sábado, 15 de abril de 2017

BREVES REFLEXÕES SOBRE O JUÍZO FINAL


TEXTO BÁSICO: APOCALIPSE 20:1-11

Escrevi um artigo cujo título era: “Cristianismo religião de derrotados”. Neste artigo eu lembrava alguns ensinamentos de Cristo: “negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me (Mat 16:24);  “qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mat.5:39); “quem quiser ser o maior seja o menor” (Lc 22:26). 

Quando olhamos para a história, o que vemos? Cristãos sendo queimados vivos, serrados ao meio, jogados aos leões. 

Quando olhamos para as Escrituras, vemos, por muitas vezes, servos de Deus cansados, sobrecarregados, exaustos . Lembramos aqui do salmista Asafe, que entra em parafuso ao observar a prosperidade dos ímpios e a dor e o sofrimento dos servos de Deus. Leia  Salmo 73:2-14.

Leia  mais um relato absolutamente surpreendente de servos de deus cansados com tanto sofrimento neste mundo: Mal 3: 13-15.
Como não lembrar também de todas as desgraças na vida de Jó?

E os ímpios? Ah, os ímpios. Sempre tripudiando contra a igreja de Cristo, sobre os servos de Deus. E pior: temos a nítida impressão que saem impunes. Portanto, toda essa reclamação que lemos, acaba sendo revestida de justiça; de justa reivindicação.

Talvez você também esteja cansado de tantas derrotas e frustrações. Talvez você cansou de esperar a 2ª vinda de Cristo. Maranata é uma palavra que desapareceu do vocabulário dos crentes. Afinal, desde menino você escuta que Ele voltará para, finalmente, acabar com todo o sofrimento e até agora, nada. O desânimo bate e acabamos até duvidando e repetindo com alguns desavisados o que está registrado em II Ped 3:4.

Mas a bíblia nos ensina que haverá um juízo final.

Um dia onde todos prestarão contas de suas obras perante o tribunal de cristo. E o que será dos ímpios? E o que será da igreja de Cristo, muitas vezes perseguida e massacrada, mas muitas vezes relapsa e desviada. O que será de você no dia do juízo?

O texto inicial, Apocalipse 20: 1-15, vem nos lembrar que haverá um dia em que todos comparecerão perante o tribunal de Cristo; que as coisas não se acabam com a morte; que a morte não é o fim de tudo, como pensam alguns e que por isso vivem desregradamente e desandam suas bocas contra o Senhor. Pelo contrário, a morte mesmo devolverá aqueles que foram tragados por ela e entregará a todos para serem julgados. Veja verso 13.

Pra reforçar a ideia de que inevitavelmente haverá um dia do juízo, leiamos também Malaquias 3:16-4:3.

A CFW, no capítulo XX.I, também defende a existência de um DIA DO JUÍZO.

Agora voltemos ao nosso texto inicial. Prestem atenção a uma informação que está no verso 12, que fala de dois tipos de livros:

A) Fala de “Livros” (onde ficam registrados todos os atos dos homens, que servirão de provas que serão anexadas ao processo condenatório). Perante o tribunal de Deus ninguém poderá se dizer inocente, pois todos os seus atos estarão nos autos do processo, demonstrados e mostrados, de forma que calará o que quiser argumentar em favor de sua própria inocência.

B) Fala de “Outro Livro” – o “Livro da Vida”. Neste livro consta apenas os nomes dos Eleitos. Todos aqueles pelos quais Cristo derramou cada gota do seu precioso sangue e nenhum a mais. Neste livro estará registrado somente os nomes dos SALVOS. É A LISTA DAQUELES QUE ENTRARÃO NOS CÉUS. Seus nomes estarão nessa lista  apenas por um ATO: A MORTE DE CRISTO, QUE FOI O SUBSTITUTO DESSES ELEITOS. DIRÁ LÁ QUE CRISTO MORREU POR ELES E QUE POR ISSO ELES SÃO E ESTARÃO ETERNAMENTE SALVOS.

Perceba: OS ÍMPIOS serão julgados por suas obras, que estarão registradas “NOS LIVROS” e os JUSTOS serão “julgados” pelo que está registrado no “LIVRO DA VIDA”: SEUS NOMES INSCRITOS COM O SANGUE DO CORDEIRO.

Ler Jo 3:18

Agora veja o que diz a CFW XX,II sobre o julgamento de ímpios e de justos

No final das contas, no dia do juízo uma coisa voltará a ficar muito claro, para aqueles que serviram a Deus; que entregaram suas vidas ao trabalho do reino do Senhor; àqueles que abriram mão de muitas benesses que esse mundo oferece: Malaquias 3:18.


Qual o objetivo de estudar esse assunto? Ler CFW XX.III

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue meu Blog no seu Blog