tag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post146551273477011320..comments2024-01-17T23:04:34.419-03:00Comments on FILOSOFIA CALVINISTA: A NEGLIGÊNCIA NA GUARDA DO DIA DO SENHOR - 3/3Filósofo Calvinistahttp://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-20293454832525797162016-10-04T13:28:05.007-03:002016-10-04T13:28:05.007-03:00Prezado aluno, que não se identificou..rs:
1- Ant...Prezado aluno, que não se identificou..rs:<br /><br />1- Antes de qualquer coisa, devo dizer que essa postagem não é de natureza apologética. Ou seja, com a intenção de provar que o Domingo é o "Sábado Cristão". Antes, pelo contrário, ela foi direcionada a pessoas que já acreditam nisso mas que, por algum motivo, têm "negligenciado o dia do Senhor", que é o título da postagem, inclusive;<br /><br />2- Dizer que o dia a ser guardado é o domingo é dizer o que diz a ortodoxia cristã, especialmente a Reformada, particularmente com os Puritanos. Há vasta literatura sobre o tema; muitas de natureza apologética.<br /><br />3- Seu comentário me fez observar a necessidade de pontuar mais o principal motivo pelo qual guardamos o domingo: A Ressurreição de Cristo. De fato, deveria ter tratado melhor essa questão e o farei, assim que possível. Por agora, basta dizer que o principal motivo pelo qual a teologia cristã ortodoxa e especialmente Reformada ensina para guardar o domingo é exatamente a ressurreição de Cristo. Sugestão de leitura rápida: http://www.monergismo.com/textos/dez_mandamentos/shabbath-dia-Senhor_McNaughton.pdf; http://mulheresabias.blogspot.com.br/2013/12/o-cristao-deve-guardar-o-sabado-shabat.html e http://www.monergismo.com/textos/dez_mandamentos/Sabbath-obrigatorio-eraNT_Schwertley.pdf (esses de caráter mais apologético).<br /><br />4- Historicamente a interpretação de Apocalipse 1:10, no que diz respeito a expressão "Dia do Senhor", tem sido interpretada, pelos protestantes, como sendo o Domingo, que era, tudo indica, o dia em que a igreja passou a se reunir, depois da ressurreição de Cristo.De tanto se reunir nesse dia, virou expressão corrente entre os cristãos do 1º e 2º séculos chamar o domingo de "Dia do Senhor", termo utilizado pelo apóstolo João, que viveu até o final do 1º século. Seus discípulos imediatos, bem como os chamados "pais da igrejas" (primeiros líderes pós era apostólica) também confirmam isso. Claro que há quem conteste essa interpretação, como os adventistas, por exemplo. Mas, para cada argumentação deles existe uma contra-argumentação e por aí vai;<br /><br />5- Se observar bem na parte 1/3 da postagem, vai perceber que a lei de Deus é dividida em 3 partes. O sábado estava contemplado tanto na lei cerimonial quanto na lei moral (os 10 mandamentos). Assim sendo, não guardamos o sábado como um aspecto cerimonial e, sim, moral, como uma necessidade estabelecida pelo mandamento, pra nosso bem, de guardar 1 dia em casa 7 trabalhados. Portanto, o texto de Colossenses 2:16, citado por vc, certamente, se refere ao aspecto da Lei cerimonial, não mais em vigor. Contudo, não podemos negar que o 4º mandamento, por ser da lei moral de Deus, ainda está em pleno vigor; caso contrário, por uma questão de coerência, deveríamos tb descartar o "não matarás" e "não adulterarás", etc.<br /><br />Existem também várias obras em português que tratam sobre a "mudança da guarda do sétimo dia para o primeiro dia da semana":<br /><br />Do Shabbath para o dia do Senhor - D A. Carson<br />O Dia do Senhor - Joseph Pipa<br /><br />Além de outras confissões reformadas e livros de teologia sistemática.<br /><br />6- Quanto ao face, desativei por algum tempo.<br /><br />Forte abraço!<br />Filósofo Calvinistahttps://www.blogger.com/profile/16333375438049665323noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8000133585375471083.post-15533993613515524312016-10-04T00:09:31.523-03:002016-10-04T00:09:31.523-03:00Caro professor. Eu de fato fiquei um pouco desapo...Caro professor. Eu de fato fiquei um pouco desapontado com essa ultima parte falada dos dias. Achando que seria mais convincente, como estou discordando... Vamos lá: “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida” (Jo 1:20);<br />Não se trata de reunião. Isso se trata apenas de um evento singular aonde após justamente o dia de sábado ela vai ao sepulcro. Falando a relação de dias pra deixar claro no evento da ressureição.<br />“Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco" (Jo 20:19);<br /><br /><br />“Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco” (Jo 20:26);<br />Esses encontros também se tratam de eventos singulares em decorrência do medo dos judeus “e a portas trancadas” não se tratando de “reuniões publicas”.<br />No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite (Atos 20:7);<br /><br />Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for (I Cor 16:1-2).<br />Então por conta desses 2 versículos devemos concluir que as reuniões publicas eram sempre feitas aos domingos?<br />Então o pentecostes era no domingo? Então o que dizer do dia de pentecostes? “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.” Atos 2: 1. E Paulo ensinado aos gentios. “No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor.” Atos 13:44.<br />“No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que haviam se reunido ali.” Atos 16:13.<br /><br /><br /> <br /><br />Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta (Apoc 1:10);<br />Queria saber de onde veio à ideia de que nessa passagem ele se referia ao domingo quando ele cita dia do Senhor. Esse versículo é ate mesmo um ótimo contra argumento para a própria postagem. Indicando que os cristãos sabiam do dia do Senhor. A bíblia menciona o dia do Senhor em varias partes como o dia da Sua vinda. E não há nada que indique que esse dia foi o domingo. Nem esses versículos que o senhor citou. E pra juntamente indicar o contrario. Que ele se referia ao sábado como dia do Senhor.<br />“então lhes disse: “O Filho do homem é Senhor do sábado”” Lucas 6:5.<br />“Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiserem meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,” Isaías 58:13 <br />Quanto a questão principio/norma do quarto mandamento. Como não foi mencionado fundamento bíblico eu pergunto qual foi o critério pra definir o que é principio ou norma? Somente o que convém hoje? Poderia falar que o sábado foi estabelecido desde a criação e que foi considerado santo por Deus. E que Ele mesmo tem cuidado do que é santo tanto que manda Moises e Josué tirarem as sandálias ao pisarem em solo sagrado. Logo o senhor que fez postagens sobre a imutabilidade de Deus. Acho ate aceitável algumas denominações acharem que o quarto mandamento não está mais em vigor mencionando :” Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.” Colossenses 2:16.<br />Mas a mudança pro domingo não tem fundamento bíblico nenhum. <br />E mais uma pergunta:<br />O que aconteceu com o face do senhor?<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11429550187982989716noreply@blogger.com