão assim preto no branco. Por exemplo, falou-se acima em culto frio/quente, bom/ruim. É óbvio que não podemos tomar o padrão moderno do culto show, voltado para o 'adorador'. Mas é óbvio que há como saber a diferença de um culto para uma missa, e algumas igrejas tradicionais celebram missas e não cultos. Isso não afeta o crescimento da Igreja? Claro que sim, e tem que ser combatido com igual fevor que combatemos as tendências litúrgicas liberalizantes. Outra coisa, é preciso separar o que é fidelidade à Palavra do que é fidelidade à tradição. Nós não temos que ter fidelidade à tradição nenhuma (me refiro às tradições institucionais). Por exemplo, o modelo das Sociedades Internas, foi um modelo concebido para outra realidade. O que é que custa nós pararmos e refletirmos se esta estrutura ainda é adequada hoje? Se for, vamos continuar usando, mas se não? A IPB não está tendo a capacidade de repensar algumas questões de cunho meramente institucional. <br /><br />Só pra exemplificar, precisamos de atividades para faixas etárias específicas, precisamos de um louvor edificante e bíblico, precisamos ensinar a Palavra, mas sociedades não são canônicas, o hinário não é canônico, a EBD não é canônica; por que nós temos que fazer as mesmas coisas da mesma forma nossos pais e avós se o mundo deles não existe mais? O que é que custa à IPB refletir sobre suas estruturas institucionais? Manter-se fiel às escrituras não significa cristalizar TUDO na igreja sob o pretexto de estar seguindo a 'tradição que fomos ensinados', como se tudo que fizéssemos tivesse sido deixado pelos apóstolos e tudo estivesse milimetricamente previsto nas Escrituras.<br /><br />Nossa negociação em questões de fé deve ser a que Moisés teve com o faraó: "aqui não fica uma unha". E a IPB tem sofrido com isso num mundo onde os 'cristãos' negociam até a cruz. Agora, nas questões não relacionadas à fé e à sã doutrina, cristalizar estruturas e costumes além de um tremendo contra-censo e um grande anacronismo, é uma traição ao ideal da própria Reforma (sempre reformando, sempre revendo, sempre avaliando, sempre refletindo se não estamos fazendo coisas que tem um fim em si, o erro fatal do catolicismo). Agora você quer que eu diga que a IPB não tem sofrido com isso também? Não é o que eu vejo. O que eu temo é que, no zelo de combatermos o liberalismo e o neopetecostalismo, nós acabemos indo para o outro extremo, fustigando a Igreja da mesma forma que os inimigos que combatemos. Espero não ser mal interpretado. Eu só acho que a IPB tem obrigação de avaliar SE está tudo realmente certo, se não haveria alguma coisa que fosse que pudesse ser corrigida ou melhorada. Ou alguém acha que somos a "santa e imaculada Igreja de Cristo na Terra"?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-61732268340672026592012-03-21T12:44:25.816-03:002012-03-21T12:44:25.816-03:00Prosaepoesia:
Sua análise é perfeita. Um fato dig...Prosaepoesia:<br /><br />Sua análise é perfeita. Um fato digno de registro é que essas igrejas, como disse no post, é constituída predominantemente de jovens. Isso aparentemente é normal mas, pelo contrário, é muito elucidador. Duas duas uma:<br /><br />a) Eles conhecem os segredos da fonte da juventude;<br /><br />b) Ou a mesma quantidade que entra saí e, assim, o quadro vai sempre se renovando, atraíndo sempre novos jovens com música jovem e de qualidade, além de trazer para dentro da igreja tudo aquilo que o jovem gosta. Mas, como vc pode notar muito bem: isso não dá certo por muito tempo.Filósofo Calvinistahttps://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-87814708673826331672012-03-21T12:31:25.820-03:002012-03-21T12:31:25.820-03:00Sobre essas pesquisas de crescimento de igrejas, o...Sobre essas pesquisas de crescimento de igrejas, onde as neopentecostais ganham de goleada, será que se levou em conta que as portas dos fundos de tais campeãs são igualmente largas e que talvez só se tenha contado "as entradas", ao arrepio "das saídas"? Penso assim porque acredito que muitos dos que entraram o fizeram por motivação genuinamente cristã. E aí, ao se darem conta do engodo, será que permaneceram lá? O tal senso resistiria a este segundo modo de contabilização (+4-3)? Pago pra ver.ProsaePoesiahttps://www.blogger.com/profile/12585032241524720279noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-56335485583810589942012-03-21T08:22:06.584-03:002012-03-21T08:22:06.584-03:00Caro Galvão:
Sempre bom vê-lo por aqui. Você semp...Caro Galvão:<br /><br />Sempre bom vê-lo por aqui. Você sempre "toca fogo". Isso é bom. O Rev.Maeli fez uma análise sobre a falta de crescimento da IPB por volta de 1996, quando estudava no SPN. Ele vinculou o não crescimento à situação econômico-social do país. Segundo ele, a pobreza intelectual, econômica e social de um país é um ambiente favorável ao proliferamento pente e neopentecostal. Ele também afirmou que, se o país crescesse nesses aspectos a situação se inverteria, isto é, as igrejas tradicionais passariam a crescer (mesmo assim não no ritmo das neopentecostais) e essas, ao contrário, estagnariam e até acabariam. <br /><br />Penso que é uma análise muito lúcida. Não sei se você chegou a acompanhar nossa série de postagens sobre "pentecostalismo e Reforma protestante". Lá abordo esses temas também. Aproveita e dá uma visitada no mês de 10/2011.<br /><br />Tudo de bom!Filósofo Calvinistahttps://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-21858383655918493642012-03-19T19:11:44.364-03:002012-03-19T19:11:44.364-03:00Por Pb. Alexandre Galvão
Excelente artigo Pb. Fábi...Por Pb. Alexandre Galvão<br />Excelente artigo Pb. Fábio!<br /><br />conheço igrejas da IPB que anos a fio numericamente não crescem e para piorar a situação os problemas internos se avolumam. igrejas que existem há décadas e são raquiticas, são imaturas, são crianças espirituais. Igrejas que ainda estão como bebês choramingando para serem entretidas.<br />concordo perenpetoriamente com tua análise, contudo, dias atrás antes de lê este esclarecedor artigo estive pensando acerca desta inércia númerica pela qual passa nossa igreja (a IPB), e qual seria a razão desse não crescimento.<br />Pois, afinal de contas temos templos bem estruturados e bem localizados, um bom seminário em Recife ( O SPN) com uma excelente biblioteca sem contar que temos uma das melhores senão a melhor universidade da américa latina ( A Mackenzie), nossos pastores são relativamente bem instruidos, temos uma das senão a melhor confissão de fé histórica já produzida ( A Confissão de Fé de Westminster), muitos dos doutores e mestres em teologia aqui no Brasil, pertencem a nossa igreja, e diante de tudo isso nossa igreja númericamente não cresce. Qual será a razão?<br />è claro que é o Espírito Santo que convence o homem do pecado da justiça e do juizo, contudo essa ação, operação do Santo Espírito é efetuada no momento da fiel exposição do Evangelho redentivo, na proclamação do Cristo crucificado. como disse Michael Horton: "sem a genuina ministração do evangelho da cruz o Espírito Santo não entrará em ação para converter pecadores nem para edificar os já salvos". o que está sendo pregado em nossos púlpitos é o genuino evangelho? esse é um outro ponto para reflexão!<br /><br />Em Cristo!<br />um abraço!<br />Pb. Alexandre GalvãoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-13737588209299402582012-03-19T13:43:26.261-03:002012-03-19T13:43:26.261-03:00Pr.Silas:
Obrigado pela contribuição no assunto. ...Pr.Silas:<br /><br />Obrigado pela contribuição no assunto. Contudo, não posso me furtar de fazer alguns comentários sobre seu posicionamento:<br /><br />1- O senhor repete várias vezes a expressão "gostei do culto, não gostei do culto". Desculpa...mas..., não é Deus quem tem que gostar ou não do culto?<br /><br />Acho que o senhor igualmente não iria "gostar" do culto que era feito na VT, no tempo e no tabernáculo. Imagine: o senhor gostaria de estar vendo aquele espetáculo de sangue, animais sendo imolados, cheiro forte de sangue, etc? Acho que não. Mas, foi assim que Deus estabeleceu seu culto. E como o culto é para Ele, pouco estava interessado se as pessoas gostavam ou não do "modelo" de culto que havia proposto.<br /><br />Hoje, os cultos servem para agradar as pessoas. Estão cheios de coisas que nos agradam. Mas a questão é: essas coisas que incluímos nos cultos agrada a Deus? Ele requereu essas coisas no seu culto?Filósofo Calvinistahttps://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-24763718735239651542012-03-19T01:19:55.693-03:002012-03-19T01:19:55.693-03:00Graça e paz Fabio, parabéns pelo texto e pela cora...Graça e paz Fabio, parabéns pelo texto e pela coragem!<br /><br />Em certo ponto eu até concordo com o Pr. Silas Figueira, pois uma ortodoxia morta ninguém merece. Mas como definir, ou como classificar se realmente um culto (ou forma litúrgica)é de fato sem vida (ou frio)?<br /><br />Se os padrões de medida forem os modelos néo-pentecostais ou as formulas magicas do evangelicalismo moderno, com certeza qualquer culto centrado na ordem e soli deo gloria, tende a ser rotulado como algo estranho e morto. <br /><br />Diante desta perspectiva, eu acredito que a causa (ou desafio) que mais ameaça o crescimento saudável da igreja, parte dos próprios membros do corpo de Cristo. Pois como você mesmo mencionou no final de sua postagem;<br /><br />"Membros, inclusive da IPB, têm se referido a esses “falsos apóstolos” com um certo tom de sacralidade, e, isso é extremamente preocupante."<br /><br />Se os ilustres representantes da IPB, afirmam que os próprios pentecostais são cristãos genuínos , e que os mesmos são aceitos como membros (caso desejem)sem precisarem ser batizados etc, porque então nos preocuparmos com os números, já que ainda que em times diferentes, todos comemoramos o gol???Clovis Santanahttps://www.blogger.com/profile/00399673652853310802noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-46812568156065756992012-03-16T23:47:06.592-03:002012-03-16T23:47:06.592-03:00Graça e paz Fábio.
Vou fazer um comentário com mui...Graça e paz Fábio.<br />Vou fazer um comentário com muito carinho. Meu filho está estudando em Viçosa MG, e nós fomos à IPB de lá, estava muito cheia a igreja, gostei do culto, tanto do louvor quanto da palavra, mas te confesso uma coisa, o culto era totalmente diferente da nossa igreja. A oração foi lida, como disse meu filho, parecia uma missa. Então ele foi no outro domingo em uma igreja batista, era outro culto, ele disse que havia mais vida. Parecia o culto de nossa igreja. Entenda bem, eu não posso falar das outras igrejas Presbiterianas, mas essa de Viçosa é muito parada. <br />Eu não sou pentecostal, aliás, não gosto desse tipo de culto, mas também uma missa não faz o meu gosto.<br />Creio que podemos ser firmes na doutrina e sermos mais "carismáticos" no louvor, lógico, desde que o louvor seja bíblico. Creio que não é imitando ninguém que IPB crescerá, mas talvez seja a hora de reavaliar certas tradições.<br />Fique na Paz!<br />Pr. Silas FigueiraPr. Silas Figueirahttps://www.blogger.com/profile/00049343406363116316noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-71079054082863031222012-03-15T20:19:45.545-03:002012-03-15T20:19:45.545-03:00Paulo Coelho disse...
Mestre Fábio, é exatamente ...Paulo Coelho disse...<br /><br />Mestre Fábio, é exatamente assim que vejo o problema, e acho particularmente interessante e singular que vc corte na própria pele, quando é o caso. É preciso que cristãos com seu conhecimento e honestidade religiosa e secular venham a público para estes esclarecimentos. Valho-me também da ocasião para parabenizá-lo pelo excelente livro de seu punho "O PROBLEMA DO TEMPO", sob todos os aspectos um dos melhores livros que já li.pcoelho614@hotmail.comnoreply@blogger.com