terça-feira, 15 de junho de 2010

BATE PAPO COM SILAS MALAFAIA SOBRE PREDESTINAÇÃO

Caro Pastor Silas Malafaia:

Tenho lido nas escrituras textos que sugerem uma Soberania total de Deus em relação à salvação. Ou seja, o contrário do que normalmente aprendemos: que o homem tem livre-arbítrio e que ele escolhe Deus na hora e no dia em que ele mesmo decidir. Atos 16:14 diz que Deus abriu o coração de Lídia. Por que não abriu das outras mulheres? Efésios 1:4 diz que "Ele nos escolheu antes da fundação do mundo" (vejo um decreto aqui e não simplesmente presciência). Ef 2:8-9, fala da graça. Graça é favor não merecido mesmo? Se nós é que aceitamos a Cristo não passamos a ter méritos, uma vez que outros não lhes dão oportunidade? E Romanos 9? Uma vez perguntei sobre predestinação mas me disseram que era para algum trabalho especificamente ou ministério. Tomei um susto ao ler I Tess 5:9 e II Tess 2:13 (a escolha, desde o principio, é para a salvação mesmo). O que faço? Ninguém me explica esses textos, por isso apelei para o senhor que é o maior apologeta pentecostal do Brasil.

Fábio.

Caro irmão Fábio, a paz do Senhor Jesus (resposta em 24/05/2010).

Responder às várias correspondências que recebo diariamente é parte integrante do meu ministério, o que faço com alegria. Todavia, a despeito do meu empenho e de minha equipe, tem-se tornado cada vez mais difícil atender às expectativas de todos os irmãos e amigos que nos escrevem, especialmente, quando se espera urgência na resposta.

Você apresenta uma série de versículos ao que parece na defesa de uma predestinação de certos indivíduos especiais, separados dos demais por decreto divino e sem qualquer interferência do livre arbítrio do homem, o que, segundo diz, anularia a graça.

Infelizmente não tenho como comentar aqui versículo a versículo. Mas não me furtarei à obrigação de dizer o que penso sobre o assunto, embora reconheça que não serei capaz de demovê-lo de uma posição que parece já sustentar. Tanto que já indagou o mesmo a outros pastores e não foi convencido de forma diferente do que pensa.

Algumas igrejas e pregadores apresentam uma eleição individualista, ou seja, Deus escolhe certos indivíduos ao passo que a outros condena de antemão. Pregam uma predestinação fatalista, quem é salvo sempre foi e sempre será salvo, já quem não é salvo nunca foi, nem jamais o será.
Eu não creio na predestinação individual de A ou de B, como se Deus houvesse amado a uns mais do que a outros. É impossível conceber a idéia de que Deus salve a alguns especiais e a outros, simplesmente, condene ao afastamento sem qualquer antecedente lógico.

Não consigo ver Deus traçando um plano pra salvar alguns previamente amados e estabelecendo para outros o destino de perdição eterna. Aliás, esta é uma pergunta feita ao longo dos séculos: Será que as pessoas têm um destino predefinido ao nascerem?

Se isso fosse possível ninguém teria culpa de absolutamente nada. Um estuprador ou qualquer outra pessoa que faz o mal não poderia ser acusado de nada, ele não tem culpa por fazer maldades, esse é o destino dele... Deus não poderia condenar estas pessoas, afinal elas não tiveram escolha.

A Bíblia fala do assunto, eleição e predestinação, isso é um ponto pacífico, mas não fala de exclusão antecipada. Entendo que quando a Bíblia se refere a este tema, predestinação, como no caso de Romanos, diz respeito à predestinação coletiva da Igreja, e não à predestinação de seres especiais.

Os eleitos de Deus são todos os que creram em Jesus, pessoas que se tornaram filhas de Deus. E a partir dessa experiência pessoal, chamada de salvação, passaram a desfrutar da comunhão com o seu Espírito Santo, foram transformadas e introduzidas na Igreja que entrará no céu pelas portas.

É esta igreja, portanto, que não é a igreja local, nem a denominação, que está predestinada. A igreja mística formada pelos santos de todos os tempos e lugares, vivos e mortos. A igreja que é santa e imaculada, que é o Corpo de Cristo, que é a Coluna e firmeza da verdade, que é a Noiva do Cordeiro de Deus.

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

Querido irmão, Deus em sua onisciência sabe de todas as coisas, independente do tempo ou do espaço. Mas isso não significa que não possa criar um ser com poder de escolha e responsável pelos seus atos. Essa incompreensão tem servido de fulcro para a invenção da predestinação fatalista, como se saber o futuro não fosse diferente de predeterminá-lo.

Todas as coisas estão nuas e patentes diante de Deus, Ele deseja que todos se salvem, mas muitos não atendem ao seu chamado. De qualquer forma, ele predestinou à igreja ao triunfo eterno, sempre que a Bíblia fala sobre predestinação, a onisciência e soberania de Deus juntas em ação, está falando sobre a predestinação coletiva da Igreja.

Se não existisse livre arbítrio significaria que o estado de pecado da humanidade teria sido um plano do próprio Deus, Ele traçou esse destino de pecado e morte para o homem. UM ABSURDO TEOLÓGICO. O que diremos diante destas passagens:

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Js 24.15 – GRIFO NOSSO).

A conclusão a que chegamos é que para se negar o livre arbítrio do homem, é preciso negar também que o caos humano é uma conseqüência dos seus próprios pecados, ou seja, seria preciso afirmar que o estado do homem pecador é um desejo manifestado de Deus.

Contudo, não convém que eu transforme um simples e-mail em um livro, escrevendo tudo que eu já tenho pregado sobre o tema predestinação. Você pode adquirir esta mensagem pelo site ou pelo telefone (0XX21) 2187-7000. Espero que lhe abençoe e enriqueça os seus conhecimentos.

Que as ricas bênçãos de Deus sejam abundantemente derramadas sobre todas as áreas de sua vida.

Pr. Silas Malafaia.




Caros leitores, fiquem à vontade para comentar, refutar, completar, opinar!

Divulgue meu Blog no seu Blog